Qual é a nota de corte do curso de Arquitetura?

nota de corte arquitetura

Para algumas pessoas, edifícios são apenas tijolos amontoados que servem uma função social. Para outras, no entanto, eles representam sonhos: da casa própria, do primeiro emprego, da chegada de novas oportunidades em um bairro que foi valorizado a partir de uma obra significativa… a lista é bem longa.

Em todos esses sonhos, há um personagem central muito importante: o arquiteto. Essa é uma profissão bem interessante e que traz diversas oportunidades de crescimento àqueles que nela investirem. Mas, afinal, qual é a nota de corte de Arquitetura e Urbanismo?

Saber a resposta para essa pergunta é fundamental para que o estudante possa se preparar adequadamente para as suas provas e, assim, conquistar a vaga que permitirá que ele participe dos sonhos da sociedade ao longo de sua carreira. Vamos descobrir mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Qual é a nota de corte para Arquitetura?

Veja quais são os valores para a nota de corte de Arquitetura nos principais processos seletivos do Brasil.

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do Governo Federal do Brasil que concede vagas para as faculdades públicas estaduais e federais de todo o país. Há vagas de ampla concorrência para estudantes de escolas particulares e com cotas variadas.

O curso de Arquitetura é bastante concorrido e conta com poucas vagas disponíveis no sistema de educação público. Por isso, as notas de corte costumam ser altas. Elas giram em torno de 700 a 750 pontos, podendo facilmente ultrapassar essa marca.

Prouni

Para quem não pode arcar com o custo das mensalidades em uma faculdade privada, o Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma das melhores opções. Também de responsabilidade Federal, esse programa concede bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) para estudantes em situação de vulnerabilidade financeira.

Nesse caso, as notas de corte — assim como a concorrência — costumam ser bem mais baixas. Na Unopar, elas não ultrapassam os 650 pontos.

FIES

Por fim, temos o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Essa é uma ótima alternativa para quem não conseguiu a bolsa integral do Prouni e gostaria de parcelar os 50% restantes da graduação ou simplesmente financiar o curso completo e pagá-lo apenas após a obtenção do diploma.

Assim como o Prouni, a concorrência do FIES para Arquitetura é bem menor do que o de outras formas de ingresso para o ensino superior. Na Unopar, as notas giram em torno dos 600 pontos.

Mas o que é nota de corte?

Esse é o nome dado a uma pontuação que “corta” a lista total de candidatos em dois grupos: o grupo dos que serão chamados na primeira chamada e os que ficarão na “lista de espera”.

Mas como essa pontuação é definida?

É bem simples. Vamos imaginar que existam 75 vagas para Arquitetura em uma determinada instituição. É óbvio que apenas 75 pessoas serão chamadas para preenchê-las, certo? Essas, portanto, serão aquelas que conseguirem as maiores notas.

O candidato que obteve a 76ª maior nota entrará para a lista de espera. A segunda chamada para matrícula acontece caso pelo menos um dos 75 primeiros convocados desista de sua vaga. A lista rodará até que todas elas sejam preenchidas de acordo com a colocação dos candidatos.

Há outras maneiras de utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Sim! O ingresso para instituições privadas normalmente acontece por meio de provas institucionais, ou seja, feitas pela própria faculdade. É aí que entram o vestibular online e o presencial –– exames personalizados com questões exclusivas.

No entanto, algumas faculdades visam a facilitar a vida de seus candidatos e oferecem a opção do uso da nota do Enem como substituição a essa prova. A Unopar é um ótimo exemplo disso!

Aqui, os mais bem colocados conquistarão as vagas, mas não há uma nota de corte propriamente dita. Trabalhamos com a nota mínima, que deve ser atingida para que você tenha uma chance de entrar na faculdade com a pontuação do Enem.

Como me preparar bem para as provas?

A preparação para o vestibular envolve uma série de fatores. Alguns dos principais são:

Esses pilares devem estar bem claros em sua mente para que as suas chances de ingressar no ensino superior sejam otimizadas. O cronograma de estudos, por exemplo, ajuda você a se organizar e evita a procrastinação. Fazer muitas questões, por outro lado, auxilia na familiarização com a prova e ajuda a combater a ansiedade na hora do exame.

A boa notícia é que é possível estudar em casa e sem gastar nada! O portal Trilha do Enem é um bom exemplo de site que fornece videoaulas ministradas por professores qualificados e que até mesmo o ajuda a organizar os estudos de maneira eficiente.

Como escolher a melhor instituição para fazer Arquitetura?

Além de saber tudo sobre Arquitetura e Urbanismo, notas de corte e vários outros conceitos fundamentais, é importante que você entenda quais são os pilares para escolher uma faculdade que realmente vá prepará-lo para o mercado.

Alguns pontos que devem ser considerados são:

  • corpo docente qualificado;
  • diferenciais competitivos;
  • foco nos estágios em Arquitetura e atividades práticas;
  • preocupação com a inovação e tecnologia;
  • uso de metodologias de ensino inovadoras.

Na Unopar, você encontra isso e muito mais! Um dos grandes destaques de nossa instituição é a possibilidade de fazer o curso de Arquitetura EAD, ou seja, a distância. Essa modalidade ajuda você a conciliar os estudos com outros aspectos de sua vida, como os âmbitos pessoal e até mesmo profissional.

Chegou o seu momento!

Gostou de saber mais sobre a nota de corte de Arquitetura e Urbanismo? Agora, você não tem mais desculpas para não começar a estudar e se preparar para esse grande momento! Em breve, estará construindo sonhos e mudando a vida de muita gente. Nós, da Unopar, acreditamos no seu potencial!

Por isso, é a hora de acreditar também! Inscreva-se para o vestibular de Arquitetura e Urbanismo na Unopar e venha fazer parte desse time campeão no mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content