Descubra como surgiu o EAD e por que ele vem crescendo no Brasil

como surgiu o EAD

Você sabe como surgiu o EAD e por que tal modalidade vem se popularizando tanto no país? O formato permite que o indivíduo estude de qualquer local e horário, sendo uma alternativa interessante para quem precisa de flexibilidade para estudar.

Um dos aspectos mais notórios deste método é justamente o uso da tecnologia, que permite a transmissão de conhecimento sem a necessidade de o estudante estar dentro de uma sala de aula. Atualmente, o EAD é válido para todos os níveis de ensino no Brasil, e o diploma emitido vale tanto quanto o de uma graduação presencial.

Ficou curioso sobre o assunto? Então, continue acompanhando e descubra mais sobre a história da educação a distância e por que ela vem crescendo tanto no Brasil. Confira a seguir!

O que é o EAD e quantos cursos existem no Brasil atualmente?

O EAD começou a tomar espaço nas instituições de ensino brasileiras devido à instauração da Lei n.º 9.394 de 1996, que regulamentou e tornou válida a educação a distância para todos os níveis de escolarização. Com isso, o Ministério da Educação (MEC), iniciou o credenciamento das faculdades a partir de 1999.

Com o passar dos anos, o formato foi sendo aprimorado e, hoje, os cursos online são tendência em todo o país. Isso porque o EAD permite que os alunos tenham acesso à capacitação de qualidade por meio de plataformas de aprendizagem virtuais, oferecendo muito mais comodidade e flexibilidade para se dedicar aos estudos.

No Brasil, a educação a distância já ultrapassa o número de vagas da modalidade presencial, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), um órgão ligado ao MEC, registrou, no último ano, um total de 3.177 cursos EAD em vigência no país.

A rede particular é a que mais aposta no EAD, expandindo a quantidade de matrículas e facilitando o ingresso de alunos no ensino superior.

Como o EAD surgiu no Brasil?

A história do EAD no Brasil teve seu primeiro registro de atividade em 1904 com uma ação do Jornal do Brasil, que começou a oferecer um curso voltado para datilógrafos por meio de correspondências. A prática logo se tornou comum entre outros jornais do século XX, e grande parte da população se inscrevia nos cursos a fim de se especializar em profissões ligadas à indústria.

Com a iminente evolução econômica e tecnológica, e com o fato de o país ter se tornado cada vez mais industrializado, no ano de 1920, algumas emissoras de rádio brasileiras transmitiam conhecimento e tiveram um grande papel no ensino a distância.

Já na década de 1960 a 1970, o governo criou o Código Brasileiro de Telecomunicações, abrigando emissoras privadas de televisão com programações voltadas para fins educativos, como foi o caso da TV Cultura e da TV Escola.

O Telecurso 2000 também foi um importante precursor da modalidade, oferecendo cursos para adultos que não tiveram a oportunidade de estudar e que, ao mesmo tempo, buscavam uma inclusão no mercado de trabalho.

Por que o EAD vem crescendo tanto?

O ensino a distância evoluiu consideravelmente com o passar dos anos, porém o objetivo permanece o mesmo: disseminar conhecimento para o maior número de pessoas. Assim, as aulas deste formato se tornaram uma tendência em todo o mundo, possibilitando maior facilidade e interatividade aos estudantes nos mais diversos conteúdos.

As melhores faculdades EAD do país têm provado que a modalidade na era digital pode ser bastante eficiente para os diferentes níveis de ensino. Veja, a seguir, alguns dos maiores benefícios da educação a distância.

Maior flexibilidade de horários para estudar

Sem dúvidas, um dos maiores motivos de optar pelo EAD é a maior flexibilidade de horários que o aluno tem para se dedicar aos estudos. Contando apenas com um dispositivo conectado à internet, é possível ter acesso aos conteúdos e à sala de aula virtual, de qualquer local e horário.

Menor custo de mensalidade

Nesse formato, as instituições não precisam investir grande parte do orçamento na infraestrutura física dos polos de ensino. Por isso, o valor das mensalidades tende a ser menor que o valor da modalidade presencial. Com isso, grande parte do dinheiro é direcionado para o aperfeiçoamento das plataformas de aprendizagem e do sistema virtual.

Deslocamentos até a faculdade desnecessários

Outro ponto que destaca a educação a distância é que o estudante é isento do deslocamento até a faculdade para assistir às aulas. A depender do curso, algumas atividades e provas podem ocorrer em polos presenciais da instituição de ensino, mas geralmente grande parte da aprendizagem é obtida somente de forma online.

Diploma igual ao da modalidade presencial

O diploma EAD vale tanto quanto o emitido pela modalidade presencial. No entanto, antes de realizar a sua matrícula, é preciso verificar se a faculdade é autorizada pelo MEC para emitir o documento.

Desenvolvimento da disciplina

A pessoa com formação EAD demonstra que tem disciplina, organização e capacidade de gerenciar bem o seu tempo. Por não ter um horário fixo a cumprir, o aluno desenvolve um ritmo próprio, tendo mais autonomia para tomar decisões e fazer escolhas.

O EAD é uma boa opção?

De fato, a educação a distância veio para ficar, sendo considerada uma alternativa segura para quem deseja cursar o ensino superior. O EAD, inclusive, tem se demonstrado uma ferramenta de inclusão e de acesso ao ensino de qualidade, pois pessoas que não podem frequentar cursos presenciais acabam tendo mais opções de ingressar em uma faculdade.

Ao adquirir um diploma de uma graduação a distância, por exemplo, o aluno tem a garantia de que o documento é válido em todo o território nacional. Isso porque os cursos EAD também passam pelas avaliações do MEC, tendo diversos critérios analisados, como a titulação do corpo docente, os recursos didático-pedagógicos, a grade curricular, entre outros aspectos.

Aqui na Unopar, contamos com polos EAD que oferecem cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres em mais de 450 municípios em todos os estados brasileiros. Todos os nossos cursos são reconhecidos pelo MEC, sendo que a metodologia utilizada é 100% online. Assim, as aulas e as atividades são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, de maneira fácil e interativa.

Agora que você já conhece mais sobre a história da educação a distância, certamente será mais simples fazer uma escolha consciente para ingressar de vez no ensino superior, não é mesmo? Antes de efetivar a sua matrícula, porém, analise se a faculdade escolhida atende aos critérios de excelência do MEC. Assim, você terá a certeza de estar tomando a melhor decisão para o seu futuro!

Gostou do conteúdo? Quer conhecer mais sobre o EAD e quais são as melhores opções para as suas necessidades? Então, entre em contato agora mesmo com a Unopar e agende o seu vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Mensalidade UnoparPowered by Rock Convert

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.