Como está o mercado de trabalho em Londrina e quais as oportunidades?

cidade de Londina

Desconto nota do Enem

Após um período de queda causada pela pandemia do Covid-19, o mercado de trabalho de Londrina vem se recuperando. Em geral, o sul se destaca pelos baixos índices de desemprego, e o município retomou a geração de emprego nos números mais recentes.  

Vivemos um bom momento para investir em qualificação profissional e concorrer pelas vagas locais. Com o retorno do emprego em Londrina, já é possível pensar em oportunidades durante a graduação, bem como em um ambiente favorável ao obter o diploma.  

Neste conteúdo, reunimos as principais informações sobre as vagas de trabalho em Londrina e explicamos como você pode se destacar nesse mercado. Não deixe de conferir!  

Características atuais da economia local  

O mercado de trabalho de Londrina conta com setores de serviços, indústria, construção civil e comércio muito fortes. Para se ter uma ideia, a renda média mensal dos trabalhadores formais é de 2,9 salários mínimos, segundo o IBGE Cidades.   

A cidade está inserida no mercado de trabalho do Paraná. A principal característica do estado são os excelentes índices de empregos. Nos números do 1º trimestre de 2020, por exemplo, enquanto a média nacional foi de 12,2% de desemprego, o estado teve 7,9%, sendo que para os graduados o valor foi ainda menor: 5%. 

Outro ponto interessante é que, recentemente, organizações locais entraram para o ranking do GPTW, que avalia as condições ambiente de trabalho. As melhores empresas para trabalhar em Londrina, segundo a lista, seriam Apetit, Golsat, Sicoob e Uniprime. 

Número de postos de trabalho  

Os empregos tiveram queda entre março e junho de 2020, tendo em vista a pandemia. No entanto, desde julho, o mercado de trabalho em Londrina retomou o crescimento e a geração de oportunidades. Veja os dados mais recentes do Ministério do Trabalho

  • junho de 2020;
  • admissões: 3.616; 
  • demissões: 4.115;  
  • saldo: -499;
  • julho de 2020;
  • admissões: 4.523;  
  • desligamentos: 4.163  
  • saldo: 360;
  • agosto de 2020;
  • admissões: 5.642;  
  • desligamentos: 4482;  
  • saldo: 1.160;
  • setembro de 2020;
  • admissões 5.767; 
  • desligamentos 4.864;  
  • saldo: 903.

As vagas em Londrina, portanto, estão em crescimento, tendo sido gerado 2.423 empregos acima do número de demissões nos últimos três levantamentos. 

Tour pela prova do Enem

Áreas de atuação com maior demanda 

Por ter serviços, indústria, construção civil e comércio como setores principais, existe uma forte demanda por especialistas e gestores. No primeiro grupo, podemos incluir as áreas da engenharia, como Engenharia Civil e de Produção. No segundo, estão a Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Gestão de RH, entre outras. 

O segmento de restaurantes locais também é bastante desenvolvido, abrindo oportunidades para os profissionais da Gastronomia. Igualmente, por ter cerca 482 mil habitantes, existe uma demanda permanente na área da saúde, como Odontologia e Enfermagem

Perfil de profissionais mais procurado no mercado 

Nesse sentido, as melhores oportunidades profissionais são direcionadas aos graduados. Afinal, os cargos e profissões desse tipo somente podem ser exercidos por quem tem o diploma, diferentemente das vagas de ensino médio que são abertas a quase todas as pessoas. 

Vale ressaltar que mercado EAD em Londrina é similar ao presencial. Não há diferença entre os dois diplomas, e ambas as modalidades de ensino são reconhecidas pelo MEC. 

Para os alunos da Unopar, as chances de contratação são ainda maiores. Os matriculados dos cursos ganham acesso ao Canal Conecta. Nesse portal, são reunidas as vagas de estágio e emprego em Londrina, e você pode concorrer por oportunidades no segmento do seu curso superior.

Venha para a Unopar! 

Para aproveitar a retomada do mercado de trabalho em Londrina, o ponto-chave é investir em uma boa faculdade. Os cursos da Unopar são reconhecidos pelos empregadores e serão decisivos para você ter as melhores oportunidades de emprego.   

Então, faça a inscrição no vestibular da Unopar e transforme a sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados