7 motivos para fazer Licenciatura em Educação Física

educador físico e aluna

Desconto nota do Enem

Você sabia que, cada vez mais, as pessoas procuram atividades relacionadas ao bem-estar e uma atitude de prevenção quanto a problemas de saúde? Não é à toa que a longevidade é encarada como uma das maiores preocupações do século XXI. Com isso, o interesse pela prática de esporte tem crescido entre os brasileiros, tornando a Licenciatura em Educação Física uma ótima aposta de graduação.

Se você gostaria de ensinar e instruir as pessoas a fazerem atividades da melhor forma, ganhando mais saúde e disposição, então o curso de Educação Física é perfeito para você. Uma vez que o interesse pelos exercícios está aumentando, também cresce a necessidade de profissionais qualificados e atenciosos.

Mas as vantagens de fazer a Licenciatura em Educação Física vai muito além disso. Acompanhe este post para ter todas as informações que vão levar você a tomar uma decisão certeira!

Licenciatura ou Bacharelado em Educação Física: como escolher?

Se você já fez pesquisas sobre essa graduação, sabe que, para se tornar um profissional de Educação Física, pode escolher entre dois formatos de qualificação. A diferença entre Bacharelado e Licenciatura é simples:

  • o Bacharelado forma profissionais para trabalharem como treinadores em academias, clubes ou serem autônomos. Ainda conseguem empregos em hotéis, spas e resorts e clínicas de saúde, como as casas para terceira idade. Também prestam consultoria a atletas ou no ramo do trabalho, com a ginástica laboral. Os bacharéis podem empreender, abrindo academias ou sendo personal trainning;
  • a Licenciatura em Educação Física foca a área da educação e da pesquisa. Assim, é possível conseguir empregos em escolas da rede pública ou particular, em institutos de pesquisa ou faculdades, construindo uma carreira acadêmica com mestrado e doutorado. Nessa última opção, vão atuar formando os professores para a área.

Por que escolher a Licenciatura em Educação Física?

Entendeu as diferenças? Não é complicado! Aqui na Unopar, temos o curso de Educação Física na Licenciatura, com o compromisso de oferecer um ensino de excelência para os futuros profissionais. Veja por que escolher esse formato de graduação!

1. Vasta área de atuação

Engana-se quem acredita que, ao optar pela Licenciatura em Educação Física, terá apenas as aulas no ensino fundamental e médio. Desde o começo dessa faculdade, você pode se dedicar à iniciação científica com projetos de pesquisa do seu interesse. Isso facilita tanto a possibilidade de fazer mestrado assim que se formar quanto trabalhar em institutos de pesquisa.

Para quem busca a carreira acadêmica, dando aulas em faculdades, a Licenciatura também é a melhor opção. De toda forma, você terá um ensino completo.

2. Múltiplas oportunidades de especialização

Hoje, a faculdade de Educação Física traz conhecimentos variados aos estudantes, como questões que envolvem o movimento humano, a saúde coletiva, a recreação para crianças de todos os tamanhos, os esportes adaptados, entre outros.

Nesse sentido, após concluir a graduação em Educação Física, poderá se especializar em diversos temas, para enriquecer suas aulas ou seus projetos de pesquisa. Entre eles, podemos citar:

  • Atividade Física Adaptada, que entende e traz possibilidades para aqueles que têm deficiência visual, auditiva, motora e intelectual;
  • Educação Física com Ênfase em Treinamento Desportivo, assim, você tem todo arsenal para preparar profissionais que vão lidar com atletas ou times;
  • Bioquímica do Exercício, que traz uma visão científica do movimento, analisando o corpo humano, seu funcionamento e suas estruturas;
  • Fisiologia, Avaliação e Prescrição de Exercício Físico, que permite aos profissionais ter mais conhecimento técnico-pedagógico para escolher e prescrever as melhores atividades.

3. Mercado em ascensão

Como vimos, o mercado está em alta tanto para os bacharéis quando para quem opta pela Licenciatura em Educação Física. Isso porque existem inúmeros tratamentos físicos para prevenir ou cuidar de lesões, ganhar em qualidade e longevidade.

Uma vez que a população está envelhecendo mais, a atividade física funciona como prevenção de problemas e condições que vão chegando com o passar da idade. Tanto é que clínicas para idosos têm sido uma opção de franquia bem procurada.

Tour pela prova do Enem

Nas escolas, também existe uma carência de profissionais dedicados e interessados em fazer do esporte muito mais que um passatempo, mas, sim, uma atividade rotineira e necessária.

4. Valorização salarial do profissional

Já se perguntou quanto ganha um professor de Educação Física? Na verdade, os valores variam muito. Quem está começando pode ficar na casa dos R$ 2.272,42. Mas aqueles que optam pela Licenciatura podem prestar concursos e ultrapassar os R$ 6.000, visto que as escolas têm necessidade de professores da área.

Além disso, é possível empreender, prestar consultorias e construir uma carreira de autônomo. Nesse sentido, quanto mais conhecido e mais networking você fizer, melhores são as chances de conseguir um salário maior.

5. Possibilidade de trabalhar como empregado ou autônomo

Você não vê muita vantagem em ter carteira assinada e trabalhar sob o regime de CLT? A boa notícia é que também pode ser autônomo. Nesse formato de trabalho, há opções de ministrar aulas em diversos colégios e faculdades ou trabalhar em institutos.

O segredo do trabalho autônomo é construir um ótimo marketing pessoal, fazer postagens no LinkedIn e contar com um networking forte.

6. Custo-benefício do curso de graduação

A opção de Licenciatura em Educação Física da Unopar tem um ótimo custo-benefício. Além das mensalidades que cabem no seu bolso, você ganha um ensino de qualidade, que abre caminho para que se torne um profissional diferenciado e competitivo.

7. Construção de uma carreira na área de educação

Quantas memórias boas não temos de nossos professores, não é? Quem faz o ensino superior de Educação Física, na opção Licenciatura, poderá dar aulas que ficam marcadas para os alunos, ajudando na formação deles, e também trabalhar ativamente para aperfeiçoar a educação no Brasil.

E quem faz Licenciatura EAD em Educação Física na Unopar, tem a vantagem de poder se formar em Bacharel também em apenas 1 ano! Confira essa novidade 😉

Para quem adoraria fazer graduação na área, mas fica com medo de comprometer a rotina de trabalho, a boa notícia é a graduação de Educação Física EAD. A opção da Unopar existe tanto para Licenciatura quanto Bacharelado e é 100% digital. Assim, você assiste às aulas na sala de aula virtual, faz os trabalhos, consulta matérias e troca ideias com professores e colegas, tudo da sua casa. Em qualquer uma das modalidades ou formatos, você tem acesso ao Canal Conecta, para se aproximar da vaga de emprego ideal.

Lembre-se de que o ensino superior é uma necessidade diante de um mercado tão competitivo. Cursar Licenciatura em Educação Física traz muitas vantagens e ótimas chances de progresso para a sua carreira. E, então? Que tal dar mais um passo rumo ao sucesso?

Venha para a Unopar! Faça a inscrição no vestibular agora mesmo e garanta um futuro promissor!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 158

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados