Como funciona o vestibular de Fisioterapia?

fisioterapia vestibular

Desconto nota do Enem

Seu desejo é fazer uma faculdade que traga reconhecimento no mercado de trabalho, boas remunerações e possibilidade de crescimento pessoal? Então, é possível que os cursos da área da saúde sejam ideais para você. Entre eles, uma boa opção é o Bacharelado em Fisioterapia!

Essa é uma área em amplo crescimento, em que os profissionais lidam com a prevenção e o tratamento de lesões variadas no sistema musculoesquelético. Toda a população pode se beneficiar do serviço de um fisioterapeuta, desde atletas à “gente como a gente”. Você ainda tem ótima remuneração nesse segmento: cerca de R$ 2.978,841.

Mas afinal, como funciona o vestibular de Fisioterapia? O que precisamos fazer para ingressar nessa faculdade? A seguir, responderemos uma série de perguntas sobre esse assunto e mostraremos como a Unopar pode ajudar! Vamos lá?

Saiba quais são as possibilidades de ingresso na faculdade de Fisioterapia

Quer saber tudo sobre Fisioterapia? Então, você precisa começar por entender como entrar nessa faculdade, certo?

Há alguns caminhos que podem ser seguidos por quem quer investir nessa carreira. O primeiro, e mais clássico, é fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com essa nota, você pode participar de programas com o Sisu, FIES, Prouni e até mesmo ingressar diretamente em faculdades particulares.

A segunda alternativa é fazer vestibulares próprios das instituições de ensino. Algumas faculdades públicas ainda trabalham com esse tipo de prova, mas elas são mais comuns em cursos particulares.

Veja qual é a nota de corte para essa faculdade

Um ponto muito importante para a preparação para um vestibular é conhecer a sua nota de corte. Esse é um valor que corresponde à pontuação obtida pelo último candidato chamado para fazer a matrícula.

Vamos imaginar o seguinte: pense que o curso de Fisioterapia tem 100 vagas disponíveis. A pessoa que se deu melhor em todo o vestibular — o 1º colocado — fez uma pontuação de 750.

Já o 100º colocado — ou seja, o último a ser convocado para matrícula — pontuou em 650. Essa será a nota de corte, “cortando” a lista entre os que foram aprovados e os que precisarão esperar as próximas chamadas.

Prouni

Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do Governo do Brasil que concede bolsas integrais ou parciais (de 50%) para estudantes de baixa renda de todo o país.

Para participar, você precisa ter feito a nota do Enem e tirado, no mínimo, 450 pontos. As notas de corte para Fisioterapia giram em torno dos 650 pontos.

FIES

Se o Prouni concede bolsas para os estudantes, o papel do FIES é oferecer opções de financiamento dos valores das mensalidades. As parcelas só serão pagar após o término da graduação e, durante o curso, o aluno só precisará arcar com algumas taxas de manutenção do contrato.

As notas de corte desse programa para Fisioterapia giram em torno dos 550 pontos. No entanto, infelizmente ainda não é possível contar com FIES para EAD.

Sisu

Por fim, temos também o Sisu, uma alternativa de ingresso no ensino superior com a nota do Enem. Aqui, as vagas concedidas valem apenas para faculdades públicas e a concorrência costuma ser bem alta, o que também eleva a pontuação necessária.

Tour pela prova do Enem

As notas de corte do Sisu para Fisioterapia giram em torno dos 730 pontos. Essa é uma das modalidades de mais difícil ingresso e conta com poucas vagas a cada ano.

Entenda como é a prova de vestibular de Fisioterapia na Unopar

Uma alternativa para quem quer usar a nota do Enem é utilizá-la como substituta ao vestibular tradicional das faculdades. Mas, se esse não for o caso — ou se, quem sabe, você quiser ter um plano B —, também é possível fazer esse tipo de prova.

Na Unopar, a modalidade utilizada é a do vestibular online. Ele é feito em uma plataforma intuitiva, completamente segura e muito simples de usar. O resultado sai bem rápido e você não fica um tempão para descobrir se passou ou se precisará tentar novamente!

Ah, outra coisa: aqui, é possível optar por um vestibular com 100% de bolsa, sabia? Contamos com uma série de descontos e créditos que poderão aliviar o seu orçamento e ajudá-lo ao longo de sua vida acadêmica.

Esteja preparado para fazer a prova 

Agora, veremos algumas dicas para que o seu desempenho na prova — seja o Enem ou o vestibular próprio da faculdade — seja bem satisfatório!

Conte com a ajuda de bons materiais

O apoio de professores qualificados e bons materiais é indispensável para quem quer ir bem no vestibular. Uma boa opção online — e gratuita! — é o portal Trilha do Enem. Nele, você tem acesso a videoaulas e muitos simulados.

Faça simulados e resolva muitas questões

Já que estamos falando sobre simulados, uma boa preparação para o vestibular envolve também a resolução de questões. Elas ajudam você a ampliar a sua bagagem de conhecimento e revisar conteúdos importantes.

Tenha um cronograma de estudos

Para evitar a procrastinação, é bacana investir na elaboração de um cronograma de estudos que envolva as matérias que mais caem no vestibular e no Enem.

Estude Redação

Nesse processo, não deixe de fora a produção de textos! Ela conta muito na nota final. Por isso, estude técnicas de redação e escreva bastante! Esse cuidado será fundamental para não travar na hora da prova.

Faça revisões

Ao longo do ano de estudos, é comum que alguns assuntos fiquem esquecidos em nossa mente. E nada de lembrá-los na hora da prova, não é? Por isso, invista em revisões periódicas, que podem ser feitas com a leitura da teoria, criação de resumos ou até mesmo a resolução de questões!

Cuide de sua mente e de seu corpo

Por fim, uma dica importante: cuide de sua saúde! Alimentação, sono, descanso e lazer são elementos cruciais para que você garanta a sua aprovação no seu vestibular de Fisioterapia.

A hora é agora!

Não há motivos para perder mais tempo, ok? Você pode começar o seu futuro o quanto antes e ingressar em um bom curso após fazer o vestibular de Fisioterapia. Essa é uma área que renderá ótimos frutos para a sua vida profissional e pessoal!

Inscreva-se agora mesmo para o vestibular de Fisioterapia da Unopar! Faça a prova no conforto de seu lar e amplie as suas chances de ingressar em uma ótima instituição já no próximo semestre.

1 Salário.com.br

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados