O que faz um assistente de Recursos Humanos?

profissionais de recursos humanos

Se você pretende trabalhar com RH ou está buscando uma oportunidade na área, certamente já se deparou com a posição de assistente de Recursos Humanos, não é? Trata-se do profissional responsável por prestar assistência e acompanhar as atividades dos colaboradores de uma empresa — alinhando-os aos objetivos e à missão corporativa e desempenhando funções estratégicas ao sucesso de qualquer negócio.

Mas como é o dia a dia do assistente desse profissional? Qual é a média salarial para o cargo? O que fazer para se destacar e obter sucesso nessa carreira? Para descobrir a resposta dessas perguntas, continue por aqui! Nós da Unopar preparamos um post com tudo o que você precisa saber para se tornar um assistente de RH. Vamos acompanhar?

Quais são as funções do assistente de Recursos Humanos?

O setor de Recursos Humanos passou e continua passando por diversas transformações ao longo dos anos, se tornando cada vez mais estratégico e menos operacional. Em um RH estratégico, o foco das ações do departamento é direcionado ao capital humano de uma empresa, ou seja, aos seus funcionários. Com isso, o papel do assistente de RH adquiriu novas proporções e vem ganhando bastante destaque.

Trabalhando o tempo todo com pessoas, ele é uma espécie de ponte entre a organização, seus colaboradores e os candidatos às vagas abertas em processos seletivos. Mas quais são as funções exercidas por esse profissional em seu dia a dia? Veja abaixo o que faz um assistente de Recursos Humanos!

Condução dos processos de recrutamento e seleção

Os processos de recrutamento e seleção, além da maneira como eles são conduzidos, definirão o sucesso ou não das contratações feitas pela empresa. Para evitar problemas como alta taxa de rotatividade, falta de engajamento entre os times e a organização, baixa produtividade etc., é papel do assistente de RH elaborar estratégias para trazer à companhia os talentos mais alinhados.

Realização de avaliações de desempenho

As avaliações de desempenho correspondem ao feedback dado aos colaboradores da empresa sobre o trabalho que eles vêm exercendo. Como uma das funções do setor de RH é manter os funcionários motivados e engajados, cabe ao assistente de Recursos Humanos atuar na execução desses procedimentos, definindo como serão feitos, quais indicadores devem ser analisados e assim por diante.

Treinamento e desenvolvimento dos times

Lembra que comentamos que o novo RH tem como foco o capital humano de um negócio? Considerando que investir no desenvolvimento dos times é uma ação que traz retornos positivos em curto e médio prazo, o assistente de Recursos Humanos deve pensar nas melhores maneiras de capacitar os colaboradores –– seja por meio de treinamentos, seja organizando palestras, workshops, cursos, entre outras opções.

Manutenção do clima organizacional

O clima organizacional afeta diretamente o funcionamento de qualquer negócio, ou seja, merece um cuidado redobrado. Para alinhar os objetivos e necessidades dos colaboradores aos da corporação, o assistente de Recursos Humanos deve atuar na criação de estratégias que aumentem os níveis de motivação e satisfação, implantando-as na política de RH da empresa.

Gestão de benefícios corporativos

Por falar em política de RH, a adoção de um programa de benefícios (como convênio médico e odontológico, seguro de vida, vale-alimentação e refeição, entre outros) é uma alternativa bastante buscada pelas empresas atualmente. Uma das funções do assistente de Recursos Humanos é deixar evidente para os funcionários quais são seus direitos, além das condições das ofertas.

Qual é a média salarial para o cargo?

Curioso para saber qual é o salário do assistente de Recursos Humanos? Nós separamos aqui para você: a média salarial para esse cargo é de R$ 1.976*. Mas saiba que essa quantia pode variar dependendo da região do Brasil.

Também é possível aumentar seu salário à medida que você desenvolve suas habilidades. Com o tempo, a empresa pode promovê-lo a analista de Recursos Humanos, o que amplia suas chances de se destacar.

Como se destacar na carreira?

Por fim, mas definitivamente não menos importante, chegou a hora de conhecer as melhores dicas para conquistar vagas para assistente de Recursos Humanos e brilhar na carreira. Confira!

Busque conhecimento

Como futuro profissional de RH, é essencial saber que os diplomas e certificados têm um peso enorme no currículo. Sendo assim, invista em sua educação. Existem hoje modalidades de ensino diversas para quem deseja ingressar em uma graduação. Caso não tenha tempo para equilibrar uma formação presencial com a rotina de trabalho, uma alternativa é optar pelo curso de Recursos Humanos semipresencial ou 100% online aqui da Unopar, por exemplo.

Além de professores qualificados, infraestrutura completa em qualquer modalidade e formas de ingresso facilitadas, você ainda tem benefícios exclusivos ao estudar na Unopar. O Canal Conecta é um deles. Esse portal exclusivo ajuda na conquista de vagas de emprego ou estágio ainda na faculdade.

Desenvolva novas habilidades

Investir em uma formação traz consigo outra grande vantagem para quem quer se destacar na carreira: o desenvolvimento de habilidades. Por meio das matérias de Gestão de RH da Unopar e dos conhecimentos práticos do curso, você trabalhará a criatividade, proatividade, espírito de liderança, capacidade de inovar e superar obstáculos, entre outras características importantes para um profissional da área.

Esteja por dentro das novidades e tendências

Manter-se atualizado é fundamental aos profissionais de qualquer segmento, o que não poderia ser diferente para o assistente de Recursos Humanos, não é? Por isso, esteja por dentro das novidades e tendências da área, considerando que mudanças ocorrem de forma rápida e frequente.

Para não ficar estagnado, consuma mídias que falem sobre assuntos de Recursos Humanos (blogs, canais no YouTube etc.) e participe de eventos como palestras e workshops. Dessa forma, além de se atualizar, você ainda pode aproveitar para fazer networking e formar uma rede de contatos profissionais — outro fator de extrema relevância para ajudá-lo a ter sucesso na carreira em RH.

Como você pode perceber, o assistente de Recursos Humanos é indispensável não só para o departamento de RH, mas também para o funcionamento de qualquer organização. Por isso, estar preparado é o caminho mais eficiente para trilhar uma carreira na área — e nada melhor do que cursar uma formação de nível superior! Sendo assim, que tal ingressar no curso de Gestão de Recursos Humanos da Unopar e estudar com a gente?

Aproveite que está aqui e dê logo esse passo rumo ao sucesso profissional. Confira nossas formas de ingresso e faça agora mesmo a sua inscrição!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.