7 livros que todo administrador deve ler

livros que todo administrador deve ler

Se você se interessa pela área de Administração, tem ideia de quais são as obras literárias mais indicadas para profissionais administradores? Sim, conhecimento e especialização nunca são demais, por isso, quem investe nessa carreira lê muito! Há alguns livros que todo administrador deve ler, inclusive, porque ajudam a expandir a visão de mundo e de mercado.

Convidamos você a conhecer a lista da Unopar de títulos que vão desde livros de gestão a livros de faculdade de Administração, propriamente ditos. Confira quais obras selecionamos e entenda por que é tão relevante contar com essas leituras na sua formação e carreira!

O Monge e o Executivo

Vamos começar com um clássico da área, o best-seller de James C. Hunter. Na obra, o executivo John Dailly narra sua jornada, que é abalada por uma greve. A crise coloca em xeque não só sua liderança, mas também a vida equilibrada que levava até então.

Com o risco iminente de ver tudo o que construiu desabar, esse empresário toma uma decisão ousada: resolve se retirar em um mosteiro. A ideia era encontrar respostas que o ajudassem a restabelecer todo o equilíbrio perdido.

Nesse mosteiro, John conhece Leonard Hoffman, outro empreendedor. Apesar da fama e do sucesso em sua carreira, esse homem abandonou tudo para se dedicar aos ensinamentos dos monges. Diante dessa história de vida tão peculiar, nosso protagonista começa a refletir.

Se você quiser saber o que acontece, sugerimos a leitura! Ela dá muitos insights sobre liderança, conduta e convicções e ajuda a esclarecer várias formas de pensar e agir — que podem interferir diretamente em qualquer relação empresarial e administrativa.

Inteligência Emocional

Provavelmente, você já ouviu falar dessa obra ou, pelo menos, do termo “inteligência emocional”. Esse é um dos livros de desenvolvimento pessoal mais lidos de todos os tempos, sabia? O autor, Daniel Goleman, é um psicólogo norte-americano que popularizou o conceito na década de 1990 e revolucionou a maneira como lidamos com o tema.

Goleman utiliza aspectos da Psicologia e da Neurociência para explicar o funcionamento da mente em suas duas facetas: emocional e racional. Com embasamento científico e ótimos exemplos práticos, ele ajuda o leitor a entender como o fracasso e o sucesso estão profundamente interligados com o funcionamento da mente humana.

Quando dominamos esses conceitos e desenvolvemos o controle emocional, somos capazes de lidar melhor com diferentes situações — sobretudo aquelas que permeiam o universo profissional, que é tão atribulado no meio corporativo.

Gestão da Mudança: Caos e Complexidade nas Organizações

O livro de Ruben Bauer é uma leitura obrigatória para quem busca novas formas de gestão e organização empresarial. O autor aborda o tema central com base em diversas teorias de peso, como a Teoria do Caos e os princípios da Física Quântica.

Por meio de diversas linhas de pensamento ao longo da História, Bauer analisa a complexidade de uma organização e propõe as melhores práticas para uma gestão da mudança eficiente e capaz de operar em meio ao caos. É um livro mais técnico, mas fundamental na carreira de um administrador.

Teste Vocacional Rápido

A Riqueza das Nações

Na obra de Adam Smith, você vai encontrar boas explicações para questões polêmicas na sociedade pós-contemporânea — acumulação de capital, políticas públicas, divisão do trabalho e distribuição de renda. E o que tudo isso tem a ver com a carreira em Administração? Tudo!

O autor utiliza essas questões para discutir sobre a ciência econômica, um conhecimento central para quem deseja atuar no mercado atual. Vale ressaltar que Smith foi um economista e filósofo britânico que se tornou uma forte referência na corrente do liberalismo econômico.

Fim do marketing como nós conhecemos

Além de ficar por dentro de pontos centrais da ciência econômica, o bom profissional da Administração precisa estar por dentro dos conceitos e práticas atualizadas de Marketing. E é sobre isso que trata Sergio Zyman em sua obra.

De um jeito bem claro e, às vezes, até ácido, o autor traz os conceitos que você precisa conhecer para lidar não só com o Marketing, mas com a área de vendas, branding e até gestão de pessoas. Um conteúdo completo, com ótimos cases que exemplificam o que fazer (ou não) no universo mercadológico.

O Príncipe

Você já deve ter ouvido a famosa frase “os fins justificam os meios”. Ela faz parte desse clássico da Filosofia. A obra do italiano Nicolau Maquiavel é uma leitura crucial não só na Administração, mas em diversas áreas do conhecimento. Isso porque o pensamento “maquiavélico”, na verdade, não tem esse teor pejorativo que costumamos associar à expressão.

O pensador traça algumas linhas para compreensão dos sistemas e governos, bem como todas as relações existentes entre liderança e autoridade. Por meio das instruções dadas ao príncipe Lorenzo de Médici, você aprende sobre caminhos para tomar decisões, ética, moralidade e poder.

A obra foi publicada postumamente, lá no século XV, mas o conteúdo é tão atual quanto os demais livros desta lista. Aliás, você pode ler o livro digital, que costuma ser disponibilizado na internet gratuitamente, por se tratar de um material de domínio público.

A estratégia do Oceano Azul

Existe uma prática de mercado que se chama benchmarking. É quando você analisa o concorrente para extrair informações relevantes e utilizá-las em sua própria estratégia. Mas os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne mostram outro lado da moeda: eles ensinam como investir em mercados inexplorados.

Essencialmente, algumas empresas estariam navegando em um “oceano vermelho”, ou seja, um ambiente altamente concorrido e competitivo. Por outro lado, aquelas empresas que param de focar só na concorrência e começam a se concentrar nas próprias ações passam a navegar no “oceano azul”. Interessante o conceito, não é?

Agora é com você!

Estes foram os principais livros que todo administrador deve ler, mas, para além das leituras — seja de livros online, seja de volumes impressos —, a formação superior faz uma enorme diferença no sucesso da carreira administrativa.

Daí a importância da escolha da faculdade! Se clicou neste artigo, nós, da Unopar, acreditamos que você tem essa sede por conhecimento — que ultrapassa os livros de Administração ou gestão. Acertamos? Por isso, pense na possibilidade de investir seus esforços em um bom curso de Bacharelado.

Se curtiu a ideia, não perca mais tempo. Faça sua inscrição no vestibular da Unopar e comece a estudar Administração quanto antes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.