Conheça as principais matérias do curso de Farmácia

matérias do curso de farmácia

Desconto nota do Enem

Você gosta das graduações de saúde, tem considerado uma graduação nessa área e, no momento, anda se perguntando sobre quais são as matérias do curso de Farmácia? Então, está na página certa!

Quem pretende estudar Farmácia terá pela frente uma grade curricular bastante ampla –– afinal, estamos diante de uma graduação com muitas possibilidades. Você pode trabalhar na área de química, por exemplo, assim como fabricando e criando novos cosméticos, de acordo com as tendências do momento. Sem falar na área de Farmácia Clínica, orientando sobre os melhores medicamentos à população.

Então, chega de curiosidade. A seguir, mostramos as principais matérias do curso de Farmácia da Unopar. Essa graduação prepara você para o mercado de trabalho e ajuda na conquista de um emprego. Com isso em mente, acompanhe!

Microbiologia básica

Um fato: o estudante de Farmácia e da área de saúde quase sempre se depara com a Microbiologia, disciplina dedicada a compreender a vida dos microorganismos. Ou seja, são foco os microorganismos como bactérias, fungos, vírus, eucariontes unicelulares e procariontes.

É dessa maneira que o profissional de Farmácia poderá combater doenças causadas por fungos, vírus e bactérias. Em relação ao novo Coronavírus, por exemplo, estudos intensos foram dedicados até a criação das vacinas e, ainda assim, a ciência não para, já que é preciso entender variantes e evolução desse vírus.

Ciências Morfofuncionais

As Ciências Morfofuncionais são mais algumas das matérias do curso de Farmácia que merecem destaque. Aqui, você vai explorar os conhecimentos a cerca de Anatomia Macroscópica, Fisiologia e Histologia e Embriologia. A gente traz mais detalhes sobre os temas, como você vê!

  • Anatomia Macroscópica: entendemos a estrutura e a forma dos corpos sem a ajuda de um microscópio.
  • Fisiologia: para saber de processos e funções do organismo. Por meio desse estudo, os profissionais de Farmácia entendem as respostas do organismo a diferentes estímulos.
  • Histologia e embriologia: nessa parte, o objetivo é a compreensão de tecidos biológicos, formação, funções e estrutura.

Formação Integral em Saúde

Em Formação Integral em Saúde, você analisa conteúdos que permitem visualizar toda a trajetória da saúde coletiva. 

Então, nessa matéria do curso são estudadas a educação em saúde, suas bases legais, históricas, avanços e desafios do SUS. É uma excelente disciplina para quem gosta de entender sobre a saúde pública brasileira ou deseja trabalhar em Farmácia nos órgãos governamentais.

Assistência Farmacêutica

Essa é mais uma disciplina de Farmácia que se relaciona com a saúde pública, igual a de Formação Integral em Saúde. Em Assistência Farmacêutica, você vai ver a política de medicamentos e assistência como parte integrante da política brasileira de saúde.

Você terá a percepção de um conjunto de ações voltadas à saúde e que garantem os princípios de universalidade, integralidade e equidade do SUS. Na prática, essa matéria analisa e trabalha a favor de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, vendo nos medicamentos um item vital, mas que deve ser usado de um jeito racional.

Química Geral

Quem pretende estudar Farmácia vai ter que se dedicar bastante à matéria de Química Geral. Nela, é possível saber a estrutura das substâncias, a composição e as propriedades químicas de substâncias variadas para que se chegue às melhores fórmulas de medicamentos e cosméticos em geral. Deu para entender que é uma matéria básica para todo o curso, certo?

Química Analítica

Química Analítica é mais uma das matérias básicas do curso de Farmácia. O objetivo é entender a separação, identificação e determinação das quantidades relativas dos componentes de uma amostra. 

Tour pela prova do Enem

Assim, os profissionais de Farmácia podem desenvolver os melhores métodos que vão determinar a composição química dos produtos desenvolvidos. Perceba que Química Geral e Analítica estão muito conectadas.

Toxicologia

A Toxicologia estuda os variados efeitos adversos de substâncias químicas sobre os organismos vivos. Dessa forma, ela conta com ramos variados, como:

  • Toxicologia clínica: trata dos pacientes intoxicados;
  • Toxicologia experimental: usa animais para entender a toxicidade de produtos e substâncias;
  • Toxicologia analítica: verifica substâncias tóxicas na água, urina, solo etc.

Farmácia Clínica

Essa é uma das matérias mais tradicionais do curso de Farmácia, sabia? É a partir dessa disciplina que você entende quais são os melhores medicamentos para determinadas patologias e a dosagem correta. Pensando no avanço da indústria farmacêutica, também vale se dedicar a esse estudo.

Ao ter uma boa compreensão sobre os remédios e produtos farmacêuticos, o profissional consegue receitar o melhor produto de acordo com as expectativas do paciente. Portanto, vale ficar de olho em estudos e análises de pesquisas sobre medicamentos — dessa maneira, você pode entender sobre efeitos colaterais, agilidade de tratamento, entre outros.

Cosmetologia

Toda vez que você compra um item cosmético perde um tempão lendo a composição e avaliando o que as pessoas dizem sobre ele na internet? Então, já adiantamos que vai gostar muito dessa matéria do curso de Farmácia.

Afinal, a Cosmetologia estuda tudo o que envolve a fabricação de um produto, seja um simples shampoo, seja um creme dermocosmético cheio de funcionalidades! Dessa forma, a matéria envolve desde a fórmula, passando pela pesquisa de matérias-primas, manipulação e fabricação até a comercialização e Marketing. 

Com todas essas etapas, é possível colocar no mercado um produto que surpreenda o público e caia no gosto de um jeito fácil.

Farmacologia

Nesta disciplina, você estuda membranas, receptores e ações dos fármacos nessas estruturas. Também irá compreender todo o processo de desenvolvimento e regulamentação de um novo fármaco. Outra parte interessante da disciplina são as reações adversas aos novos itens criados e avaliação de riscos.

Em qualquer uma dessas disciplinas, você encontra apoio personalizado e toda a qualidade de ensino. Aqui na Unopar, ainda dá para fazer faculdade de Farmácia a distância, no semipresencial –– modalidade EAD, com atividades presenciais. Assim, você tem mais flexibilidade para os estudos.

Depois de ler todo o texto, é provável que você esteja se questionando se estudar Farmácia é difícil e qual é a matéria mais complicada do curso, certo? A verdade é que vai muito de você e do seu perfil de estudante — por isso, a dica é prestar atenção nas aulas e se jogar nas leituras complementares. Assim, se tornará um profissional preparado!

Agora está nas suas mãos!

A indústria farmacêutica não para de crescer e inovar, ou seja, mais profissionais são contratados todos os anos. Por isso, aposte em uma faculdade com uma grade curricular atual, como esta que acabamos de mostrar, para se dar bem na profissão.

Agora que sabe sobre as matérias de Farmácia no curso da Unopar, faça sua inscrição e comece a transformar sonho em realidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 284

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados