Entenda como funciona um curso de História EAD

estudante de história ead

Gosta de conhecer mais sobre os eventos históricos de nossa sociedade e analisar a sua relação com os acontecimentos de hoje em dia? Acha que tem o que é necessário para repassar esse conhecimento para novas gerações? Então, a faculdade de História pode ser exatamente o que você precisa! E o melhor: é possível realizá-la a distância.

O graduado em uma Licenciatura em História poderá usufruir de todos os benefícios e facilidades do ensino a distância, uma modalidade que não para de crescer no Brasil. Em 2019, por exemplo, o país tinha 9 milhões de estudantes no EAD. Além disso, o número de vagas remotas disponíveis chegou a ser maior do que o do ensino presencial.

Continue a leitura e descubra mais sobre o curso de História EAD. Saiba como é a modalidade de ensino a distância e muitas outras informações que vão deixar você próximo de uma decisão para o seu futuro acadêmico e profissional.

Como funciona o ensino a distância?

Ao contrário do que pode parecer para os que ainda não conhecem o ensino a distância, um curso de graduação na modalidade Licenciatura EAD não deixa a desejar em relação ao presencial.

Aqui, as aulas acontecem da mesma maneira. Essa equiparação é possível graças ao uso da tecnologia, em uma ferramenta conhecida como Sala de Aula Virtual, que possibilita a interação ao vivo entre os estudantes e seus professores.

Há, ainda, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que reúne todo o material necessário (livros, exercícios, aulas gravadas e muito mais) para o seu aprendizado. A Sala do Tutor, a Biblioteca Digital e muitas outras ferramentas também estão aí para preencher todas as lacunas e fazer com que o EAD seja completo e eficiente.

Além da graduação 100% online, também é possível fazer o curso de maneira semipresencial, em que parte das atividades acontece online e outra parte presencialmente.

E a graduação em História?

Agora que já vimos como funciona uma graduação a distância, chegou o momento de falarmos mais especificamente sobre o curso de História EAD aqui da Unopar.

Todas as informações mencionadas acima são válidas para essa graduação. Além disso, há outras detalhes que não podem ser deixados de lado, como a possibilidade de realização de estágios, pesquisa e projetos variados. Esse é, portanto, um curso completo!

Vamos conhecer, então, alguns desses detalhes!

Carga horária

A carga horária mínima do curso de História na Unopar é de 320 horas semestrais — podendo chegar a 510 horas, em épocas de estágio. Isso tudo é dividido em cerca de 5 ou 6 matérias a cada período, fazendo com que a condução do ensino seja completa, objetiva e sucinta.

Disciplinas oferecidas

O curso de História na Unopar traz matérias que possibilitam um aprendizado completo em sua graduação. Algumas delas são:

  • Educação e Diversidade;
  • Ética, Política e Cidadania;
  • Políticas Públicas da Educação Básica;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem;
  • Fundamentos da Educação;
  • Patrimônio, Museus e Arquivos;
  • História Antiga, Contemporânea, Moderna e Medieval;
  • História do Brasil.

E muito mais! Você pode conferir toda a grade curricular fazendo o download do Guia de Percurso da graduação.

Avaliação do aprendizado

Esse quesito pode variar de uma disciplina para outra. De modo geral, são feitas avaliações online (que podem ser provas ou entregas de trabalhos) de acordo com a necessidade de cada professor.

Além disso, a frequência e a participação dos alunos também são avaliadas. Por isso, é importante seguir o cronograma e estar sempre presente nas aulas ao vivo.

Nível de especialização do corpo docente

Na Unopar, os professores contratados são altamente qualificados, com títulos de especialização em suas áreas de atuação. São os profissionais mais indicados para repassar o conhecimento prático e teórico adquirido ao longo de suas longas carreiras à nova geração de licenciados em História!

Como é o mercado para esse profissional?

Chegou o momento de discutirmos como funciona o mercado de trabalho para aqueles que concluíram um curso superior de História.

Uma das primeiras atribuições desse profissional é a atuação como professor de História, seja no ensino médio ou no superior. A faixa salarial para esse cargo é de R$ 3.058,35 para 21 horas trabalhadas. O teto salarial, por sua vez, pode chegar aos R$ 8.888,32.

Mas isso não é tudo. O graduado em uma Licenciatura em História também poderá seguir carreira como:

  • historiador;
  • curador em museus e outros locais que lidam com a cultura;
  • preservação de patrimônios históricos e culturais;
  • desenvolvimento de materiais didáticos;
  • planejamento de ações educacionais em órgãos diversos, sejam eles privados ou públicos.
  • pesquisa sobre assuntos variados.

Quais são as vantagens de investir em um curso EAD?

Agora, veremos quais são as principais vantagens de estudar História em um curso a distância.

Flexibilização de horários

Uma das vantagens mais marcantes do EAD é a questão da flexibilidade de horários. Com ela, é possível não apenas fazer a sua rotina da maneira que você achar melhor (estudar durante a noite ou o dia etc). Essa é, também, uma forma interessante de conciliar os estudos com a vida pessoal e o trabalho.

Mais liberdade para a rotina

A qualidade de vida também é um ponto que merece ser considerado nesse contexto. Afinal, ao criar a sua própria rotina de acordo com o que julga mais importante, você terá bastante tempo disponível para se dedicar às atividades que trazem prazer ao dia a dia.

Desenvolvimento de habilidades

Um dos motivos pelos quais o ensino a distância se destaca no meio profissional é o desenvolvimento de habilidades diversas entre os estudantes. Questões como autonomia, autoconhecimento, organização e gestão de tempo são muito mais trabalhadas nessa modalidade do que em outras.

Redução de custos

Por fim, o ensino a distância também é conhecido por ser muito mais barato do que o convencional. Além de mensalidades que cabem no seu bolso, é possível economizar com passagens, alimentação e outras questões. Tudo isso sem qualquer prejuízo à qualidade do ensino!

Como escolher uma faculdade de História EAD?

Quer escolher a melhor faculdade EAD em História? Então, conheça a Unopar! Além de contar com um corpo docente altamente qualificado e com toda a infraestrutura tecnológica necessária para conduzir o aprendizado de seus estudantes, ela também se diferencia das demais instituições graças às suas parcerias marcantes.

Uma delas é a que foi feita com o Canal Conecta, uma plataforma exclusiva que une o estudante Unopar às melhores vagas de estágio e emprego disponíveis no mercado. Assim, um dos objetivos da faculdade é conduzir o aprendizado prático e teórico simultaneamente.

Gostou de conhecer mais sobre o curso de História EAD? Como podemos ver, essa é uma modalidade completamente segura e válida, que traz uma série de benefícios para a qualidade de vida e para o desenvolvimento do estudante.

O que você está esperando? Inscreva-se no vestibular online da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.