Trainee em Agronomia: como funcionam os programas?

trainee agronomia

Desconto nota do Enem

Trainee em Agronomia é um modelo de contratação intermediária entre o estágio e o primeiro emprego. Na maior parte dos casos, essas estratégias são desenvolvidas para capacitar supervisores e gerentes. Ou seja, trata-se de meio caminho andado para conquistar cargos de liderança.

No entanto, antes de tudo, você vai precisar concluir a graduação em um curso de Agronomia. Afinal, os projetos de trainee são para recém-formados, com no máximo 2 anos de conclusão do curso.

Além de uma rica experiência, esse tipo de oportunidade abre muitas portas, uma vez que seu contato com os tomadores de decisão será praticamente direto. Mas não é só isso: os salários são atraentes, bem mais altos que os de um estágio. Quer ficar por dentro de tudo sobre trainee em Agronomia? Então, venha com a gente!

O que é e como funciona o programa de trainee?

Geralmente, um programa de trainee em Agronomia abrange várias áreas dessa profissão ao mesmo tempo. Isso porque o formato da iniciativa é feito para que o iniciante na carreira passe por vários departamentos diferentes e, assim, possa construir a competência profissional. Assim, ele consegue ter uma noção global do negócio em questão.

Diante disso, o novato vai aprender atividades como análise de mercado no Agronegócio, produção de produtos para o setor, controle dos processos da produção etc.

Quase sempre, as empresas com trainee em Agronomia têm a intenção de admitir o aprendiz definitivamente em seus quadros. Além disso, a maioria dos projetos conta com um ano de duração, mas pode chegar até 2. Ou seja, há bastante tempo para o aprendizado.

Quais são as vantagens desse modelo?

Os programas de trainee são excelentes meios para crescer na carreira em qualquer profissão. Por esse motivo, não faltam vantagens para apostar nessa ideia. A começar pelo lado financeiro!

Por exemplo: a média salarial para trainee em Agronomia no Brasil é de R$ 2.750,00*. Até agora, já explicamos como o programa se desenvolve de uma maneira mais teórica.

Porém, a melhor forma de entender o que é um trainee é olhar para as inúmeras oportunidades desse modelo. Assim, é possível compreender melhor a dinâmica e como ela pode mudar a sua vida. Acompanhe a seguir alguns benefícios de ser um trainee em Agronomia!

Possibilidade de crescer na empresa

As empresas abrem vagas de trainee com um objetivo muito claro: encontrar novos talentos. Ou seja, já existe uma pré-disposição do empregador em dar a esses novatos chances concretas de crescer profissionalmente. Por esse motivo, o trainee é uma verdadeira alavanca na carreira.

Aprendizado rico

O programa de trainee tem como característica uma formação prática muito sólida. Além disso, os escolhidos vão conviver com os tomadores de decisão no cotidiano. Assim, eles terão acesso a CEOs, supervisores, fundadores, presidente e diretores.

Mais um benefício da ideia são as mentorias: um veterano é escolhido para acompanhar o seu processo de aprendizado. Desse modo, você poderá tirar dúvidas com profissionais gabaritados e com know how no Agronegócio. Ou seja, se você quer saber tudo sobre Agronomia, nada melhor do que unir uma boa faculdade com uma experiência prática dessas.

Envolvimento em projetos de várias áreas

Como já dissemos, uma das grandes recompensas de uma vivência como essa é passar por vários setores de uma mesma empresa. Afinal, existem muitas áreas na Agronomia, não é mesmo?

Imagine que você receba a aprovação para ser trainee em Agronomia em uma empresa que fabrica tratores. Nesse caso, certamente você aprenderá um pouco de cada departamento:

  • desenvolvimento de projetos;
  • linha produtiva;
  • estudo das necessidades do cliente;
  • visitas ao campo para entregar e instalar maquinários e assim por diante.

Com essa experiência múltipla, você terá muito mais chances no mercado de trabalho, dentro e fora da empresa contratante.

Tour pela prova do Enem

Como conseguir uma vaga de trainee em Agronomia?

A maioria das empresas abre seus processos de trainee no início e no meio de cada ano. Por essa razão, preste mais atenção no surgimento de vagas nesses períodos. Também é importante saber que a triagem é bastante rigorosa, podendo durar até 4 meses.

Você pode passar por testes de português, raciocínio lógico e conhecimentos técnicos agronômicos. A ideia é que o aluno comece a se preparar já durante a faculdade.

A seleção inclui ainda avaliações comportamentais. Nesse sentido, saiba que o perfil de um estudante de Agronomia deve ser de alguém que gosta de tecnologia, tem boa comunicação e aprecia o contato com os animais e a natureza.

O mercado do Agronegócio também procura por pessoas proativas, inovadoras, com senso de empreendedorismo, talento para liderança e muita criatividade. Veja a seguir algumas dicas para conquistar a sua chance!

Estude sobre a empresa quando for para a entrevista

Diante de uma convocação para entrevista em algum programa de trainee em Agronomia, reserve um bom tempo para estudar sobre a empresa ou agronegócio em questão. Afinal, é preciso algum domínio sobre o setor da empregadora. Além disso, você precisa demonstrar que realmente tem interesse na atividade.

Fique de olho nas páginas das principais empresas

Como já dissemos, as vagas costumam abrir no início e no final do ano. Nesse sentido, procure empresas com mais ênfase no começo de cada semestre. Além disso, selecione alguns lugares em que você gostaria de trabalhar e comece a seguir essas organizações no Instagram, Facebook etc.

Também é muito recomendado participar de grupos nas redes sociais, em especial no LinkedIn. Nesses espaços, é bem comum o compartilhamento de oportunidades de trabalho. Veja as opções para procurar vagas de trainees nas mais variadas áreas da Agronomia:

  • organizações da indústria bioquímica que desenvolvem defensivos agrícolas;
  • produções rurais como algodão, soja, milho, hortaliças etc.;
  • empresas que fabricam máquinas e equipamentos: tratores, semeadeiras, colheitadeiras etc.
  • granjas, fazendas pecuárias e abatedouros;
  • fornecedoras de adubo, semente e demais insumos;
  • vigilâncias sanitárias;
  • indústrias que processam alimentos.

Adquira inglês fluente e uma terceira língua

As vagas de trainee em Agronomia são muito disputadas, assim como em outras áreas que também atuam com esse tipo de programa. Por isso, mãos à obra e mente nos estudos!

Para começar, garanta seu inglês fluente. Muitas empresas do agronegócio exportam e importam. Assim, é comum que seja necessário lidar com pessoas de diversos países. Outra maneira muito eficiente de se destacar nessas seletivas é falar uma terceira língua.

Qual é a melhor forma se capacitar na área?

Para conquistar uma vaga de trainee na área, será imprescindível uma formação acadêmica de qualidade. Nesse contexto, o curso de Agronomia da Unopar proporciona ensino personalizado e excelente infraestrutura.

Mas tem mais: não deixamos o aluno sozinho na hora de procurar emprego. Muito pelo contrário! Por meio da plataforma Canal Conecta, nossos estudantes acessam de modo exclusivo as melhores vagas do mercado.

Que tal uma prévia sobre o que se estuda em Agronomia? Então, veja exemplos de algumas disciplinas da nossa grade:

  • Agrometeorologia;
  • Agronomia, Ciência e Profissão;
  • Anatomia e Fisiologia Vegetal;
  • Biologia Celular e Molecular;
  • Bioquímica;
  • Bovinocultura;
  • Ciência do Solo – Classificação;
  • Ciência do Solo – Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas;
  • Ciência do Solo – Física e Conservação do Solo e Água;
  • Construções Rurais;
  • Controle de Plantas Daninhas;
  • Controle de Qualidade de Produtos Vegetais e Animais;
  • Economia e Administração Rural.

Mude a sua vida agora mesmo!

Passar em um processo de trainee em Agronomia significa dar um enorme salto na carreira, literalmente. Ou seja, não é força de expressão: é muito provável que o aprovado saia de um cargo iniciante para um posto de liderança!

Diante disso, que tal colocar em prática aquele velho sonho de fazer faculdade? Quer saber como? É muito fácil: inscreva-se no vestibular da Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados