6 dicas para encontrar a melhor faculdade EAD em São Paulo

cidade de são paulo

A possibilidade de estudar a distância tem despertado o interesse das pessoas. As facilidades oferecidas ajudam a otimizar a rotina do estudante, entre outras tantas vantagens. Mas, mesmo depois de tomar essa decisão e escolher um curso, é preciso buscar qual a melhor instituição EAD para se formar — ainda mais em cidades como São Paulo.

Nesses grandes centros, a oferta é sempre diversificada e isso pode deixar qualquer um confuso. Só na capital, para você ter uma noção, há um total de 38% dos alunos matriculados no ensino superior de todo o estado. Logo dá para perceber que, para atender essa demanda, o investimento nas faculdades só tende a crescer.

Hoje queremos saber: você tem ideia de como encontrar uma boa faculdade? Para ajudar, separamos a seguir os critérios que não podem ficar de fora da sua avaliação. Afinal, ter uma formação de qualidade faz toda a diferença, não é verdade?

Acompanhe a leitura do post que preparamos aqui na Unopar e confira nossas dicas para encontrar o melhor EAD em São Paulo!

Analise o IGC

O IGC é o Índice Geral de Cursos, um indicador feito pelo governo federal por meio do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Seu objetivo é avaliar a qualidade das instituições de ensino superior todos os anos, levando em conta aspectos como:

  • a média dos conceitos de cada curso;
  • a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação (quando houver);
  • a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino ofertados.

O IGC também é conhecido popularmente como a “nota do MEC”, por ser um indicador completo do Ministério da Educação. Seu valor vai de 0 a 5, sendo que a nota máxima indica uma formação de excelente qualidade. Ou seja, você deve procurar os cursos EAD em SP que têm uma nota mais alta.

As notas abaixo de 3 apontam que existem critérios a serem melhorados. Inclusive, o MEC realiza inspeções nas faculdades e determina prazos para a resolução dos problemas identificados. Caso contrário, os cursos podem ser fechados ou perder o credenciamento do órgão.

Saiba qual é o CI

Outro parâmetro que ajuda a ter uma referência da qualidade do ensino é o CI (Conceito Institucional). Assim como o IGC, ele faz parte das avaliações que ajudam a saber se a faculdade EAD é reconhecida pelo MEC e que formam o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

A questão observada pelo CI é a estruturação da faculdade para atender os seus alunos, considerando fatores como gestão, políticas de ensino e o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Especialistas visitam o campus da instituição para verificar as instalações físicas e pesquisar sobre esses aspectos.

O resultado dessa análise também é quantificável e segue o padrão do IGC, podendo variar de 0 a 5. Quanto mais próximo de 5 significa que a qualidade é melhor.

Avalie a infraestrutura da faculdade

Esse é mais um ponto fundamental para oferecer uma formação de alto nível. Ainda que a graduação seja a distância, ter uma boa infraestrutura é um grande diferencial. No caso do curso EAD em SP, podemos avaliar essa questão em dois sentidos.

O primeiro deles é a estrutura tecnológica que a instituição proporciona para os seus alunos estudarem pela internet. Isto é, ter uma plataforma que funcione bem como uma sala de aula virtual, disponibilize os recursos necessários para o aprendizado online e permita a interação de todos os envolvidos.

Outro fator é a infraestrutura física. Muita gente não sabe, mas toda faculdade EAD precisa manter pelo menos um polo de apoio para receber os estudantes. Eles podem visitar o local para assistir às aulas pela internet quando necessário ou para cumprir as atividades presenciais obrigatórias. Veja se é uma unidade próxima ao metrô ou de fácil acesso por outros meios de transporte.

Entenda o que dizem os ex-alunos

O ponto de vista de outras pessoas que já viveram a experiência de estudar na mesma instituição é uma referência significativa. A internet é o jeito mais fácil de procurar essa informação, principalmente se você não conhece ninguém que tenha se formado na faculdade.

Para isso, acesse as redes sociais e descubra qual é a opinião dos ex-alunos — que pode ser por grupos, comentários em posts, avaliações gerais etc. Se preferir, você pode entrar em contato direto com algum deles para tentar uma conversa mais próxima.

Pense que certas questões são bastante pessoais e que alguns pontos criticados podem ter sido melhorados. Porém, não deixe de tirar suas dúvidas com a própria instituição. Por exemplo, se percebeu que foram citados problemas com a plataforma, procure saber se ela conseguiu resolver.

Verifique a formação do corpo docente

Ainda que o ensino a distância valorize a autonomia dos alunos e até ajude a desenvolver essa habilidade, os professores continuam desempenhando um papel essencial no processo de aprendizagem. Eles oferecem segurança, contribuem para as suas experiências e conduzem a construção do conhecimento.

Logo, é muito importante que o corpo docente seja preparado para assumir essas funções. A qualificação do time de professores é mais um diferencial na hora de escolher um curso ou outro — quem já teve bons tutores durante a vida acadêmica sabe disso. Portanto, não deixe de buscar informações sobre os profissionais que são responsáveis pelas disciplinas.

Veja se a faculdade é reconhecida no mercado

São Paulo é o principal centro econômico do Brasil e oferece milhares de oportunidades de trabalho. Isso quer dizer que o mercado é aquecido e que muitas empresas estão presentes na capital paulista. Aliás, todo o estado tem grande relevância na economia brasileira e, inclusive, o piso salarial dos paulistanos é maior que a média do Brasil.

Por isso, aproveite para conferir como é o reconhecimento da instituição de ensino. Os antigos alunos estão empregados? Qual é a taxa de empregabilidade? Ela se preocupa em oferecer conexões com o mercado? Como é a percepção geral das pessoas sobre a faculdade?

Pesquise sobre esses tópicos para ter uma noção de como é a aceitação do diploma pelos empregadores, apesar de isso ser algo que também depende muito do empenho de cada um na sua vida profissional. De qualquer maneira, essa pode ser uma informação relevante para decidir qual curso fazer e começar a sua jornada em São Paulo no EAD no segundo semestre.

Quer uma boa dica? Aqui na Unopar SP, temos tudo isso e os melhores cursos nas modalidades de ensino presencial, EAD e semipresencial em São Paulo. Além de aprender com professores altamente capacitados, em uma infraestrutura física e virtual pensadas para a sua formação, você ainda conta com o acesso exclusivo ao Canal Conecta. Assim, pode conseguir um bom emprego ou estágio antes mesmo de concluir a graduação.

Enfim, esses são pontos importantes para encontrar a melhor opção de faculdade EAD em São Paulo. Esses critérios ajudam a fazer um filtro das alternativas disponíveis para que você tome uma decisão consciente e com boas chances de acerto. Uma instituição comprometida com a sua qualidade certamente vai se preocupar com todos eles!

Que tal aproveitar a oportunidade de estudar em uma das melhores instituições de ensino? Faça a sua inscrição no nosso vestibular e comece a se preparar para conquistar o mercado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.