Conheça os 11 melhores podcasts de Direito

mulher ouvindo podcasts de Direito

Desconto nota do Enem

A tendência agora é consumir conteúdos por áudio, sabia? Além das leituras e vídeos, por exemplo, os materiais para se ouvir têm feito muito sucesso entre quem deseja se manter informado. Por isso, trouxemos aqui uma lista de sugestões de podcasts de Direito para as pessoas que se interessam pelo tema.

Apesar de já existir há alguns anos, esse formato se tornou cada vez mais popular no Brasil recentemente. A vantagem é que a variedade de opções para ouvir tem aumentado, com qualidade de conteúdo para diferentes públicos.

Se você já é formado na área, tem interesse em fazer um curso de Direito ou simplesmente gosta de desse tipo de assunto, não perca as nossas recomendações!

Direito 4.0

Como é possível imaginar, tecnologia e Direito são os focos desse podcast. As postagens são semanais e debatem principalmente sobre a transformação do setor jurídico com o avanço dos recursos tecnológicos.

Para quem gosta de acompanhar tendências e inovações, o Direito 4.0 é uma boa indicação e oportunidade de aprender com profissionais que são referências no mercado. Cada episódio conta com pelo menos um convidado especial, e o anfitrião oficial é Gustavo Miranda, advogado e idealizador do projeto.

Salvo Melhor Juízo

O nome do podcast é descontraído, assim como os papos que acontecem entre 3 amigos (Thiago, Carolina e Gustavo, todos formados na área) sobre o mundo jurídico. Alguns convidados também são chamados ocasionalmente para contribuir com as conversas.

A ideia é justamente falar da área sem tanta formalidade para que o máximo de pessoas entendam — ou seja, até quem não estuda ou trabalha com isso pode ouvir esse podcast de Direito se gostar desse tipo de conteúdo.

Já são quase 100 episódios publicados no site do Salvo Melhor Juízo, que tratam de temas muito variados como crises constitucionais, grandes filósofos ou vertentes do Direito. Melhor ainda é aproveitar todas as indicações dos podcasters.

Direito ao Ponto

Gosta da ideia de acompanhar as notícias diariamente para ficar informado? O Direito ao Ponto é disponibilizado todas as manhãs para comentar assuntos relacionados com o mundo jurídico e fatos recentes, sendo um dos melhores podcasts de Direito.

A apresentação fica por conta de Roberto Cestari, Lucas Lopes e Ederson Rodrigues, que entendem tudo do assunto. Essa é uma ótima opção para saber das decisões que estão sendo tomadas todos os dias nos tribunais brasileiros.

Concurso públicos – Fernando Mesquita

Se o seu foco é conhecer melhor as possibilidades da trajetória no Direito e passar em um concurso público na área, o podcast do Fernando Mesquita pode ajudar. Ele também recebe convidados e combina outros temas. Como ele mesmo afirma, esse é um projeto “sobre vida e carreira, como a boa vida deve ser”.

Apesar de não existirem episódios tão frequentes, o arquivo é bastante útil –– especialmente para quem está se preparando para provas importantes e quer saber como estudar de forma eficiente.

FemiJuris

A Rede FemiJuris foi criada para fortalecer o papel feminino no contexto jurídico e reforçar a importância do espaço da mulher no mercado de trabalho, considerando a marcante desigualdade de gênero na área do Direito e em outras profissões.

O podcast é uma das iniciativas da plataforma, que conta ainda com e-books, treinamentos, eventos e outros. São poucos os episódios lançados, mas com temas interessantes que valem os minutos de escuta.

Tour pela prova do Enem

As Advogadas

Seguindo uma proposta semelhante ao tópico anterior, o podcast As Advogadas é feito por duas amigas (Deborah Salomão e Mariana Gonçalves) que compartilham suas opiniões e experiências da advocacia.

Por exemplo, há um episódio específico sobre dificuldades do início da carreira e outro só para sugerir bons livros sobre Direito. Com certeza é uma alternativa interessante para quem está querendo seguir a mesma profissão.

Fala Doutor

Advogado e professor, Renato Porto dá dicas para seguir a carreira em Direito no podcast Fala Doutor. São cerca de 30 episódios postados já há algum tempo, mas ainda assim eles reúnem um conteúdo bastante útil sobre rotina de estudos e outros temas jurídicos relevantes.

Tá fazendo Direito?

Mesmo que você não esteja fazendo a faculdade de Direito pode ouvir esse podcast para ficar por dentro dos debates apresentados por José Fernando Simão, Caio Bartine e André Figaro.

Infelizmente, depois de 62 publicações, eles anunciaram o último episódio do “Tá fazendo Direito?” em julho de 2020. Ainda assim, vale ouvir tudo o que já foi publicado, incluindo dicas sobre a vida pós-pandemia e análises da política ou do cotidiano brasileiro.

Páginas de Direito

Um desembargador aposentado (José Maria Tesheiner) e uma advogada (Mariângela Milhoranza) resolveram compartilhar seus conhecimentos no podcast Páginas de Direito. Na verdade, os áudios são uma extensão do portal alimentado pelos dois profissionais, que oferece muitas informações.

Os programas são divididos em séries, com as temáticas Jurisdição e Processo, Novo Código de Processo Civil, História do Processo Judicial e Processos Coletivos.

JurisCast

A empresa ProJuris, que atua no segmento de softwares jurídicos, também tem o seu podcast — o JurisCast. A ideia é abordar conteúdos interessantes e variados do universo jurídico, contando sempre com a participação de especialistas.

Você vai encontrar discussões sobre Direito digital, holdings familiares e tributações, além de questões atuais como inteligência artificial ou internet das coisas.

Direito ADM

O Direito ADM é outro podcast apresentado por uma mulher. Irene Nohara é doutora, professora e autora, sem contar que mantem um site rico em materiais com foco em Direito Administrativo.

Os arquivos de áudio não são atualizados com tanta frequência, mas vale a pena conferir tudo o que já foi publicado e acompanhar o seu portal de notícias.

Desenvolva a sua carreira!

Agora você já tem uma lista completa com dicas de podcasts de Direito para ouvir quando puder! Aproveite os momentos livres para aprender de uma forma diferente, inclusive, enquanto faz outras tarefas como praticar uma atividade física ou ficar no trânsito. Se ainda não sabe se quer seguir essa carreira, essa também é uma ótima oportunidade para se identificar com a área.

Para complementar sua leitura e ajudar na decisão, não deixe de conferir as novidades do curso de Direito por Saraiva Educação na Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados