Pedagogia para licenciados: por que vale a pena investir?

profissional de pedagogia

Desconto nota do Enem

Você sabe como funciona o curso de Pedagogia para licenciados? Muitas pessoas ao final da graduação, ou mesmo depois de alguns anos no mercado de trabalho, percebem que precisam aumentar sua gama de atuação. Em busca desse crescimento profissional, os quem se formou em várias outras áreas, como Matemática, Letras, Ciências Biológicas etc., têm essa opção interessante.

A escolha por fazer uma segunda graduação é resultante de diferentes motivações. Independentemente do porquê, os objetivos dessa decisão devem estar alinhados com as suas metas de carreira. Quem já é licenciado e faz Pedagogia, além da carga horária reduzida, adquire novos conhecimentos para crescer na profissão.

Quer saber mais sobre como funciona a Pedagogia para licenciados? Continue a leitura e descubra uma área que vale a pena investir!

Ampliar a área de atuação

Um dos principais motivos para um licenciado procurar uma faculdade de Pedagogia a distância é a flexibilidade dos horários — característica fundamental dessa modalidade de ensino. Além disso, é possível que o professor aumente sua área de atuação, podendo lecionar no ensino infantil e assumir cargos de gestão nas escolas e em empresas.

O curso de Pedagogia abrange uma série de oportunidades que, acompanhadas de outra Licenciatura, só têm a acrescentar no currículo do profissional. A coordenação pedagógica, por exemplo, pode ser realizada enquanto se investe na prática docente. Mais do que isso, o licenciado, que antes podia ministrar aulas exclusivamente no ensino fundamental e médio, passa a ter autorização para trabalhar no ensino infantil, como vimos.

Essa ampliação da área de atuação também traz bons retornos financeiros, já que um pedagogo ganha uma média de R$ 2.391,02*. Um professor de Matemática (ou outra Licenciatura), com o curso de Pedagogia, pode dar aulas em escolas públicas e privadas, se preparar para Pedagogia para concursos e ainda atuar em empresas com trabalhos de integração e interação entre os colaboradores.

Conquistar diferencial competitivo no mercado

Um diferencial competitivo no mercado vai além de ter um curso a mais no diploma. Não é à toa que a Unopar se preocupa tanto com a formação de qualidade de seus estudantes, encaminhando-os para o mercado de trabalho preparados para enfrentarem desafios.

Uma das ações da nossa faculdade é a parceria exclusiva com o Canal Conecta, em que é possível encontrar diferentes oportunidades de emprego e estágios dentro das áreas da Pedagogia. Tudo isso ainda durante o curso.

Entre as vantagens da Pedagogia para licenciados, não podemos deixar de pontuar o quanto essa complementação profissional é vista com bons olhos pelo mercado. Principalmente com o crescimento das vagas no meio empresarial, em que se percebeu a necessidade de se criar formas de manter o ambiente integrado e se viu na Pedagogia um caminho para tal.

Encontrar melhores oportunidades de emprego

Como vimos, as oportunidades de emprego aumentam quando há investimento na formação pedagógica. Isso acontece por conta da amplitude da área, que não está apenas vinculada ao meio escolar. Assim, mesmo quem não tem interesse em lecionar, tem nesse curso outras atividades tão gratificantes quanto as do professor.

A experiência, muitas das vezes, é pré-requisito para algumas vagas de emprego, principalmente quando a profissão tem entre suas funções a interação entre pessoas de diversas idades. Nesse sentido, uma Licenciatura anterior acrescida da formação em Pedagogia demonstra interesse em aprender sempre mais, assim como são maiores as chances de se ter experiência na sala de aula e no meio escolar, por exemplo.

Tour pela prova do Enem

A segunda Licenciatura também não deixa de ser uma maneira de o licenciado se atualizar. Isso porque estamos falando de uma área que evolui e se transforma junto das mudanças do mundo. Os usos da tecnologia são uma amostra de que novos conhecimentos são necessários para as práticas acompanharem a realidade do mercado de trabalho.

Aumentar as capacidades profissionais

Já se foi o tempo que o pedagogo era exclusivamente professor do ensino infantil. A nova realidade da profissão abrange muito mais que o âmbito escolar, estendendo-se para a consultoria e assessoria em grandes multinacionais, além de ONG’s no mundo todo. Dessa maneira, ter a Pedagogia como uma segunda Licenciatura é automaticamente aumentar as suas capacidades profissionais.

O professor de outras áreas vai acrescentar conhecimentos com a Pedagogia que são essenciais na atualidade escolar brasileira. Muitos estudantes chegam ao fundamental ainda com problemas na alfabetização. Com a base pedagógica, o docente tem fundamentos para atendê-los e, se for o caso, indicar uma Educação Especial.

Também há uma grande procura pela Educação de Jovens e Adultos, a EJA. Com a Pedagogia para licenciados, é possível lecionar com mais consciência das necessidades desse público, que já não está mais na idade escolar ideal, mas em busca de aprender e crescer pessoal e profissionalmente.

Concluir a formação em menos tempo

A segunda Licenciatura em Pedagogia acontece em um tempo reduzido, já que várias disciplinas podem ser aproveitadas da grade curricular do primeiro curso. A flexibilidade da EAD também é fundamental, principalmente de quem precisa trabalhar e estudar.

Na Unopar, a matriz do curso de Pedagogia para quem já tem uma Licenciatura é de 1.320 horas. As disciplinas estão divididas entre as aulas básicas e práticas, incluindo as 300 horas de estágio obrigatório, como recomendado pelo MEC.

O tempo é dinheiro, já diz o ditado popular. Nesse caso, ele é também retorno profissional e qualidade de vida. Quando você investe em uma segunda graduação, você está potencializando sua carreira –– ainda mais quando esse novo curso só tem a acrescentar em relação à gama de oportunidades no mercado de trabalho.

Há uma visível carência de professores no Brasil, o que demonstra o momento ideal para quem já está nas escolas atuando em uma Licenciatura e quer aumentar o ramo de atuação. Uma ótima razão para investir na formação em Pedagogia, não é mesmo?

Lembrando que o papel do pedagogo é muito mais do que o simples ensinar. Com isso, um licenciado em diferentes áreas do saber, ao cursar Pedagogia, estará munido de boas práticas para manter o estudante atento e interessado no processo de aprendizagem.

Gostou de saber por que de investir na Pedagogia para licenciados? Quer começar logo o seu curso e ganhar novas chances no mercado de trabalho? Inscreva-se em nosso vestibular!

*Sujeito a alteração

Pedagogia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados