Quais materiais de Arquitetura vou precisar na faculdade?

materias de arquitetura

Projetar espaços para atender diferentes necessidades humanas é algo que motiva você? Então, já deve estar em busca da melhor faculdade para se tornar um bom arquiteto. Além de ver aspectos como a grade curricular do curso, é importante se informar sobre os materiais de Arquitetura.

Esses itens são cruciais em diferentes contextos da graduação, porque permitem a aplicação eficaz dos aprendizados. Logo, vale a pena conhecê-los com antecedência para se planejar e fazer a aquisição. O objetivo é garantir todas as condições para criar, experimentar e exercer inúmeras atividades ao longo da graduação.

Vamos à lista para o curso de Arquitetura? Perceba que separamos os recursos principais em três categorias, que variam conforme a situação ou ambiente de estudo.

Para carregar

Os futuros arquitetos devem se acostumar a levar várias coisas para a sala de aula. Afinal, apenas uma mochila não é suficiente para abrigar todos os recursos necessários. Veja abaixo quais itens vão ajudar você a transportar seus materiais de Arquitetura.

Pasta maleta

Geralmente produzidas em plástico transparente, são peças essenciais para carregar folhas avulsas ou projetos completos. Inclusive, muita gente aproveita a versatilidade das pastas na hora de levar o portfólio de Arquitetura para uma apresentação.

Há vários modelos, confeccionados de acordo com tamanhos padronizados. As versões A2 e A3 são as mais comuns e otimizam o tempo dos estudantes entre as aulas. Isso porque são fáceis de abrir, favorecendo a consulta rápida de papéis com anotações, desenhos ou esboços.

Tubo extensível

Popular entre os graduandos, tem o mesmo propósito das pastas. A diferença é que, por ter formato cilíndrico, faz com que as folhas permaneçam enroladas no interior. Quanto mais papéis forem guardados dentro do tubo, mais difícil será encontrar um material específico entre as camadas.

Os melhores modelos são aqueles com regulagem de tamanho, que se estendem para comportar folhas maiores. Cabe a você ficar de olho nesse detalhe e na espessura do tubo, a fim de aproveitá-lo em várias matérias de Arquitetura e Urbanismo.

Prancheta portátil

A prancheta usada pelos alunos de Arquitetura é diferente da tradicional. Ela tem estrutura de mesa e vem equipada com uma régua para orientar a produção dos desenhos. Também costuma apresentar opções de regulagem de altura ou de ângulo de inclinação.

A versão portátil, portanto, funciona como uma maleta compacta. Por fora, oferece superfície plana para receber anotações. Já a parte interna contém espaço suficiente para o armazenamento de diversos materiais, como folhas, réguas e lápis.

Estojos

Você precisará de vários exemplares. O motivo? Organizar canetinhas de todos os tipos e guardar ferramentas de desenho. Muitos desses itens são pequenos e se perdem com facilidade. Então, providenciar diferentes estojos desde cedo é uma prática positiva para qualquer estudante.

Para elaborar projetos

Tanto o desenho técnico quanto o famoso croqui (esboço à mão) demandam um conjunto de instrumentos para que tenham qualidade. Veja quais você vai usar em projetos de Arquitetura de Interiores, em propostas de Paisagismo e até em soluções voltadas ao espaço urbano.

Escalímetro

Essa espécie de régua tem destaque entre os materiais de Arquitetura por trazer várias medidas de distância. Com ela, os alunos podem produzir desenhos precisos em diferentes escalas, como 1:25, 1:50 e 1:200.

Esquadros

Há opções com diferentes ângulos, sendo o de 45º e de 90º os mais populares. Combinados entre si ou com a régua da prancheta, essas peças permitem a elaboração de desenhos simples ou em perspectiva, com um ou mais pontos de fuga.

Gabaritos

São réguas com recortes diferenciados, que agilizam o processo criativo a partir do uso de moldes prontos. Existem desde versões com figuras geométricas até modelos que reproduzem os itens básicos exibidos em plantas, como mobiliário, eletrodomésticos e diversos símbolos.

Lapiseiras

São aliadas em praticamente todas as disciplinas de Arquitetura, já que permitem a elaboração de desenhos técnicos e a produção de rascunhos. O ideal é adquirir kits com diversos tamanhos de pontas (como 0.3, 0.5, 0.7, 0.9 e 2.0) para que você consiga reproduzir todos os detalhes dos projetos.

Lápis e canetas

Das canetas nanquim, passando por hidrocores até chegar aos tradicionais lápis de cor: todo recurso extra é bem-vindo para enriquecer os desenhos e transmitir suas ideias de projeto. É comum, inclusive, que cada estudante complemente os kits com seus materiais favoritos, que vão do giz pastel ao lápis de sombreamento.

Para atividades de campo

Também existem os materiais de Arquitetura que favorecem as aulas práticas. Com eles, você terá apoio adequado para fazer anotações obtidas em campo, guardando dados importantes para, posteriormente, organizá-los em um ambiente de estudo. Veja os principais.

Trena fita ou simples

Acessório leve e de fácil transporte, serve para conferir medidas de terreno, de construções e outros elementos observados pelos estudantes.

Calculadora

Simples ou científica, favorece a conferência de dados numéricos e a elaboração de cálculos em atividades externas. Também orienta a produção de orçamentos e a definição de quantidades de insumos.

Prumo

Instrumento usado para conferir a vertical de determinado local ou superfície. É essencial para garantir que os elementos construtivos apresentam ângulos retos.

Tablet/smartphone

Os dispositivos móveis são empregados em inúmeras aulas, de diversos cursos. São úteis para abrigar aplicativos que otimizam a rotina dos estudantes. Leve-os com você em campo para ter recursos adicionais ao aplicar as disciplinas que compõem a grade curricular de Arquitetura.

Equipamentos de proteção

As visitas a obras e exploração do canteiro oferecem riscos aos estudantes. Logo, é fundamental que cada integrante da turma tenha seu próprio conjunto básico de EPI, composto por luvas, capacete e óculos de proteção.

Agora é a sua vez!

Como vimos, existem diversos materiais de Arquitetura para conhecer antes de avaliar a melhor faculdade. O ideal é obtê-los com antecedência para iniciar sua graduação com os recursos certos. Vale lembrar que o mercado de Arquitetura e Urbanismo no Brasil cresce cada vez mais, gerando oportunidades para quem deseja investir na carreira –– e com salários superiores a R$ 6 mil*.

Se você tem interesse nessa profissão, saiba que é possível usar a nota do Enem para ingressar no curso aqui na Unopar. A gente também facilita a permanência no ensino superior com bolsa de até 100% na faculdade escolhida.

Então, não espere mais e inscreva-se no vestibular de Arquitetura e Urbanismo da Unopar!

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content