O plano de marketing existe porque o Marketing é uma disciplina estratégica. Isso significa que ele atua não apenas trazendo potenciais clientes para o setor de vendas de uma empresa, mas também elaborando panoramas de mercado.
Em outras palavras, é por meio dele que uma empresa sabe como se situar em relação a seus concorrentes, o que vender, como e para quem. E essa cadeia de atividades e relações pode ser complexa, o que justifica que seja muito bem planejada.
Se você se imagina coordenando um plano de marketing, precisa saber da importância desse documento. Pronto para ajudar uma empresa a se estabelecer no mercado e orientar as ações de marketing dela? Então leia até o fim!
O que é um plano de marketing?
Seja você um profissional de marketing que pretende voltar a estudar ou um total iniciante no assunto, deve saber de uma coisa: essa disciplina, nas suas abordagens modernas, tem por objetivo entregar a seus clientes um planejamento que inclua ações, avaliações dessas ações e ajustes. Ela deve tornar tais ações mais eficientes e baratas ao longo do tempo.
Ou seja, nenhuma ação de marketing é fruto do ímpeto ou de decisões de última hora. Nesse sentido, o plano de marketing é um documento com uma abordagem a seguir, que leva em consideração o ponto em que a empresa está, sua história e aonde gostaria de chegar financeiramente, além de como pretende se posicionar no mercado.
Assim, as decisões de marketing podem ser divididas entre diversos canais sem parecerem isoladas. São exemplos de canais de marketing digital ou não digital:
- publicidade em televisão, em rádio ou em intervenções pela cidade como outdoors e ônibus;
- marketing no Facebook, no Instagram e em outras redes e mídias sociais;
- disparo de e-mails para manter potenciais clientes engajados com a marca;
- promoções em pontos de venda;
- marketing cooperativo com outras marcas;
- panfletagem;
- uso de conteúdo no site para atrair tráfego qualificado na internet.
A percepção que as pessoas têm da marca de uma empresa, assim como as ações que levam a essa percepção e às vendas, devem ser realizadas de uma forma organizada. Só dessa maneira os resultados vão ser medidos e os ajustes, realizados.
Qual é a importância do plano de marketing?
Abaixo, fizemos uma lista das vantagens do plano de marketing para uma empresa. É claro que, dependendo do tamanho do negócio e da área de atuação dele, esses benefícios mudam muito.
De forma geral, esse documento ajuda a empresa em três frentes: na relação com os clientes, na organização interna (frente aos seus pontos fracos e fortes) e na relação com o mercado e os concorrentes.
Mapeia os desafios e os objetivos da empresa
Os objetivos de marketing devem se alinhar aos propósitos gerais da organização. Então, o primeiro ponto é compreender esses propósitos e elaborar uma cadeia de ações que permita persegui-los em conjunto com outros setores.
Os desafios e os objetivos são mapeados levando em consideração ações de curto, médio e longo prazos. Cada objetivo deve ser desdobrado em diferentes etapas e metas, que são compartilhadas por toda a equipe de marketing e de vendas.
Posiciona produtos e serviços com foco em vendas
É comum, sobretudo em empresas pequenas, que gestores se preocupem excessivamente com a imagem que o negócio persegue na internet, mas acabem se esquecendo que o foco desse trabalho são as vendas.
Em outros casos, é difícil convencer os responsáveis pela gestão de que uma ação que começa agora vai impactar as vendas em longo prazo. Eles são, muitas vezes por pressão dos seus superiores, imediatistas e ansiosos.
O plano de marketing demonstra o caminho de uma ação ao longo do tempo e, com ele, é muito fácil perceber como essa ação provoca novas vendas, ainda que isso demore.
Unifica a comunicação
Os canais de marketing, como demonstramos, são muitos e devem ter coesão. Um cliente que tem diversos pontos de contato com uma marca deve sentir que a comunicação é complementar, e não repetitiva.
É base para estudos de demanda
É muito difícil, embora não impossível, convencer uma audiência sobre os benefícios de um produto quando ela ainda não sabe que precisa dele.
A publicidade encarrega-se de vender para aqueles que já perceberam que têm um problema. O plano de marketing, por outro lado, atua educando o cliente e, ao mesmo tempo, identificando demandas que podem ser o ponto de partida para a concepção de novos produtos e serviços.
Controla investimentos
É uma constante na vida de um profissional de marketing ou de marketing digital constatar que ele vai precisar de um orçamento maior para resolver os desafios que lhe foram propostos. No entanto, nem sempre a empresa que o contratou está disposta a aumentar os investimentos.
Com o plano de marketing — que prevê de forma detalhada o investimento e o seu retorno — é possível comprovar melhor essa necessidade. Ele costuma apresentar, também, relatórios muito precisos.
Calcula o ROI
Esses relatórios baseiam-se em uma métrica chamada Return On Investment ou ROI, que analisa quanto cada real investido retorna para a empresa, ao final da ação. Um plano de marketing bem feito costuma apresentar ao menos uma projeção do ROI esperado com a campanha em questão.
Permite prestar contas aos stakeholders
De posse de uma descrição detalhada e de uma projeção do retorno do investimento, é muito mais fácil convencer os chamados stakeholders — outras forças ou executivos que desempenham papel importante no mercado da empresa, como os acionistas.
Ou seja, quanto melhor for o plano de marketing, maiores as chances de uma campanha ou uma ação de marketing ser bem-sucedida. Ele deve ser, portanto, fruto de muita pesquisa e planejamento, já que vai nortear a execução e a análise dos resultados.
Assim como acontece com qualquer profissão, não existem soluções milagrosas para aumentar as vendas de uma empresa. Você, como estudante e talvez um futuro analista de Marketing, deve ter isso em mente antes de perseguir uma carreira, começando por um curso de Marketing ou de Marketing Digital.
Não é à toa que o curso de Marketing EAD está entre os mais populares aqui na Unopar. Essa ocupação reúne diferentes habilidades criativas e de mensuração de resultados. Os profissionais precisam de muita criatividade e adesão aos números para realizar um plano de marketing eficiente.
Gostou de descobrir mais sobre o que é plano de marketing? Caso deseje trabalhar na área, provavelmente deverá realizá-lo durante a sua carreira. Se ainda não se decidiu, veja nosso artigo que demonstra as diferenças entre os cursos de Marketing e Administração. Com certeza, ele vai ajudá-lo a decidir sobre o seu futuro!
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