Pesquisar

Marketing EAD ou presencial: como é o curso e quais são as vantagens?

Desconto nota do Enem

Quer conquistar seu diploma de graduação e está em dúvida se faz Marketing EAD ou presencial? Diante da evolução da tecnologia e das novas formas de consumo que vivemos atualmente, o ensino a distância se mostra como uma modalidade cada vez mais vantajosa para quem deseja alicerçar seus conhecimentos e qualificar melhor o currículo.

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a eficiência do método em comparação ao formato tradicional. A principal questão que surge nesses casos é sobre a forma como o mercado enxerga os profissionais de cada tipo de formação.

Neste artigo, você vai conhecer melhor o curso de marketing a distância e as diferenças que ele apresenta em relação à modalidade presencial. Além disso, você vai entender por que são justamente elas que conferem um destaque positivo ao perfil dos egressos e permitem a conquista das melhores vagas do mercado.

Como é o curso de Marketing EAD?

O curso de Marketing a distância é um tecnólogo com duração de dois anos, distribuídos em quatro períodos de seis meses cada. O objetivo do curso é formar profissionais capazes de promover o crescimento da atuação das organizações no mercado de forma economicamente sustentável.

A modalidade EAD permite que o aluno faça seus estudos com maior flexibilidade, podendo escolher entre o curso 100% online ou semipresencial, que conta com aulas uma vez por semana nos polos espalhados pelo país.

Confira mais detalhes nos tópicos abaixo.

Disciplinas

A grade curricular do curso superior tecnólogo em Marketing é composta por cerca de 400 horas de conteúdo a cada semestre. Entre as disciplinas, estão contemplados os estudos de comportamento humano, análise de mercado, finanças e gestão. Um ponto importante a ser destacado são as disciplinas de projeto integrado, presentes desde o primeiro período, que preparam o profissional de forma mais prática e próxima da realidade do mercado.

Rotina de estudos

A dúvida mais recorrente sobre a faculdade de Marketing EAD é relativa à rotina de estudos. No ensino a distância, os encontros podem ser semanais ou apenas em dias de realização de exames. Nos demais dias, o aluno deve cumprir uma série de tarefas entregues e avaliadas via plataforma e recebe o acompanhamento de tutores e professores ao longo de todo o curso.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para quem faz o tecnólogo em Marketing está bastante favorável. As empresas têm precisado cada vez mais desse perfil de profissional para se destacarem dos concorrentes, e contar com uma graduação de qualidade no currículo faz toda a diferença na hora de disputar as melhores vagas.

Tour pela prova do Enem

Qual é a diferença da graduação EAD e presencial?

A única diferença na rotina de uma graduação EAD e uma presencial está na necessidade de deslocamento do aluno até a instituição com maior frequência. Na Unopar, por exemplo, a faculdade de Marketing semipresencial conta com aulas em apenas um dia da semana, por meio de videoconferência e com o auxílio de tutores que ajudam a tirar as dúvidas e a intermediar as transmissões.

Existe diferença em relação às disciplinas?

Não! Ambas as modalidades oferecem a mesma grade curricular. Cabe ao aluno decidir qual é o tipo de ensino que faz mais sentido para ele. A diferença nas disciplinas aparece apenas no direcionamento da especialidade, como acontece no curso de Marketing Digital, que tem um dos períodos mais focado no uso de recursos de marketing e metodologias voltadas para a inserção das empresas no meio digital. Veja abaixo um vídeo com mais informações acerca do curso de Marketing Digital EAD na Unopar:

O diploma EAD é diferente do presencial?

Não! Até porque, se a grade curricular é a mesma, não faria sentido algum haver diferença nos diplomas. Inclusive, a informação sobre a modalidade de ensino cursada não é informada no documento impresso que confere o grau ao formado. Por isso, não é preciso temer retaliação ou qualquer outra forma de distinção por parte do mercado.

Como o profissional com diploma de EAD se destaca no mercado?

Ao contrário do que se pensava há alguns anos, a faculdade de Marketing EAD proporciona mais vantagens do que a presencial sob diversos aspectos. Veja alguns deles a seguir.

Experiência mais aprofundada com o ambiente online

Os profissionais que se formam por meio do ensino a distância passam todo o curso se tornando cada vez mais íntimos dos recursos do Marketing Digital, que é uma das principais modalidades atuais da área. Dessa forma, ele chega no mercado com mais familiaridade e experiência nas ferramentas que utilizará no dia a dia da empresa.

Melhor autogestão e disciplina

O ensino presencial exige que os alunos se dediquem mais aos estudos no momento em que estão na instituição, logo, eles seguem uma rotina majoritariamente criada por ela. Na modalidade EAD, o aluno precisa gerenciar seu próprio tempo para conciliar os estudos com as demais atividades da rotina. Isso aumenta o senso de responsabilidade e fortalece a capacidade de disciplina do profissional.

Facilidade para atuar de forma remota

O mercado de trabalho já vem adotando muitas práticas que são fruto das mudanças proporcionadas pela tecnologia. Entre elas, o trabalho remoto é a que mais tem ganhado força, tanto para as empresas que adotam o home office parcial quanto para aquelas que preferem estabelecer parcerias com freelancers.

Isso amplia as possibilidades de atuação e dá mais flexibilidade para escolher a vertente com a qual mais se identifica. O profissional pode optar por seguir uma carreira dentro de uma organização, trilhar um caminho de forma autônoma ou mesmo montar seu próprio negócio.

Como você pôde ver, a validade da sua formação não vai mudar se for feito o curso de Marketing EAD ou presencial. O que muda é a experiência obtida ao longo dos períodos, que pode ser mais rica e proveitosa para quem prefere o formato a distância. Pense no tipo de profissional que deseja se tornar e siga o caminho que vai ajudar nos seus objetivos.

Este artigo ajudou você a compreender melhor como é a formação a distância? Então, que tal contar com uma instituição de ensino que tem mais de 40 anos de história e está presente em mais de 450 municípios em todo o país? Entre em contato conosco e veja como a Unopar pode ajudar na realização do seu sonho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade