5 características do bom empreendedor para desenvolver

mulher empreendedora

Um bom empreendedor não nasce da noite para o dia. É possível que algumas pessoas já tenham, naturalmente, certas qualidades para fazer sucesso com empreendedorismo no Brasil. Outras, podem precisar de um pouco mais de tempo para desenvolver certas competências.

No entanto, para um negócio crescer e se desenvolver, é essencial que o empresário busque não só contar com habilidades natas, mas trabalhe no desenvolvimento de outras tantas. Tem interesse em entender mais sobre o assunto? Confira algumas das principais características do empreendedor e entenda como você pode chegar lá!

Persistência

Se você está em dúvida sobre como ser empreendedor, o mais importante é entender que qualquer pessoa pode se tornar um empresário e gerenciar com sucesso o próprio negócio. Para isso, basta investir tempo, dedicar-se para desenvolver as competências certas e buscar ferramentas e conhecimentos sobre a área.

São diversos os tipos de empreendedorismo que um profissional pode exercer. Mas uma coisa todos eles têm em comum: é necessário persistir sempre. Afinal, um empresário de sucesso está em constante formação.

É preciso ter em mente que, durante essa trajetória como empreendedor, você vai cometer erros e tomar decisões equivocadas. O importante é não desistir no primeiro obstáculo e aprender com os desafios que enfrentou no caminho.

Preocupação com qualidade e eficiência

Entre as características do empreendedor de sucesso também está a preocupação com qualidade e eficiência. Não é à toa que filmes de empreendedorismo geralmente retratam personagens que colocam o sonho da sua empresa em primeiro lugar. Buscam não só superar obstáculos como a si mesmos para alcançar o melhor resultado.

Mesmo quem não tem uma empresa para chamar de sua pode e deve desenvolver a preocupação com qualidade e eficiência. Afinal, um funcionário que entrega o melhor trabalho no menor tempo possível é valorizado em qualquer cenário.

Para desenvolver essas habilidades, é importante executar as atividades com excelência e, ainda, procurar formas de melhorar a produtividade. Isso faz com que as mesmas tarefas sejam feitas com qualidade em menos tempo.

Comprometimento

Não é possível se tornar um empreendedor de sucesso sem se comprometer. Na prática, isso quer dizer que não basta apenas comparecer ao trabalho e fazer as tarefas necessárias. É preciso dar um passo além. É importante não se contentar com soluções simples e se diferenciar do trivial.

O comprometimento compreende também chamar para si a responsabilidade. Um empreendedor não só assume a tarefa como não desiste dela até ter sucesso. Lembra a persistência de que falamos no começo do texto?

A melhor maneira de desenvolver comprometimento é se inteirando sobre as atividades da empresa, não só de uma área de atuação. Ao ter uma visão geral do negócio, fica mais fácil atuar de forma comprometida com o que precisa executar.

Outro ponto importante em relação ao comprometimento: atenção aos prazos. Um empreendedor comprometido cumpre aquilo que promete e, em caso de imprevistos, não deixa seus clientes, funcionários e fornecedores na mão. Atua com transparência e mostra que está em cima do problema para resolvê-lo.

Busca de informações

Outra característica indispensável do bom empreendedor que você deve desenvolver agora mesmo é a busca constante por informações. O empresário de sucesso é antenado com tendências e se atualiza com o que há de mais inovador no mercado.

Nesse sentido, é uma pessoa que não só lê muito e está de olho nas notícias como investe constantemente na sua formação. Um bom começo é apostar em um curso de Empreendedorismo. Aqui na Unopar, oferecemos o Tecnólogo que forma profissionais criativos e inovadores, que identifiquem oportunidades e articulem recursos necessários para empreender. Você tem toda a flexibilidade das modalidades de ensino semipresencial e 100% online para estudar.

Isso sem falar na formação potencializada pela bagagem de conhecimentos de professores qualificados, uma infraestrutura completa mesmo no EAD e benefícios exclusivos. O Canal Conecta é um deles. A plataforma disponibiliza vagas de emprego e estágio para ajudar você no desenvolvimento dessas competências ainda na faculdade.

Após concluir a formação aqui na Unopar, o empreendedor individual está apto a atuar na criação, desenvolvimento, potencialização e expansão de um negócio nos mais diversos segmentos.

A busca por informações, no entanto, vai além da faculdade. É importante investir na atualização constante e nos mais diversos canais. Há uma infinidade de cursos gratuitos disponíveis na internet, assim como materiais sobre empreendedorismo, inovação, criatividade e outras áreas importantes para gerir um negócio.

Estabelecimento de metas

Se você quer desenvolver as características de um bom empreendedor, não pode se esquecer de estabelecer metas. Esse é um ponto crucial para alcançar objetivos e garantir bons resultados.

O primeiro passo para estabelecer metas é definir em que ponto você quer chegar com elas. Ou seja, qual é o seu objetivo. A partir daí, é importante desmembrá-lo em pequenas tarefas a serem realizadas ao longo do tempo, com um prazo de conclusão.

Quer um exemplo? Se seu objetivo é chegar a um valor X de faturamento anual no seu negócio, você pode começar com a meta de alcançar Y a cada mês. Tenha em mente que ela deve ser específica, mensurável, alcançável, relevante e com um tempo para acontecer.

Mesmo quem não tem afinidade com planejamento e não gosta de estabelecer metas precisa entender o mínimo sobre o assunto para gerenciar um negócio com sucesso. Por isso, pesquise e leia. É totalmente possível desenvolver essa habilidade.

Contar com as características do empreendedor de sucesso é cuidado essencial para se sair bem na trajetória de gerenciar o próprio negócio. A boa notícia é que, mesmo que você ainda não conte com essas competências, pode trabalhar para desenvolvê-las ao longo dos anos. Para isso, é importante cuidar da sua educação. Assim, terá não só essas como outras habilidades importantes para se destacar.

Este conteúdo foi relevante para você? Então, não deixe de ler também sobre a história de 6 mulheres empreendedoras para inspirar você a abrir seu negócio!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.