Veja o que faz um coordenador pedagógico e torne-se um

coordenadora pedagógica

Você sabe o que faz um coordenador pedagógico? Se tem interesse na área da educação, saiba que esse profissional é uma das principais engrenagens em uma escola ou faculdade para o sucesso do ensino.

Mais que uma espécie de cargo de chefia, o coordenador pedagógico tem o papel de articular os interesses dos professores, alunos, famílias e da própria instituição. Para isso, aparece como uma figura central no ambiente educativo, com salário médio de R$ 3.282,68*.

Em primeiro lugar, ele deve garantir o total cumprimento do programa pedagógico para os níveis sob sua orientação. Para isso, tem de auxiliar o corpo docente colocar todos na mesma direção. Depois, precisa entender a realidade dos alunos e familiares, receber questionamentos e oferecer devolutivas. Seu discurso e postura devem estar alinhados com a missão educacional daquela instituição. É um trabalho fascinante, que pode render bons frutos ao educador.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a rotina de um coordenador pedagógico? Continue conosco e descubra, também, o que é preciso para se tornar esse profissional.

Entenda o papel do coordenador pedagógico

O coordenador pedagógico faz parte das áreas da Pedagogia vinculadas à administração escolar. Logo, seu trabalho mescla uma preocupação com o bom andamento dos processos internos e o desenvolvimento de um ensino de alto nível. Dê uma olhada em algumas das principais funções desse profissional.

Acompanhar o desempenho dos professores

Todo coordenador pedagógico é responsável por engajar um time de professores. Em uma escola, por exemplo, costuma assumir a gerência por nível de ensino (educação infantil, fundamental e médio/técnico).

Nas faculdades, são divididos por cursos ou áreas do conhecimento. O coordenador não precisa ter formação superior em educação, por conta das especificidades de cada curso. Vamos focar aqui somente a educação básica.

Para gerenciar o desempenho dos professores, ele precisa conhecer bem seu time, entender as peculiaridades das classes e quem são os alunos de cada professor. Além dos atendimentos individuais aos docentes, em geral, semanalmente ele realiza reuniões pedagógicas com os educadores e a direção da escola, a fim de alinhar todas as ideias e corrigir eventuais problemas.

Promover novas práticas de ensino

A capacitação profissional é uma prática recorrente da rotina de um coordenador. As reuniões pedagógicas também são momentos de estudos para estimular os professores a terem um olhar mais amplo sobre as práticas educativas, de maneira que estratégias obsoletas sejam substituídas por novas.

Além dos encontros pontuais, no dia a dia da escola, o coordenador pedagógico também participa da organização das semanas de planejamento, que geralmente acontecem antes do início do período letivo.

Também é sua função manter-se atualizado com as tendências do ensino no Brasil e no mundo. Assim, consegue buscar ideias inovadoras constantemente e fomentar a implantação de projetos educacionais.

Estimular uma boa comunicação no ambiente

Vimos que o coordenador pedagógico é uma das principais engrenagens de uma instituição de ensino, certo? O motivo é que um grande número de pessoas está atrelado a ele.

A comunicação, por exemplo, é um dos principais desafios de uma escola. Afinal de contas, são inúmeras informações diárias circulando para os mais diferentes interesses. Com isso, é muito fácil que algumas ações não sejam bem compreendidas e se forme um burburinho que pode confundir até mesmo os familiares, gerar estresse e atrapalhar o andamento das atividades.

Então, o coordenador deve garantir que a comunicação flua de maneira consistente junto de equipe, alunos e familiares.

Também é seu papel ouvir as demandas das famílias e alunos, atendendo-os de maneira personalizada, a fim de garantir um ensino mais próximo. O objetivo é entender as questões individuais e buscar soluções para cada caso para garantir harmonia e tranquilidade no ambiente educativo.

Avaliar o processo de aprendizagem dos alunos

Foi-se o tempo em que a aprendizagem era algo massificado. O professor falava, os alunos anotavam, faziam exercícios e se esforçavam para ir bem nas provas. Com o tempo, percebeu-se que isso não funcionava mais. Hoje, na formação pedagógica existem as chamadas metodologias ativas de aprendizagem, que colocam o aluno no centro da produção do conhecimento.

Isso mudou completamente a dinâmica da sala de aula, e o ritmo de aprendizado cada aluno passou a ser muito mais respeitado. Como o papel do professor também mudou fortemente, acompanhar o processo de aprendizagem tornou-se um grande desafio. O coordenador pedagógico é o responsável por acompanhar tudo de perto e ter a certeza de que os professores estão usando adequadamente as ferramentas de ensino, enquanto os estudantes realmente aprendem mais e melhor.

Saiba qual é a graduação para seguir carreira

A capacitação do coordenador pedagógico de uma escola de educação básica, particular ou pública, começa com a graduação em Pedagogia. Além de obter a Licenciatura para dar aulas, o curso oferece uma grande bagagem de conhecimentos teóricos e práticos para que o pedagogo consiga desenvolver um trabalho pleno, embasado nas ideias de grandes pensadores.

O curso de Pedagogia também é indispensável caso você queira prestar concursos públicos. Normalmente, as vagas para a área de Educação que mais aparecem nos certames são para professor, coordenador pedagógico, assistente pedagógico, assistente de direção e diretor.

Como as escolas seguem um projeto político-pedagógico detalhado, com uma série de metas e objetivos, o coordenador pedagógico precisa conhecer de perto a legislação e garantir que todas as ações no ambiente educativo estejam de acordo com:

Sua formação poderá ser ampliada com cursos de complementação pedagógica e pós-graduações ao longo de sua carreira.

Como encontrar vagas de coordenador pedagógico e outros postos de trabalho em escolas? Todos os alunos da Unopar têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal de empregabilidade que une estudantes e empresas com oportunidades em diversos cargos. Imagine concluir a graduação já empregado!

Pedagogia EAD

Até algum tempo atrás, a graduação em Pedagogia acontecia somente em caráter presencial. Hoje, o curso é oferecido na modalidade EAD, semipresencial ou 100% online. E, claro, sem perder a qualidade e sendo um grande facilitador para que precisa ter flexibilidade de tempo.

Entre as vantagens da Pedagogia EAD na Unopar, estão:

  • atendimento personalizado;
  • diploma EAD válido em todo o território nacional;
  • excelente custo-benefício;
  • módulos distribuídos de maneira que você consiga se organizar da melhor forma;
  • plataforma de estudos intuitiva, fácil de usar e com vários recursos;
  • professores altamente capacitados;
  • reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Viu como é rico o trabalho de um coordenador pedagógico? Se você tem paixão pela educação, não pense duas vezes em começar a construir sua carreira em uma faculdade experiente, como é o caso da Unopar. Ao longo de nossa história, prezamos um ensino de alto nível, totalmente alinhado com as demandas do mercado e necessidades de nossos alunos.

Então, dê o primeiro passo. Inscreva-se já no curso de Pedagogia da Unopar mais perto de você.

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content