Qual é a diferença entre universidade e faculdade?

alunos na entrada da faculdade

Universidade é uma palavra que se refere ao que é geral e abrangente. É o mesmo que universalidade. Se pensarmos bem, até que faz sentido ter sido esse o nome escolhido para instituições de ensino superior (IES) que abrangem vários cursos, não é?

E o que é uma faculdade? Esse termo tem a ver com a ideia de possibilidade, caminho e capacidade. Uma faculdade também é uma IES, só que não tão abrangente quanto a universidade, ou seja, ela oferece um caminho a ser seguido, enquanto a universidade contempla todos.

Se você sempre quis saber qual a diferença entre universidade e faculdade, essa é uma resposta simples. Para entender mais a fundo as características de cada uma e tomar a sua decisão para ingressar na graduação, é importante conhecer o tipo de instituição para saber se ela atende aos seus objetivos. Venha com a gente que vamos explicar agora!

O que é uma faculdade?

“Vou para a faculdade”, “formar na faculdade”, entre outras frases que ouvimos informalmente no dia a dia, fazem uso genérico dessa palavra. Na verdade, o termo pode ser sinônimo de conjunto de disciplinas de um curso ou até mesmo a sede física da instituição de ensino.

Se adotarmos a nomenclatura científica, vamos entender faculdade como um dos tipos de instituição de ensino superior, assim como a universidade e o centro universitário.

A faculdade pode ter professores especialistas e é autorizada a funcionar com aquele curso específico, ou seja, não pode decidir, sozinha, abrir outras graduações.

Inclusive, se você deseja estudar a distância, é válido pesquisas as melhores faculdades EAD do país, que sejam reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), com polos de ensino em diferentes localidades.

O que é uma universidade?

Para saber com precisão o que é universidade, vamos recorrer ao Dicionário Houaiss, que a define como:

“instituição de ensino e pesquisa constituída por um conjunto de faculdades e escolas destinadas a promover a formação profissional e científica de pessoal de nível superior, e a realizar pesquisa teórica e prática nas principais áreas do saber humano, tecnológico e artístico e à divulgação de seus resultados à comunidade científica mais ampla” (2003).

Dessa forma, a universidade tem mais autonomia em relação à faculdade, por ser um formada por um conjunto de cursos. Nela, pelo menos um terço dos professores precisa ter título de mestres ou doutores, trabalhando em período integral. Se optar pela abertura de um curso novo, não é necessário solicitar a autorização do MEC.

Qual a diferença entre elas?

Como você pôde perceber até aqui, a qualidade de um curso e sua avaliação pelo MEC independem do tamanho da instituição de ensino. Seja em uma universidade, seja em uma faculdade, o que importa é verificar os seguintes pontos:

  • Qual a porcentagem de professores com mestrado ou doutorado?
  • Que diferenciais ela oferece?
  • Qual a metodologia adotada? A IES faz uso das mais avançadas tecnologias para facilitar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem?
  • Como é o sistema de avaliação?

Ainda que a faculdade possa oferecer cursos de pós-graduação, não há um número obrigatório de opções, como existe na universidade. Nessa última, também existe uma forte tendência à pesquisa e extensão universitária.

E ainda é preciso verificar a diferença entre faculdade e centro universitário: este se encaixaria em um meio-termo, mais amplo que a faculdade, mas não tanto quanto uma universidade.

Isso influencia a qualidade da instituição?

Como a avaliação do MEC é feita em todas as instituições de ensino superior usando os mesmos critérios, estudar em uma universidade, em uma faculdade ou em um centro universitário não altera a qualidade do ensino.

Faculdades reconhecidas pelo MEC podem ter uma avaliação melhor que a de uma universidade, por exemplo. Mas como isso é feito?

A qualidade da instituição é atestada pelo MEC da seguinte forma: inicialmente, ela é cadastrada como faculdade. Só depois ela pode mudar de paradigma, de acordo com o preenchimento de alguns requisitos. As universidades contam com programas de pesquisa, por isso, há mais oferta de mestrado e doutorado nesse tipo de IES.

Outro diferencial é a produção intelectual da universidade, que precisa prover a divulgação, em periódicos especializados, das pesquisas realizadas por alunos e professores.

Como funciona a avaliação do MEC?

O MEC avalia as IES por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). Veja como funciona esse sistema para ter mais conhecimento quando for escolher onde estudar.

Credenciamento

Nessa fase inicial, a IES é credenciada junto ao MEC e tem até 3 anos para colocar tudo em funcionamento, no caso de faculdades e centros universitários, e 5 anos para universidades. Depois desse período, é preciso solicitar o recredenciamento.

Autorização

Quando uma faculdade vai iniciar um novo curso, precisa que o MEC conceda uma autorização especial. Os outros tipos de IES precisam apenas informar a abertura de novas ofertas.

A exceção fica com o curso de Direito, que precisa do aval da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e os de Medicina, Psicologia e Odontologia, os quais devem ser autorizados também pelo Conselho Nacional de Saúde.

Reconhecimento

A parte mais importante desse processo é quando o curso que já foi autorizado e está funcionando em uma faculdade credenciada chega à metade. Isto é, se ela começou a ofertar uma graduação tecnológica de 2 anos, como Gestão de Recursos Humanos, o reconhecimento deve ser solicitado no após os 2 primeiros semestres.

A renovação de reconhecimento também é feita de tempos em tempos para garantir que a IES mantenha a qualidade apresentada no início do processo.

Agora, fique atento na hora de fazer sua inscrição. Verifique se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação por meio da plataforma Cadastro e-MEC ––– regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 21/12/2017. Somente esse aval garante a validade do diploma, viu?

É importante saber que o MEC mantém as instituições na linha, reavaliando periodicamente os pontos centrais, fazendo também o recredenciamento. Sem isso, a faculdade ou universidade não podem funcionar.

Afinal, como escolher entre universidade e faculdade?

Na hora de escolher uma instituição de ensino, você precisa verificar se a faculdade ou universidade é credenciada, se o curso foi autorizado e se os resultados são bons.

Se você entendeu qual a diferença entre universidade e faculdade, pode concluir com a gente que ambas podem ser muito bem avaliadas pelo MEC ou receberem notas baixas. Esse é um ponto importante a ser avaliado na hora de fazer sua opção, mas não o único, correto?

Aspectos como modalidade de ensino (presencial, semipresencial ou a distância), valor das mensalidades e viabilidade de deslocamento para a instituição devem ser considerados. É bom pesquisar, ainda, sobre critérios como a empregabilidade do curso e se os profissionais formados são bem recebidos pelo mercado.

Aqui na Unopar, prezamos pela alta qualidade de ensino com metodologias diferenciadas, baseadas na resolução de problemas. Veja outros benefícios de estudar com a gente:

  • parceria com o Canal Conecta, para que nossos alunos tenham acesso a vagas exclusivas e dicas de empregabilidade;
  • avaliação continuada e apoio personalizado durante toda a graduação;
  • professores altamente qualificados e uma infraestrutura completa;
  • Aula Destaque para ter a complementação do ensino com profissionais reconhecidos no mercado.

Agora é com você!

Entender qual a diferença entre universidade e faculdade é o primeiro passo para fazer a escolha. Mas, como vimos, o que mais importa é a qualidade do ensino oferecida na instituição, que deve ser reconhecida pelo MEC e possibilitar diferenciais para sua graduação.

Foi útil desfazer essa dúvida que persiste na cabeça de muitos estudantes? Esperamos que sim! Por isso, queremos convidar você a conhecer os cursos da Unopar e fazer sua inscrição gratuita no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content