Descubra qual a nota de corte do curso de Farmácia

nota de corte farmácia

Conhecer os conceitos associados ao vestibular é algo de extrema importância para a preparação para as provas. Por isso, saber o que é a nota de corte do curso de Farmácia é fundamental para quem quer fazer parte dessa profissão no futuro.

Notas de corte são um valor — que muda todos os anos — que representa a pontuação obtida pelo último candidato convocado para a matrícula. Por exemplo: se um curso tiver 50 vagas, ela será a pontuação conquistada pelo 50º colocado dentre todos os inscritos.

Como isso funciona para o Bacharelado em Farmácia? Continue a leitura, descubra quais são as notas e saiba como conquistar a sua vaga nessa graduação tão cheia de oportunidades no mercado de trabalho. Vamos lá!

Qual é a nota de corte para cursar Farmácia?

A nota de corte do curso de Farmácia é 650 pontos, em média. Esse, no entanto, é um valor bastante abrangente. É preciso estudar melhor as diferenças entre as pontuações de programas como o Sisu, Prouni e FIES.

Quer saber as notas de corte da graduação em Farmácia? Então, confira todas elas abaixo!

Qual é a nota de corte do Enem?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova aplicada pelo Governo Federal uma vez ao ano. Pessoas de todo o Brasil realizam esse processo seletivo que concede vagas no ensino superior.

Por essa razão, não há uma nota de corte para a prova do Enem. A pontuação obtida no exame será utilizada em outros programas, sobre os quais falaremos a seguir!

Qual é a nota de corte do Prouni? 

A nota de corte de Farmácia no Prouni é de cerca de 600 pontos.

O Prouni é um programa do Governo Federal que concede bolsas de estudo em faculdades particulares. Elas podem ser de 50% ou 100%. Caso não sejam integrais, o valor restante pode ser financiado pelo FIES.

Qual é a nota de corte do FIES?

A nota de corte de Farmácia no FIES é de, em média, 550 pontos.

O FIES é outro programa importantíssimo para ajudar o estudante em situação de vulnerabilidade a ingressar no ensino superior. Aqui, é feito um financiamento das mensalidades a juros baixos. Esse valor só começará a ser pago, em parcelas, após o fim da graduação.

Qual é a nota de corte do Sisu?

A nota de corte de Farmácia no Sisu é de, em média, 750 pontos.

Por fim, temos o Sisu, o último programa do Governo para a concessão de vagas em faculdades. Aqui, o alvo são instituições públicas, sejam elas federais ou estaduais. Há uma oferta pequena de vagas e as notas de corte costumam ser bem mais altas do que nos programas anteriores.

Como é possível entrar na faculdade de Farmácia?

Agora que já conhecemos as notas de corte nos principais programas de ingresso ao ensino superior, chegou a hora de conferir quais são os métodos que podem ser utilizados para você conseguir a sua vaga!

Utilizando a nota do Enem

A nota do Enem para Farmácia pode ser utilizada de diversas formas para facilitar o ingresso nessa faculdade. As mais comuns são os programas mencionados acima, ou seja, o Prouni, o FIES e o Sisu.

No entanto, isso não é tudo! Também é possível utilizar essa nota como substituta do vestibular tradicional em algumas faculdades privadas. Aqui na Unopar, essa é uma opção muito querida entre nossos estudantes.

Fazendo vestibulares próprios

Além da nota do Enem, o vestibulando pode optar por realizar vestibulares próprios das instituições. Algumas faculdades públicas trabalham com esse modelo, ainda que boa parte delas utilize exclusivamente a nota do Enem.

Quando o assunto são faculdades privadas, a maioria conta com vestibulares exclusivos. Na Unopar, você pode fazer o vestibular online sem sair de casa e, assim, aumentar as suas chances de entrar no curso de Farmácia!

Quais são as dicas para se dar bem nesse processo?

Certo, mas como obter uma boa nota no Enem ou bons resultados nos vestibulares? Conheça algumas dicas a seguir!

Estude bastante

Quando aprendemos o que é vestibular, já sabemos que esse é um processo que exige bastante comprometimento, certo? Por isso, a primeira dica é estudar e se dedicar ao máximo a todas as matérias cobradas nas provas!

Conte com bons materiais

Outra dica muito importante é contar com bons materiais para, assim, ter um melhor desempenho nas provas. Afinal, não adianta se dedicar e não ter conteúdos de confiança para estudar. O portal Trilha do Enem é uma boa alternativa gratuita para essa finalidade. Vale a pena conferir!

Faça cronogramas de estudo eficientes

Procrastinação e falta de organização são grandes vilões de uma boa preparação para o vestibular. Por isso, vale a pena investir um tempo na preparação de um bom cronograma de estudos, que o mantenha focado e ajude na distribuição das matérias mais importantes para o vestibular de Farmácia!

Não esqueça os simulados

Fazer simulados é algo que não pode ficar de fora de seu cronograma. Eles ajudam na familiarização com as provas e são excelentes ferramentas para as revisões periódicas, que devem ser feitas para manter as matérias sempre fresquinhas em sua mente.

Escolha as melhores instituições para concorrer pelas vagas

Por fim, não deixe de optar pelas melhores faculdades de Farmácia na hora de investir nos vestibulares! Opte sempre por instituições que contem com vários diferenciais e que tenham a preocupação de fornecer qualificação e infraestrutura para os seus alunos, aliadas sempre a metodologias de ensino modernas.

Aqui na Unopar, você tem a chance de conquistar estágio ou emprego ainda enquanto estuda. Isso mesmo, graças à parceria exclusiva com o Canal Conecta.

Não perca mais tempo!

Agora chegou a hora de você dar o primeiro passo rumo a uma carreira de muito sucesso! Além de se preparar para as provas com um estudo eficiente, é importante já se inscrever nos vestibulares e testar os seus conhecimentos o quanto antes.

Por isso, que tal já aproveitar e se inscrever no vestibular de Farmácia da Unopar? Com isso, você adianta o seu futuro e pode até começar o seu curso no próximo semestre. Mal podemos esperar para tê-lo em nosso time!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content