Existe idade para fazer faculdade? Provamos que não!

existeidadeparafazerfaculdadeprovamosquenao

Desconto nota do Enem

Muitas pessoas imaginam que existe uma idade ideal para cursar ou continuar a faculdade. No entanto, esse aspecto não deve ser considerado um impedimento, e sim uma excelente oportunidade para aproveitar ao máximo as oportunidades que um curso de graduação oferece.

Isso porque voltar a estudar é uma maneira eficiente de se manter atualizado e útil, tendo a possibilidade de desenvolver as suas melhores habilidades e potencialidades. Sem contar que a saúde mental e física são beneficiadas significativamente, aumentando as chances de o indivíduo apresentar bons desempenhos e resultados.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e entenda como se dá a relação idade-faculdade em cada fase da vida. Confira!

Faculdade logo após o ensino médio

Independentemente de qual etapa da vida você estiver, fazer um curso de nível superior possibilita maior crescimento profissional, pessoal e, consequentemente, reconhecimento no mercado de trabalho. Sendo assim, é preciso deixar de lado a ideia de que existe uma idade adequada para começar os estudos e focar, sobretudo, na importância que a aquisição de conhecimento oferece.

De forma geral, grande parte das pessoas costuma fazer faculdade aos 18 anos, ou seja, logo após terminar o ensino médio. Mas isso não é uma regra a ser seguida. Até porque atualmente existem cada vez mais estudantes adultos ou de terceira idade nas faculdades, compartilhando saberes e ideias com colegas mais jovens. Esse aspecto enriquece a experiência educativa como um todo, desmitificando a ideia de que é impossível aprender após determinada fase da vida.

Tour pela prova do Enem

Ingressando no curso superior depois dos 30 anos

Voltar à sala de aula ou fazer faculdade depois dos 30, 40 anos é uma excelente oportunidade para obter qualificação e um melhor posicionamento no mercado de trabalho. Com a ampliação das instituições de ensino e o consequente aumento das vagas disponibilizadas, cada vez mais adultos têm ido em busca do sonho de conquistar o diploma.

Segundo os dados do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), apenas em janeiro de 2018, mais de 6 mil estagiários presentes no mercado de trabalho apresentavam idade acima de 40 anos. Com esse número representando 3,5% do total de 179 mil, é possível perceber como a faculdade abre portas para a reinserção no mercado de trabalho e que nunca é tarde para adquirir conhecimento e aperfeiçoar a sua vida pessoal e profissional.

Afinal, a constante competitividade do mercado acaba gerando a necessidade de apresentar um diferencial diante dos recrutadores. Sendo assim, o mais importante é dedicar-se com empenho, pois tudo dependerá do seu esforço e do quão comprometido está com o seu processo de ensino.

Conquistando o diploma na terceira idade

Saiba que fazer uma segunda graduação traz muitas vantagens, afinal, conquistar o diploma na terceira idade oferece muito mais oportunidades para o indivíduo. Ao ingressar com mais idade na faculdade o aluno geralmente está mais maduro e sabe bem aonde deseja chegar para atingir seus objetivos. Além disso, quem passa muitos anos fora de sala de aula também costuma dar mais valor aos estudos e ao conhecimento adquirido, aumentando as chances de ter bons resultados.

Sem contar que é possível dar um salto na carreira e adquirir habilidades profissionais atualizadas de acordo com as competências profissionais requisitadas pelo mercado. Para retornar ou concluir os estudos nesse período da vida, portanto, é fundamental definir bem quais são suas metas e objetivos para a carreira. Da mesma maneira, contar com o apoio de familiares e amigos também pode influenciar positivamente o seu desempenho, entendendo que existem pessoas ao seu redor que podem auxiliar a sua trajetória.

Vimos que a idade não deve representar um impeditivo para entrar em uma faculdade, não é mesmo? Portanto, tenha em mente de que a decisão é imprescindível para o seu crescimento, tanto pessoal quanto profissional. O ideal é buscar por uma instituição que possa atender aos seus maiores anseios e objetivos, com métodos de ensino inovadores e comprometidos com a qualidade — o que é 100% o caso da Unopar, em que oferecemos diferentes modalidades de ensino, para que você escolha a que mais adequada à sua rotina!

Aliás, você já sabe se existe diferença entre diploma EAD e presencial? Venha conferir aqui no blog!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados