Por que se juntar a um grupo de estudos potencializa o aprendizado?

grupo de estudos

Desconto nota do Enem

Você tem buscado meios de estudar melhor? Que tal participar de um grupo de estudos? Reunir-se com outras pessoas pode ser bom não só para absorver conteúdo, como também para fazer novos amigos e ter um ambiente descontraído ao seu redor — desde que priorizando o aprendizado. Se for em uma graduação, dá até para começar a montar sua rede de contatos profissionais (network).

O grupo é importante, em especial, para quem faz uma faculdade de ensino a distância (EAD), já que estuda sozinho na maioria das vezes. Além do mais, mesmo que você seja um autodidata, aprender em equipe pode ajudar a aprimorar seu aprendizado, pois há compartilhamento de conhecimento e oportunidade de ensinar outras pessoas, de modo a consolidar o que você sabe. Legal, não é?

Aliás, se você quer saber outras vantagens dessa prática, continue lendo e veja o que preparamos!

Por que os grupos de estudos são importantes na graduação online?

Os grupos de estudo são reuniões de pessoas interessadas em aprender assuntos, tirar dúvidas, contribuir com colegas, entre outros propósitos. Devido a isso, eles são muito úteis durante a graduação.

E não para por aí. Eles ainda auxiliam o estudante a evitar procrastinar em casa, pois a presença de outros colegas ajuda a focar o conteúdo a ser aprendido, desde que todos estejam centrados em aprender. Portanto, se você tem tendência a deixar para amanhã as suas leituras e pesquisas, que tal chamar uns colegas para estudar juntos antes que essa situação se prolongue demais?

Outro ponto interessante é que a reunião constante colabora para formar e reforçar amizades que podem ser importantes no futuro, tanto pessoal quanto profissionalmente. Afinal, seus colegas também se formarão na mesma área que você.

Vai que, no futuro, um deles o indica a uma vaga na organização em que trabalha, torna-se seu parceiro de negócios ou até um sócio ao abrirem uma empresa? O contanto constante ajuda a conhecer melhor os seus colegas!

Quais os benefícios de um grupo de estudos?

Além de ajudar a evitar a procrastinação e possibilitar a formação de contatos profissionais, há outros benefícios que tornam os estudos em conjunto importantes para quem quer melhorar seu aprendizado, especialmente se faz uma faculdade. Veja alguns a seguir!

Tirar dúvidas

Uma parte do conteúdo não entra na cabeça? Você está quase aprendendo algo, mas tem um detalhe que não faz muito sentido? O grupo de estudos pode ser a solução para ambos os casos!

Um ou mais colegas poderá explicar de maneira mais simples de entender essa parte que não parece fazer sentido ou que você tem dificuldade em compreender. E você também poderá fazer o mesmo para eles, como veremos melhor adiante.

Obter motivação para estudar

Uma vantagem do grupo de estudos é que ele é útil quando se precisa de motivação! Ter vários colegas interagindo para que todos aprendam ajuda a “dar um empurrãozinho” em quem está disperso, não consegue se motivar ou mesmo luta contra a procrastinação.

Tour pela prova do Enem

Trocar informações

A troca de informações não envolve só os conteúdos que foram combinados previamente para estudar. Durante a reunião, você poderá aprender outros assuntos de matérias diferentes ou, ainda, orientações sobre provas, trabalhos, processos do curso etc.

Explicando melhor: se, no seu grupo, tiver gente que já fez um módulo, uma disciplina ou um semestre da faculdade e, portanto, está à frente de você e seus colegas no curso, essa pode ser uma boa oportunidade para aprender algo útil. Você poderá obter dicas para fazer um bom trabalho ou, ainda, para estudar conteúdos que costumam cair mais na prova e, assim, tirar uma boa nota nela. Já pensou?

Escutar outros pontos de vista

Às vezes, temos uma ideia bem definida de um assunto, mas incompleta. Conversar com outros colegas pode ajudar a compreender o que falta ou, ainda, a mudar esse entendimento inicial, bem como o ponto de vista sobre o tema.

Isso pode evitar que você erre questões nos testes. Também ajuda a melhorar seus trabalhos e demais atividades acadêmicas, especialmente em questões e em exercícios mais subjetivos.

Ajudar outras pessoas em suas dificuldades

Tem o outro lado também! Não só você recebe ajuda, como também pode auxiliar os colegas com dificuldades de entender conteúdos. O melhor é que, nesse processo, você pode validar o que sabe enquanto ensina, de modo a tornar mais aderente esse conhecimento, isto é, ficar mais familiarizado com ele.

Construir amizades

Como mencionado antes, os grupos de estudos são oportunidades de se reunir com outras pessoas e formar redes de contatos tanto pessoais quanto profissionais. Nesse caso, já imaginou que alguns de seus grandes amigos poderão surgir dessas reuniões de estudo? Pois é. Há chance de encontrar não só pessoas que podem indicar você a vagas de emprego, mas também alguns amigos para toda a vida!

Possibilitar convivência humana em cursos EAD

Em cursos EAD, o contato humano tende a ser menor, porque se utiliza mais o ambiente digital para o ensino. No entanto, os grupos de estudo podem compensar parte disso, permitindo que você conheça seus colegas e interaja com eles.

Como montar um grupo de estudos se faço faculdade EAD?

Agora que você já viu o que é um grupo de estudos, qual a sua importância e quais são os seus benefícios, que tal montar um? Vocês podem estudar em casa mesmo, seja na sua residência, seja na de outro colega. Outros espaços que podem ser usados são bibliotecas (especialmente se tiverem salas para grupos), parques (se gostar de algo a céu aberto), lanchonetes ou cafés etc.

No caso de uma faculdade EAD, você pode se juntar a outros colegas do curso que moram perto e reunir-se no polo da faculdade para estudar. Se não conseguir, dá até mesmo para criar grupos online para estudo.

Para isso, você pode usar chats e outras ferramentas da plataforma EAD da faculdade online ou, ainda, mídias e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), mensageiros instantâneos (Telegram, WhatsApp), e-mail etc. Todos esses canais podem ser usados para encontrar colegas e combinar uma ou mais reuniões com eles!

Participar de um grupo de estudos potencializa o seu aprendizado, além de permitir o contato humano e a formação de amizades. No entanto, lembre-se de combinar com os colegas para que foquem o que precisam aprender para evitar distrações e, assim, conseguir estudar de modo adequado.

Durante o texto, mencionamos a modalidade EAD. Você sabe o que é essa modalidade e quais as suas características? Confira um artigo especial que preparamos sobre como ela funciona!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados