Quando se pensa na escolha da profissão, uma das mais gratificantes é a de professor: a pessoa que, em seu ofício, é responsável por transmitir conhecimentos e colaborar para a formação dos seus alunos. Sem dúvida, atuar na Educação tem seus benefícios.
Porém, para que isso seja possível, é preciso receber uma formação específica, que só é dada na modalidade de Licenciatura nas faculdades. No caso do curso de Licenciatura em Matemática, tema deste post, o estudante é preparado para dar aulas dessa disciplina em escolas, no ensino fundamental e no médio.
Então, se você tem interesse no assunto, continue a leitura para desvendar tudo o que quem quer ser professor de Matemática precisa saber!
O que é Licenciatura?
Quando você ingressa na educação superior, precisa não só escolher que curso quer fazer, mas, também, a modalidade de ensino em que deseja se habilitar. As opções são: Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo.
O primeiro forma profissionais para o mundo do trabalho, ou seja, para trabalhar em empresas, na Academia ou de forma autônoma. O Tecnólogo também, só que em tempo reduzido e mais voltado à prática. E a Licenciatura?
Como já apontamos, a Licenciatura é a formação específica para quem quer ser professor. O Ministério da Educação (MEC), por meio de vários pareceres, estipula as regras para Formação Superior para a Docência na Educação Básica, e só quem passa pelas disciplinas didático-pedagógicas está apto a lecionar na educação infantil, no ensino fundamental e no médio.
Por isso, para ser professor de Matemática, você deve escolher o curso de Licenciatura em Matemática. Nem é preciso dizer que, no caso dessa área, é necessário investir ainda mais, inclusive em formação continuada e em especializações.
Como é o curso de Licenciatura em Matemática?
Na faculdade de Matemática, o estudante vai aprender as disciplinas teóricas tanto de Matemática quanto de Física, mas também vai contar com uma formação humana e ética para bem desempenhar seu papel profissional em escolas públicas e privadas. Veja mais detalhes sobre o curso a seguir.
Qual é a duração?
A Licenciatura em Matemática requer do estudante o cumprimento de oito semestres, em que são oferecidas disciplinas obrigatórias, estágio e atividades complementares.
Como se distribui a grade curricular?
Na sequência desses oito períodos, o estudante conta com as disciplinas básicas e vai se aprofundando no conteúdo ao longo do curso, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades didáticas.
Aqui na Unopar, nós dedicamos os três primeiros semestres às matérias gerais e de formação humanística. Veja algumas das disciplinas que terá de cursar nesses períodos, comuns a outros cursos de Licenciatura:
- Homem, Cultura e Sociedade;
- Educação Inclusiva;
- Educação de Jovens e Adultos;
- Educação a Distância;
- Libras;
- Práticas Pedagógicas – Identidade Docente;
- Políticas Públicas da Educação Básica;
- Psicologia da Educação;
- Didática: Planejamento e Avaliação;
- Gestão da Sala de Aula.
Até aqui, nada de Matemática, como você pôde perceber. Porém, a partir do 4º semestre começam as disciplinas teóricas e didáticas, específicas da área:
- História da Matemática;
- Geometria Plana;
- Geometria Espacial;
- Geometria Analítica;
- Cálculo Diferencial e Integral;
- Álgebra;
- Probabilidade e Estatística;
- Matemática Financeira;
- Modelagem Matemática;
- Algoritmos e Técnicas de Programação;
- Metodologia do Ensino da Matemática;
- Práticas Pedagógicas em Matemática.
O percurso do estudante ainda inclui formação em Física a partir do 6º semestre:
- Fundamentos de Física I (Cinemática, Óptica Geométrica e outras);
- Fundamentos de Física II (Movimento Circular e Ondulatória, Princípios de Eletricidade e outras).
Além das disciplinas, há o estágio curricular obrigatório, no qual o aluno tem a possibilidade de aliar os conceitos teóricos à prática da sala de aula, em interação direta com os alunos.
É bem completa a formação, e o estudante sai apto a exercer — com responsabilidade, conhecimento e técnica — a importante função de formar novos cidadãos.
Qual é a faixa de preço?
Os cursos de Licenciatura têm os valores mais baixos, porque não demandam laboratórios especializados nem materiais caros, como os da área da Saúde. Se você quiser fazer o curso a distância, o valor da mensalidade EAD fica ainda mais em conta, sem perder o foco da qualidade do ensino.
Optando por uma faculdade particular como a Unopar EAD, há disponibilidade de bolsas de vários tipos: do Prouni a bolsas oferecidas pela própria faculdade.
Quais são as possibilidades de atuação profissional?
Você já sabe que o licenciado em Matemática vai atuar diretamente em escolas, não é? Mas, caso não seja essa sua opção, há outros caminhos fora da educação formal. Ao escolher entre Licenciatura ou Bacharelado, você define se quer dar aulas na educação formal ou:
- dar aulas particulares;
- lecionar em cursinhos pré-Enem e pré-vestibulares;
- elaborar materiais didáticos e questões para concursos;
- trabalhar em instituições financeiras;
- atuar em centros de pesquisa e estatística.
Vale lembrar que quem escolhe Licenciatura pode exercer essas atividades, porém, quem opta pelo Bacharelado não pode dar aulas em escolas da rede pública nem da privada — a não ser que passe por um curso de formação pedagógica.
Como se especializar?
Escolhendo Licenciatura ou Bacharelado em Matemática, o importante é fazer um plano de carreira e não se deixar estagnar na profissão. Veja algumas possibilidades:
- pós-graduação em Docência do Ensino Superior, que vai prepará-lo para dar aula na graduação, tanto no curso de Matemática quanto em engenharias, Sistemas de Informação e outros que têm a disciplina como fundamento;
- pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, para ampliar o olhar do educador sobre a escola;
- MBA em Estatística Aplicada, para atuar no mercado de trabalho em ambientes financeiros, por exemplo.
Em que áreas esse profissional pode atuar?
Falamos que quem escolhe a Licenciatura pode dar aulas. E quem escolhe o Bacharelado? Faz o quê? Como mencionamos alguns tópicos acima, vale a pena fazer a Licenciatura, pois, com essa formação, você pode tanto atuar em escolas de ensino fundamental e médio como em outras instituições de áreas diversas: bancos, seguradoras, empresas de informática e software, empresas de engenharia e por aí vai. Afinal, a Matemática está em tudo, não é?
Quais são as vantagens de cursar Licenciatura em Matemática EAD?
A formação a distância oferece muitas vantagens, mas também exige bastante do aluno. Aqui na Unopar, temos o curso de Matemática em duas modalidades:
- semipresencial: você vai à faculdade uma vez por semana apenas, e monta seu horário da forma que achar melhor ou que for mais adequada à sua rotina de trabalho, por exemplo;
- 100% online: todo o suporte é feito pela internet, mas nem por isso o aluno deixa de ser acompanhado o tempo todo. As aulas são dadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem — o Colaborar EAD — e a presença na faculdade é requerida duas vezes por semestre. Dá até para estudar em outra cidade!
E então, depois de ler este artigo, está inspirado para cursar Licenciatura em Matemática?
Agora que você já sabe como ser professor de Matemática e tem todas as informações para tomar sua decisão, inscreva-se no vestibular Unopar e comece o seu futuro!
*Sujeito a alteração.