Conheça tudo sobre a área de Educação Física!

Educação Física

Desconto nota do Enem

Conhecer a fundo os detalhes do mercado de Educação Física é o objetivo de vários vestibulandos pelo país. Afinal, antes de bater o martelo sobre essa carreira, é importante saber quais as particularidades dela e, em especial, que tipo de realizações profissionais proporciona, não é mesmo?

Pensando nisso, trouxemos um post que explica o que é a Educação Física, quais as especialidades de atuação desse meio e os diferenciais da formação do educador físico em relação a outros segmentos da área da saúde. Continue lendo e saiba mais!

O que é a área de Educação Física?

Educação Física é uma categoria profissional voltada à promoção do exercício físico, do esporte, do movimento e da recreação aos níveis amador e profissional em toda a sociedade. O motivo disso é simples: as diferentes atividades existentes e praticadas ao redor do mundo ajudam no(a):

  • bem-estar físico e mental do ser humano;
  • aumento e recuperação da saúde;
  • ganho de longevidade de vida;
  • definição corporal;
  • desenvolvimento osteomuscular nas diferentes faixas etárias.

Não para menos, ela é reconhecida na Tabela de Área de Conhecimento, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como uma das muitas áreas da saúde, um dos eixos do mercado mais tradicional e importantes para a evolução da sociedade.

Como a área de Educação Física funciona?

Ela funciona a partir de programas de prática — com aulas, sessões, treinamentos, coreografias e afins — de uma das quatro modalidades base da área (exercício físico, esporte, movimento e recreação).

Geralmente, esses programas trabalham com cronogramas de progressão e uso de equipamentos para que o praticante não só mantenha os resultados físicos e mentais já obtidos, mas também consiga ampliá-los.

Porém, muitos educadores físicos também optam, de acordo com a ocupação que exercem e o local onde atuam, por atividades livres, intensivas e/com foco no lazer. Vale mencionar que a área não se restringe a isso.

Muitos profissionais atuam no ramo sem trabalhar diretamente com o público final, realizando pesquisas científicas, elaborando materiais didáticos e instrucionais e desenvolvendo a docência universitária.

Como está o mercado de trabalho de Educação Física no Brasil?

De acordo com o portal do Conselho Federal de Educação Física (COFENF), a categoria conta atualmente com 576.666 profissionais no mercado. Esse é um número que mostra o peso da área ao nível nacional e como ela vem sendo procurada como opção de carreira por muitos brasileiros.

Porém, o ramo nem de longe está sobrecarregado. Afinal, não faltam praças de atuação em território nacional, algumas com milhões de potenciais clientes. Por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro, sozinha com os 6,7 milhões de habitantes que tem, já renderia cerca de 12 clientes para cada um dos 576.666 educadores físicos do país.

Para completar, a atuação desses indivíduos é bastante flexível. Muitos trabalham em academias, clubes, centros de treinamento e afins. Porém, uma grande parcela constrói a carreira sem vínculos empregatícios. Isso porque prestam serviços para pessoas físicas (como personal trainers) e pessoas jurídicas (como escritórios de assessoria e planejamento de esporte).

Quais as principais atribuições do profissional de educação física?

As atribuições do educador físico variam conforme o campo em que ele atua. Porém, é possível traçar um panorama de funções que se repetem, independentemente da carreira que escolheram, porque estão relacionadas ao resguardo da integridade física de clientes e a correta promoção da atividade física. Veja:

  • avaliação da capacidade, do movimento e do condicionamento físico;
  • orientação de atividades físicas, em especial, relacionada ao equilíbrio, à postura, ao desempenho motor e ao uso da força para evitar lesões e acidentes;
  • coordenação de grupos de corrida para o aprimoramento da mobilidade e das funções fisiológicas em situações de grande esforço fisiológico e anatômico.

Quais as áreas de atuação desse profissional?

Não, a educação física não se resume apenas à prática de atividades físicas ou desportivas. Prova disso, é que existem 17 campos de atuação definidos oficialmente pelo Conselho Federal de Educação Física.

Abaixo, você vê quais são eles e qual o foco dessas especialidades, conforme estabelecido no portal do órgão. Acompanhe atentamente!

