Como funciona o curso de Economia EAD?

estudante de economia ead

A graduação de Economia prepara o futuro profissional para atuar em diferentes setores do mercado de trabalho, desde a consultoria em pequenas ou grandes empresas até a tomada de decisões em multinacionais. Assim, quem faz o curso de Ciências Econômicas EAD da Unopar precisa gostar dos números, mas também ser uma pessoa antenada com tudo o que acontece no mundo.

O economista é um tradutor das tendências econômicas, todas elas relacionadas com os fatores sociais. Por isso, ele tem o papel de prever as possíveis mudanças econômicas que podem afetar, entre outras coisas, uma gama de negócios específicos, um grupo de empresas dentro do país ou vários setores em uma escala mundial.

Como você deve ter percebido, para ter o conhecimento abrangente que a profissão exige, o curso de Economia EAD vai precisar seguir com rigor as indicações do MEC quanto aos assuntos estudados. Na Unopar, você vai encontrar diferenciais que preparam você para ter uma carreira de sucesso. Continue a leitura para saber mais!

Como é o mercado de Economia no Brasil?

A principal diferença entre o mercado de trabalho para quem faz Ciências Econômicas em relação aos setores tradicionais está na necessidade desse profissional em qualquer fase. O economista é importante quando uma empresa não sabe o que fazer ou está fazendo tudo certo. No último caso, geralmente, isso acontece porque ela tem o acompanhamento de um profissional capacitado.

Então, como é a demanda por esse profissional? Ela tende a ficar alta durante o ano todo. Uma das preocupações que muitos levantaram há alguns anos, com a Revolução Digital, e ainda têm consigo, é de uma possível substituição de suas previsões econômicas por deduções feitas por computadores. Porém, isso só mostra a importância do economista, que ainda é essencial na análise e avaliação desses dados.

Dessa forma, a média salarial continua atrativa, girando em torno de R$ 6.415,28*, e as possíveis áreas de atuação se tornam ainda mais abrangentes. Entre as principais delas, destacamos:

  • assessoria e planejamento econômico;
  • precificação de produtos e serviços;
  • análises e projeções financeiras;
  • gestão patrimonial e orçamentária;
  • operações em bolsas de valores e corretoras;
  • comércio exterior;
  • auditoria;
  • perícia financeira;
  • consultoria de investimentos;
  • desenvolvimento e implementação de políticas econômicas em órgãos públicos.

Como funciona o curso de Economia EAD?

O bacharel em Ciências Econômicas EAD vai estudar desde matérias mais teóricas, relacionadas, principalmente, com a história da Economia no Brasil e no mundo, até disciplinas mais práticas, como Matemática Financeira e Cálculo. O conhecimento sobre leis também é essencial. Para isso, ele verá Legislação Social e Trabalhista, Legislação Tributária, entre outras.

Confira mais disciplinas ministrados do curso de Economia EAD na Unopar:

  • Empreendedorismo;
  • Sistemas de Informação Gerencial;
  • Contabilidade;
  • Capital de Giro e Análise Financeira;
  • Direito Empresarial;
  • Microeconomia;
  • Teoria Macroeconômica;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Teorias do crescimento econômico;
  • Economia Política;
  • Relações Econômicas Internacionais.

Ao final da graduação, é exigido um Trabalho de Conclusão de Curso, conhecido como TCC. Ele deverá ser realizado sob a orientação de um tutor EAD e um professor supervisor.

Você deve ter percebido a preocupação em preparar nossos estudantes para uma atuação ampla no mercado de economia. Por isso, fazemos parcerias importantes, como o Canal Conecta, um portal exclusivo de empregos em que nossos alunos matriculados encontram vagas.

Na grade curricular, há ainda o cumprimento de algumas horas de atividades complementares obrigatórias (ACO), que são focadas no desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para a atuação profissional. Entre elas estão:

  • visitas técnicas;
  • monitoria acadêmica;
  • programa de Iniciação Científica;
  • participação em cursos, palestras, seminários, entre outros eventos acadêmicos;
  • estágio curricular não obrigatório.

Mesmo o estágio não sendo obrigatório, também incentivamos a busca por esse tipo de atividade, mas desde que traga efetiva vivência sobre o campo de atuação.

Por fim, os Estudos Dirigidos (ED) são uma modalidade de ACO. No Bacharelado em Ciências Econômicas EAD, algumas horas são indispensáveis. Como líder EAD no Brasil, nós da Unopar entendemos as necessidades de nossos estudantes. Por isso, os ED acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem, incentivando a integração criativa das informações acadêmicas.

Quais são as avaliações e o material didático no curso de Economia EAD?

As avaliações acontecem com base no desenvolvimento do aluno durante a graduação em Economia EAD. Para isso, o bom desempenho nas disciplinas, a frequência e o aproveitamento dos conteúdos ministrados são essenciais.

Lembrando que, na Unopar, há o acompanhamento contínuo desse processo. Mesmo assim, o Cronograma de Atividades, disponível no Ambiente Virtual, é um material essencial para você não perder nenhuma tarefa avaliativa e organizar sua rotina de estudos.

O material didático EAD é desenvolvido pensando nas especificidades dessa modalidade, com conteúdo explicativo e didático. Além disso, você também encontra espaços criados para apoiar os seus estudos no AVA. São eles:

Quais são os diferenciais que o aluno conquista durante o curso?

Com o diploma do curso de Economia EAD em mãos, você poderá buscar por vagas no setor privado e concorrer às oportunidades do setor público por meio de concursos. Nesse caso, a atuação pode acontecer ao nível municipal, estadual ou nacional, e o economista é quem faz os orçamentos para que as ações de um governo estejam dentro da lei e dos resultados esperados.

Além das habilidades com os números, é preciso entender o funcionamento do mercado pelo viés econômico, o que faz dessa graduação uma Ciência Social Aplicada, e não Exata, como muitos pensam. Ou seja, o mercado exige pessoas que saibam, no mínimo, colher dados, analisá-los e verificar a viabilidade de ações a partir dessas informações.

É bom lembrar também que o ensino a distância tem a mesma validade que a modalidade presencial. O estudante que opta por ele tem, entre outras vantagens, a flexibilidade de horários e o valor do curso de Economia EAD para chegar ao diploma, além do vestibular EAD, ideal para quem não tem tempo de se deslocar até uma instituição para esse processo de seleção.

Como encontrar a faculdade ideal?

Agora que você conhece como funciona o curso de Economia EAD e sabe que esse é um mercado no qual o crescimento profissional é constante, algumas características e diferenciais de uma faculdade podem fazer a diferença no sucesso da sua carreira.

Como vimos, na Unopar, nossa infraestrutura online se destaca no ensino EAD. Estamos em uma era digital, com o trabalho remoto cada vez mais presente na realidade mercadológica. Assim, unidos ao estudo a distância, a flexibilidade e a busca por novas perspectivas de atuação são a tendência para um mundo atualizado.

No curso de Economia EAD, você sairá qualificado para as melhores chances na área. Não perca mais tempo e inscreva-se em nosso vestibular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content