Concurso para Agrônomo: como está o mercado?

concurso para agrônomo

Você pretende realizar o curso de Agronomia, mas ainda não sabe bem como são as possibilidades de empregabilidade na área? Seguir carreira no setor público é, sem dúvidas, uma das melhores opções para quem deseja ter estabilidade, bons salários e mais chances de crescimento na profissão.

A carreira pública tem sido cada vez mais valorizada, representando um meio seguro para os colaboradores permanecerem ativos no mercado de trabalho. O profissional acaba contando com uma série de direitos e benefícios diferenciados, algo que nem sempre acontece na iniciativa privada.

Acompanhe a seguir e entenda quais são as vantagens de fazer concurso para agrônomo e quais são as possibilidades de ascensão que a alternativa oferece. Confira!

Quais são as vantagens de seguir carreira pública?

Atuar em um órgão público é, de fato, algo bastante vantajoso para os profissionais, independentemente do setor de atuação. O concurso é uma maneira democrática de selecionar candidatos, uma vez que oferece as mesmas chances de conseguir uma vaga por meio de processos seletivos.

Em geral, a seleção ocorre com provas que testam conhecimentos específicos sobre o cargo e o segmento. Não existe, assim, nenhuma restrição de nível social, experiência, etnia, idade ou sexo. 

São inúmeros os benefícios de seguir nesse tipo de carreira. Por isso, os profissionais se atraem tanto pelo ingresso nos órgãos públicos. Dentre as principais vantagens, a estabilidade, segurança, melhores salários e a possibilidade de crescimento na profissão são alguns fatores que fazem com que os candidatos se dediquem aos processos de seleção.

Além disso, a chance de ter mais qualidade de vida é mais uma condição que desperta o interesse das pessoas para atuar no setor público. Geralmente, os concursados contam com uma série de direitos trabalhistas e licenças remuneradas para se capacitar e realizar cursos de reciclagem. 

Ao contrário da iniciativa privada, os colaboradores de órgãos públicos não precisam comprovar experiência prévia para ingressar nos cargos ofertados. Inclusive, não há o risco de serem demitidos de uma hora para outra, como ocorre na maioria das empresas. 

Quais são as principais opções de concurso na área de Agronomia?

A Agronomia é um setor que oferece uma série de oportunidades para os profissionais qualificados. O agrônomo pode, por exemplo, atuar em organizações não governamentais, cooperativas e em empresas do setor público.

Para se ter uma ideia, a média salarial para a carreira é de R$ 6.341,43*, considerando uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. A depender das especializações, os rendimentos podem aumentar consideravelmente. 

Existem uma série de possíveis caminhos para concursados na área e alta empregabilidade. Veja quais são as principais opções de concursos a seguir.

Seguir carreira acadêmica

Quem se forma na faculdade e segue os estudos por meio de mestrado ou doutorado pode optar por dar aulas em instituições de ensino superior. A área acadêmica oferece cargos de pesquisador e professor, sendo uma alternativa interessante para quem tem facilidade com a dinâmica da docência. 

Para ter mais chances de ingressar nesse meio, é essencial se dedicar e apresentar diferenciais ainda no período do curso de Agronomia. O histórico é algo que pode contar muitos pontos no currículo, assim como a participação em eventos, congressos e projetos de extensão no setor. 

Teste Vocacional Rápido

Atuar no MAPA

A atuação no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é outra oportunidade que atrai diversos agrônomos. O órgão disponibiliza constantemente cargos de auditoria fiscal para profissionais do ramo, oferecendo planos de carreira interessantes e com alta remuneração

Quando aprovado, o candidato ganha uma série de benefícios e direitos, como auxílio-natalidade, auxílio-saúde e auxílio-pré-escolar. A rotina de trabalho é dinâmica, com uma jornada de 40 horas semanais. Além disso, o MAPA conta com um programa de capacitação e especialização para seus colaboradores, o que representa um incentivo a mais para quem quer ascender na profissão.

Trabalhar em Prefeituras

Os agrônomos também são requisitados para atuar em Prefeituras de diversas cidades do país. As atividades dos profissionais incluem acompanhamento de obras de hidrografia sanitária, planejamento de operações no campo, avaliação agrícola, controle de aplicação de herbicidas, entre outras.

As vagas são para jornadas de até 40 horas semanais, e a remuneração pode variar em cada estado. 

Fazer parte das Secretarias de Agricultura

Outra oportunidade é exercer serviços para as Secretarias de Agricultura. Nesse caso, os agrônomos promovem a extensão rural, ficando encarregados de melhorar a qualidade e diminuir os custos da produção agrícola. Além disso, os profissionais também podem fiscalizar as diversas atividades agropecuárias, promover eventos de divulgação e auxiliar técnicos e produtores.

Para conseguir uma das vagas ofertadas pelas Secretarias de Agricultura, é importante ficar atento quanto à abertura dos editais e se antecipar nos estudos sobre determinados temas, sobretudo os que tratam da legislação e produção agrícola.  

Como se preparar para fazer concurso para agrônomo?

Se você deseja se preparar para um dos processos seletivos na área, o primeiro passo é buscar por uma faculdade de qualidade para iniciar os estudos no ensino superior. Com isso, você tem acesso aos melhores conteúdos, educadores, materiais e livros de Agronomia

Caso você ainda não saiba o que se estuda em Agronomia, será preciso conhecer mais sobre o setor e como é a grade curricular para já ter uma noção dos temas abordados na graduação. Entendendo tudo sobre Agronomia, será mais simples escolher um cargo e passar em um dos concursos ofertados em todo o país.

Aqui na Unopar, oferecemos o curso de Agronomia na modalidade de ensino a distância, justamente para dar mais flexibilidade para quem precisa conciliar os estudos com o trabalho. O aluno ainda pode optar por diversas formas de ingresso, como vestibular tradicional ou online, nota do Enem, transferência externa e por meio de segunda graduação.

Uma grande vantagem de estudar aqui na Unopar, é que a nossa instituição disponibiliza descontos para os formandos que estão se preparando para algum concurso público e desejam ter aulas em cursos preparatórios.

Faça agora a sua inscrição no vestibular de Agronomia e mude a sua história!

Se o seu objetivo é fazer concurso para agrônomo, lembre-se de que contar com uma formação acadêmica completa é fundamental para se preparar para os processos seletivos. A graduação aqui na Unopar conta com vários diferenciais, como a Aula Destaque, que são encontros lecionados por profissionais reconhecidos e bem-sucedidos, que auxiliam significativamente os estudantes nos desafios do mercado de trabalho. 

Não perca mais tempo e se inscreva agora mesmo no vestibular da Unopar para garantir a sua vaga no ensino superior!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.