Psicomotricidade

A psicomotricidade foca atividades de intervenção de diversas intensidades para o desenvolvimento, a adequação e a recuperação de aspectos importantes da mobilidade corporal. É uma área que, frequentemente, lida com pessoas que apresentam alguma limitação ou deficiência relacionada à força motriz, desde crianças a idosos.

Avaliação física

A avaliação física se destina, como o nome já deixa claro, à análise e à conferência de dados corporais daqueles indivíduos praticantes de atividades físicas.

Essa é uma área crucial tanto para amadores quanto para profissionais, pois faz indicações e contraindicações de modalidades esportivas e exercícios que podem ser realizados, em quais circunstâncias e sob que cargas e níveis de intensidade. Tudo personalizado, de acordo com as características e necessidades das pessoas.

Ginásticas esportivas

As ginásticas esportivas são uma área que trabalha e desenvolve as competências técnicas de atletas profissionais que pretendem disputar competições de ginástica. Entre eles estão: a artística, a rítmica, a aeróbica, a acrobática e a de trampolim.

Esporte

O campo de esporte é um dos mais procurados por quem faz a faculdade de Educação Física. Isso porque o segmento permite que o profissional trabalhe na gestão da carreira esportiva de atletas, preparando-os para competições oficiais em modalidades individuais e coletivas no Brasil e no mundo.

Desportos aquáticos

O professor de educação física com especialização em desportos aquáticos treina os profissionais que vão competir na natação e em variações da prática (como nado sincronizado, saltos ornamentais e polo aquático).

Treinamento esportivo/físico

O treinamento esportivo/físico, por sua vez, traz o cenário no qual o profissional de ed. física atua como treinador de praticantes amadores e recreativos de modalidades esportivas. As atividades buscam, em sua maioria, o maior rendimento dessas pessoas, além do estímulo ao lazer, ao bem-estar e à socialização.

Fisiologia do exercício e do esporte

A fisiologia do exercício e do esporte trabalha com testes e avaliações para identificar padrões fisiológicos que são mais impactados e beneficiados na realização de atividades físicas — melhorando, assim, o desempenho dos praticantes.

Ginástica laboral

A ginástica laboral é um campo estabelecido recentemente na categoria, mas com um objetivo de suma importância: a assistência ao trabalhador no espaço corporativo. Dessa forma, busca agir de forma preventiva no surgimento de doenças laborais causadas por falta de ergonomia, repetições de movimento ou baixa mobilidade corporal.

Treinamento resistido/musculação

A especialidade de treinamento resistido/musculação é aquela destinada à orientação e ao planejamento das atividades de musculação, feitas, em sua maioria, em academia. Ela envolve desde o planejamento de cargas até o cronograma de grupos musculares a serem trabalhados por dia para evitar fadiga ou lesões.

Biomecânica do exercício

Biomecânica do exercício é uma das matérias de Educação Física que você pode seguir como campo de atuação. Basicamente, ele foca o estudo e a avaliação da anatomia e fisiologia humanas envolvidas na realização de atividades físicas.

Tour pela prova do Enem

Assim, é possível desenvolver e aprimorar metodologias de trabalho que otimizem esses aspectos do corpo e permitam melhores resultados nos exercícios.

Cardiovascular

O segmento cardiovascular trata a adaptação de atividades físicas para pessoas com condições de saúde parcial ou totalmente incapacitantes de grande impacto. Aqui os programas desenvolvidos focam, acima de tudo, o condicionamento físico a partir de práticas de movimento e recreação.

Pilates

O educador físico que opta pela especialização em pilates dedica a carreira à promoção dessa atividade como recurso de bem-estar, qualidade de vida e reabilitação da saúde.

É um profissional que conhece não apenas a proposta do exercício, mas alguém apto a realizá-lo em diferentes níveis de complexidade, em múltiplos espaços e com públicos diversos (em idade, gênero, condição motora, resistência física etc.).

Hidroginástica

Na área de hidroginástica, você atua com atividades aeróbicas planejadas para serem executadas em piscinas. Elas podem ser promovidas individual ou coletivamente.

O objetivo é tirar o máximo proveito da prática e dos recursos terapêuticos que a água tem e que trazem, em diferentes faixas etárias, mais condicionamento, relaxamento e desenvolvimento físico.

