EAD em Curitiba: como encontrar a melhor instituição?

cidade de curitiba

Desconto nota do Enem

Oitavo maior município do país, com quase 2 milhões de habitantes, podemos dizer que Curitiba é uma cidade universitária. A capital paranaense concentra um grande número de faculdades privadas e públicas, atraindo gente de todos os lugares do país.

Mas além da oferta de cursos presenciais, você tem acesso a excelentes graduações EAD em Curitiba ― algumas com pontuação bastante alta na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Essa é uma ótima oportunidade de cursar o ensino superior em uma instituição reconhecida, de maneira prática, dentro do seu tempo. Inclusive, como os diplomas de graduação EAD têm o mesmo valor perante o mercado, escolhendo a faculdade correta, muitas portas poderão se abrir na sua vida profissional.

Então, confira nossas dicas para encontrar a melhor faculdade EAD em Curitiba e trilhe o quanto antes o caminho do seu sucesso. Boa leitura!

Veja a qualidade dos cursos oferecidos

Os melhores cursos na modalidade de ensino a distância em Curitiba (semipresencial ou e 100% online) são aqueles que conseguem dialogar com as intenções de aprendizagem do aluno e as demandas do mercado, por meio de uma metodologia de ensino moderna.

Para isso, os cursos precisam atender todas as exigências do MEC, por exemplo, relacionadas com:

  • infraestrutura;
  • carga horária de atividades;
  • especialização dos professores;
  • formas de avaliação;
  • atividades complementares;
  • TCC;
  • validade do diploma.

Além disso, não podemos nos esquecer de que um curso de graduação EAD em Curitiba também está antenado com as perspectivas de empregabilidade. Se possível, constrói parcerias com empresas para receber alunos na fase de estágios.

Nesse quesito, a Unopar já sai na frente. Ao se matricular por aqui, você tem acesso exclusivo ao Canal Conecta. Nesse portal, pode encontrar vagas de emprego, estágio ou trainee para dar início à sua carreira.

Analise a grade curricular

Uma maneira excelente de analisar a grade curricular de uma faculdade EAD em Curitiba é comparar as matrizes curriculares de diferentes instituições. Nesse processo, observe se elas estão de acordo com as exigências do MEC.

Inclusive, essa é uma boa oportunidade de verificar os cursos mais dinâmicos e que estejam acompanhando as exigências de mercado, ao acrescentarem disciplinas específicas.

Mesmo assim, note que existe um currículo básico. Ao fazer sua pesquisa, observe se não há discrepâncias entre uma faculdade e outra. Por exemplo, cursos com poucas matérias ou atividades práticas (principalmente nos semipresenciais).

Consulte a opinião de ex-alunos

Quem nunca fez uma graduação a distância pode ser que tenha ouvido falar de vários mitos sobre EAD. Além de conhecer a proposta das faculdades, colher a opinião de ex-alunos a respeito da instituição e seus cursos é uma ótima maneira de acabar com “achismos” e desconfianças.

As redes sociais e comunidades de estudantes na internet podem ajudar bastante nessa hora. Então, colha depoimentos deles, veja suas posições profissionais e questione o quanto a faculdade ajudou nesse caminho.

Verifique a nota da instituição no MEC

A avaliação dos cursos de graduação pelo MEC é a maneira que o governo federal encontrou para atestar a qualidade do ensino superior no Brasil. Para isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) criou uma série de indicadores para chegar ao conceito das graduações e da instituição, que você pode consultar a qualquer momento.

Tour pela prova do Enem

São eles:

  • nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade);
  • Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD);
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC);
  • Índice Geral de Cursos (IGC).

Esses conceitos reunidos darão uma boa noção ao MEC da qualidade institucional. As notas do CPC e IGC são de 1 a 5, sendo que 3 diz que os cursos atingem as exigências de funcionamento; 4 e 5 são notas boas.

A cada ciclo avaliativo, o MEC vai até as faculdades e, com base no IGC das instituições e no que foi percebido na visita, atribui o Conceito Institucional. Há, ainda, a avaliação institucional realizada por comissões internas e externas.

Todos esses dados definem a autorização de funcionamento e renovação do reconhecimento do curso EAD em Curitiba. Ou seja, dados essenciais para você saber se vale a pena ou não fazer uma graduação a distância naquela faculdade.

Pesquise sobre a infraestrutura da faculdade

Procure conhecer as instalações da faculdade, por meio de fotos, vídeos ou uma visita ― se for possível. Assim, você tem condições de saber como são as salas de aula e espaços oferecidos.

Verifique quais são as instalações utilizadas para atividades práticas e encontros presenciais, quando houver. Especialmente em cursos semipresenciais, veja se há laboratórios, equipamentos, salas de conferências, bibliotecas e outros espaços específicos.

O Portal do Aluno também é outro ponto importante. Quais são as tecnologias oferecidas, como ficam disponibilizados os materiais de estudo e como é o relacionamento entre professores e alunos são outras dúvidas importantes a serem solucionadas.

Veja a qualidade do corpo docente

A qualidade do corpo docente diz muito a respeito do curso. Verifique a porcentagem de professores com títulos de especialistas, mestres e doutores, bem como sua experiência acadêmica e de mercado.

Uma grande preocupação da faculdade EAD em Curitiba é unir essas duas questões quando se trata de cursos a distância. O motivo é que o professor com atuação plena no mercado consegue direcionar assuntos relacionados com o cotidiano da profissão na atualidade.

No entanto, isso não exclui os professores que dedicaram sua vida à atividade acadêmica. Algumas disciplinas teóricas ou experimentais exigem profissionais focados no ensino e pesquisa. O ideal é existir um equilíbrio na quantidade de docentes conforme as necessidades do curso.

Saiba por que cursar uma graduação EAD na Unopar

A Unopar é uma das instituições tradicionais de Curitiba, com destaque para ofertas de ensino a distância. Hoje, são mais de 90 cursos de graduação, pós-graduação e livres, com cerca de 320 mil estudantes, matriculados nos polos da faculdade EAD presentes quase todos os estados.

Além da tecnologia presente no ambiente de aprendizagem ― a sala de aula virtual ―, o apoio presencial dos polos permite que os alunos tenham encontros com seus tutores, frequentem laboratórios (no caso de cursos semipresenciais) e realizem as etapas do processo avaliativo. Tudo isso com um ensino centrado em você.

Por fim, a mensalidade cabe no seu bolso e, ainda, há benefícios como a bolsa incentivo da Unopar, para que você ganhe ainda mais fôlego na hora de continuar estudando.

Quem sabe você não acaba de encontrar a melhor instituição EAD em Curitiba? Então, não perca mais tempo e dê o primeiro passo rumo à transformação de sua carreira. Inscreva-se já em um de nossos cursos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados