Tecnólogo em Agronomia: vale a pena?

tecnólogo em agronomia

Ao escolher o curso, é natural ter dúvidas entre o Bacharelado e o Tecnólogo em Agronomia. Afinal, as duas são graduações de nível superior, mas as características e os objetivos da formação são diferentes.

O curso de Agronomia tem duração de 5 anos no Bacharelado, enquanto o Tecnólogo costuma ser concluído em até 3 anos. Além disso, o primeiro é uma formação mais generalista, e o segundo é mais restrito a um campo profissional.

Logo abaixo, explicamos como funcionam as duas graduações. Continue a leitura e descubra qual é a melhor formação para o seu perfil!

O que é uma faculdade tecnológica?

A faculdade tecnológica traz formações de curta duração, normalmente exigindo até 3 anos para que a pessoa possa conquistar o diploma. Isso acontece porque são faculdades com uma grade curricular mais enxuta e voltada para um campo de atuação específico.

Aqui na Unopar, por exemplo, temos bons exemplos de Tecnólogos. É o caso dos cursos de Marketing, Gestão de RH e Gestão Financeira, que são especialidades dentro da Administração.

Já na Agronomia, a Resolução nº 473/2002 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) reconhece 18 títulos de Tecnólogo. A maioria deles diz respeito a divisões dentro da Agronomia, como Agroindústria, Agropecuária e Administração Rural.

Na legislação profissional, temos também um Tecnólogo em Agronomia. Porém, não é tão simples encontrar cursos de Agronomia de curta duração. Caso queira realizar uma formação nesse formato, provavelmente será preciso escolher um campo específico ou realizar o Bacharelado.

A formação em Agronomia aborda inúmeras disciplinas, estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso (TCC). Por isso, a modalidade mais comum é o Bacharelado de 5 anos.

Quais são as diferenças entre uma faculdade tecnológica e Bacharelado?

O Tecnólogo é um curso superior com o propósito de formar especialistas e promover um ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Por sua vez, o Bacharelado é mais abrangente e abre diversos campos de atuação profissional.

Tempo de duração

Os diversos Tecnólogos do campo da Agronomia são cursos de curta duração, chegando até 3 anos a depender da instituição de ensino. Com isso, a grade curricular é mais enxuta e focada nas competências profissionais de um ou poucas carreiras.

É uma formação diferente do Bacharelado, que busca formar generalistas. Isto é, o bacharel tem os conhecimentos abrangentes para atuar em qualquer campo da Agronomia, ainda que para isso tenha de realizar algum curso complementar.

Imagine, por exemplo, as áreas de Administração Rural e controle de qualidade em fábricas de alimentos. O Tecnólogo dominará muito de uma delas, já o bacharel consegue se adaptar a ambas, apenas se atualizando sobre as questões específicas.

Campos de atuação

Para realizar o Tecnólogo, precisamos escolher um dos campos específicos dentro da Agronomia, por exemplo:

  • Administração Rural;
  • Agroindústria;
  • Fitotecnia;
  • Fruticultura;
  • Pecuária;
  • Mecanização Agrícola;

Já o Bacharelado é uma formação ampla e oferece a base para atuar em todas as áreas da Agronomia. Aliás, em alguns casos, o bacharel se adapta a áreas inesperadas, como financiamento de crédito rural.

Crescimento de carreira

A tendência do Tecnólogo é se tornar cada vez mais especializado na sua própria área de atuação, ou seja, você cresce dentro do campo escolhido inicialmente. Já o bacharel tem uma carreira mais flexível, pois pode se especializar, migrar para funções de gestor, abrir o próprio negócio, explorando mais possibilidades do mercado de trabalho da Agronomia.

Teste Vocacional Rápido

Quais são as principais matérias do curso de Agronomia?

Ao buscar um Tecnólogo em Agronomia, você estará mais restrito em relação às disciplinas estudadas. Por exemplo, se você estuda a Agroindústria, as matérias vão refletir esse escolha, abordando assuntos da área:

  • processos de industrialização de alimentos;
  • métodos de trabalho nas fábricas;
  • controle de qualidade;
  • segurança do trabalho.

Já o Bacharelado pensará todo o ciclo da produção e o contexto em que ela está inserida. Na graduação da Unopar, por exemplo, você terá as disciplinas específicas e outras para ampliar suas áreas de atuação na Agronomia:

  • Agronomia, Ciência e Tecnologia;
  • Ciência do Solo;
  • Controle de Plantas Daninhas;
  • Irrigação e Drenagem;
  • Fitotecnia;
  • Bovinocultura;
  • Bioquímica Geral;
  • Controle de Qualidade de Produtos Vegetais e Animais;
  • Economia e Administração Rural.

O tempo de duração do Bacharelado é justificado, porque você vê praticamente todas as áreas da Agronomia. Assim, é possível construir uma base sólida para atuar em qualquer uma delas depois da faculdade.

Afinal, vale a pena investir em uma faculdade tecnológica de Agronomia?

O Tecnólogo em Agronomia diz respeito a cursos mais especializados, sendo indicado para quem deseja uma formação mais curta e tem uma única área de interesse. Por sua vez, o Bacharelado é mais completo e abre inúmeros campos de atuação profissional, destacando-se pela alta empregabilidade.

Ao escolher o Bacharelado, você também pode contar com a expertise da Unopar em formar os melhores profissionais para o mercado de trabalho. Há excelentes motivos para fazer o curso de Agronomia com a gente!

Formas de ingresso e modalidades de ensino disponíveis

A disponibilidade de vagas no Bacharelado é maior. Além disso, você pode realizar o vestibular online para as modalidades de ensino presencial e semipresencial. Essa segunda é uma forma de ensino a distância (EAD), em que você vai de 1 a 3 vezes por semana para ter aulas presenciais.

Logo, é possível optar por um ensino mais flexível em relação aos horários ou pela experiência de frequentar o polo de ensino todos os dias. 

Se você estiver buscando opções de bolsa e crédito estudantil, também vale a pena conhecer a nota de corte do curso de Agronomia. Por ter uma boa disponibilidade de vagas em diversos polos de ensino, muitos alunos conquistam benefícios para fazer faculdade.

Diversidade de possíveis atuações

Como dito, o Bacharelado é mais abrangente em relação às oportunidades de trabalho. Veja alguns exemplos de profissões que você pode exercer ao finalizar o curso:

  • administrador rural;
  • agrônomo;
  • gestor de fábricas de alimentos;
  • gestor de processos agrícolas, pecuários etc.;
  • controle de qualidade;
  • pesquisador agrícola;
  • controlador de qualidade de produtos da agropecuária e agroindústria;
  • consultor de motomecanização;

Você pode buscar essas oportunidades de trabalho desde cedo, por meio do acesso ao Canal Conecta, que é um benefício exclusivo dos alunos da Unopar. Nesse portal, são disponibilizados conteúdos sobre empregabilidade, além de processos seletivos de estágio e emprego em organizações parceiras. 

Setor aquecido

Outro bom motivo para fazer o Bacharelado é o desempenho da agronegócio. Em 2020, por exemplo, o setor cresceu 24,8%, batendo o recorde histórico, mesmo no cenário de pandemia. Sem contar que os salários de agronomia são excelentes: a média salarial está em R$ 6.341,43*.

O curso da Unopar também conta com os melhores professores e infraestrutura de ponta para que você tenha a melhor formação. Além disso, os alunos têm aprendizados complementares, em encontros gratuitos e online com profissionais conceituados –– a chamada Aula Destaque. Assim, você terá excelentes referências para trilhar a sua trajetória de sucesso. 

Estude Agronomia na Unopar!

Então, agora que você já sabe como funciona Tecnólogo em Agronomia, considere também o Bacharelado na área. Assim, você pode conquistar o seu diploma na Unopar e ter a segurança de uma graduação de qualidade, com excelente empregabilidade e inúmeros campos de atuação profissional.

Faça agora mesmo a sua inscrição no vestibular online e estude com a gente!

*Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.