Saúde coletiva

Essa especialidade dá destaque à importância da Educação Física no campo do bem-estar físico e mental. Isso porque ela é focada na Atenção Primária à Saúde, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quem atua aqui desenvolve ações aos níveis municipal, estadual e federal com o apoio, promoção e prevenção que focam a qualidade de vida dos cidadãos.

Saúde mental

O campo da saúde mental é voltado à rede de saúde, mais especificamente aos centros de atendimento psicossocial. É uma especialidade que trabalha com o exercício físico enquanto um mecanismo de controle de sintomas de transtornos mentais, além de ser um recurso efetivo para a estabilização do humor, da disposição e da cognição.

Ela também é desenvolvida, com foco na autonomia e na qualidade de vida, com pacientes que têm transtornos de comportamento e dependência química.

Saúde da família

A saúde da família também segue o caminho das outras duas especialidades já citadas, tendo forte atuação no SUS. A diferença é que ela é voltada para a constituição familiar, promovendo o acompanhamento a longo prazo das pessoas atendidas na rede pública e contribuindo para o desenvolvimento personalizado de programas de atividade física conforme a realidade delas.

Educação física escolar

Educação física escolar é um campo de atuação voltado especificamente para a rede de educação básica do país (pública e privada). O profissional assume o ensino-aprendizagem das atividades físicas e esportivas adaptadas para esses espaços.

As aulas acontecem semanalmente, ou conforme um cronograma personalizado para a rotina dos estudantes — turno singular (manhã/tarde) ou integral —, e conforme a faixa etária deles — crianças, pré-adolescentes e adolescentes.

Como ingressar nesse mercado?

Ao contrário de outras carreiras da área da saúde, como Medicina, Psicologia e Odontologia, a Educação Física dispõe de dois tipos de graduação: o Bacharelado e a Licenciatura, ambos com 4 anos de duração. O primeiro formato traz uma capacitação para o mercado de trabalho geral, enquanto o segundo centra a sua qualificação profissional para a docência.

Para se tornar um educador físico, os dois caminhos são válidos e devidamente reconhecidos pelo CONFEF. Porém, não é raro ver pessoas que decidem ter uma habilitação plena. Ou seja, fazem os dois cursos, quase sempre seguidos um do outro.

Como compartilham muitas disciplinas em comum, especialmente nos primeiros semestres acadêmicos, é possível reaproveitá-las na matrícula da segunda graduação. Isso abre a possibilidade para que a segunda formação seja realizada em menos tempo — cerca de dois a três anos.

Dessa forma, o recém-formado tem acesso a todas as áreas de atuação da categoria, restando decidir, posteriormente, em qual delas vai se especializar.

Como a Unopar te ajuda a ser educador físico?

Algo que ajuda, sem dúvidas, é escolher uma faculdade que disponibilize os dois cursos: a Unopar. Isso vai facilitar (e muito) o processo de transição entre as duas habilitações.

Mas não só isso. A Unopar oferta tanto o Bacharelado quanto a Licenciatura em Educação Física com aulas a distância (EAD). Isso permite que os alunos tenham mais autonomia e recursos tecnológicos ao longo do aprendizado.

A instituição ainda conta um programa de avaliação continuada no qual o desempenho universitário não é medido exclusivamente por notas, mas pelo desenvolvimento profissional (teórico e vivencial) dos estudantes.

Ainda há um diferencial que ajuda na entrada no mercado: o Canal Conecta. Um portal online no qual empresas conveniadas à faculdade disponibilizam vagas de estágio e emprego para você começar a estruturar o seu currículo e conhecer a realidade do mercado.

Faça Educação Física na Unopar!

Ao longo do texto, você viu como a educação física conta com possibilidades diferentes de formação. Além disso, é uma área que está em constante crescimento em todo o país porque engloba especialidades em diferentes setores do mercado, como o esportivo, o escolar, o de saúde e até mesmo o laboral.

Ou seja, ao escolher esse ramo, não vão faltar oportunidades de trabalho com públicos diversos para você. Invista na sua capacitação como educador físico e tenha uma carreira de sucesso!

Ficou interessado em cursar Educação Física? Inscreva-se no vestibular Unopar, podendo usar, inclusive, a sua nota do Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados