Segunda Licenciatura em Artes: por que investir?

pincel pintando quadro de artes

Desconto nota do Enem

Você está em dúvida se vale a pena investir em uma segunda Licenciatura em Artes? Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quanto mais qualificado for o seu currículo, maiores as suas chances, certo? Além disso, essa é uma oportunidade de enxergar o ensino superior com maturidade — um passo adiante na sua jornada de desenvolvimento pessoal e profissional.

Uma segunda graduação pode causar certa insegurança inicialmente, até porque a sensação é de voltar ao início de tudo — a rotina de estudos, provas, aulas etc. Mas você já sabe qual é a importância da faculdade na primeira oportunidade, certo? Então, imagine só ter mais um curso na bagagem!

Siga a leitura e saiba tudo sobre os benefícios de fazer a segunda graduação em Artes aqui na Unopar!

Por que fazer uma segunda Licenciatura?

As vantagens de fazer uma segunda graduação impactam diretamente a sua carreira, batendo de frente com qualquer receio. Afinal, é um investimento para além daquilo que você já adquiriu nos anos de faculdade e na prática profissional.

São muitos os motivos para investir em uma segunda Licenciatura, vejamos alguns deles!

Obter mais conhecimento

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Por isso, sempre que você enxergar uma oportunidade é preciso abraçá-la. Com o passar dos anos, alguns conceitos podem ser reformulados, melhorados, revisitados por diferentes teóricos, e em uma segunda Licenciatura é possível conferir essas mudanças.

Destacar-se na área

A maioria das pessoas na sua área têm a formação superior em alguma Licenciatura? Que tal buscar um diferencial para se destacar e quem sabe até mesmo aumentar os ganhos financeiros? Uma graduação em Artes pode ser aquele toque que faltava para o seu sucesso!

Aumentar o meio de atuação

As Licenciaturas costumam ter um campo de atuação pouco amplo. Assim, um profissional formado em Letras, por exemplo, tem um contato mais próximo com Artes ao estudar Literatura. Já imaginou como o curso de Artes Visuais seria um complemento interessante?

Lembrando que não precisa ser tão alinhado com sua atual profissão — isso porque as Artes Visuais abrangem um leque de áreas, indo da História à Matemática.

Buscar amadurecimento e atualização

A segunda graduação em Artes é uma maneira de conquistar o amadurecimento e ampliar a busca pela atualização na área. O profissional com uma formação anterior tende a ter um know-how abrangente. Assim, uma nova Licenciatura também pode ser uma segunda chance para a sua carreira.

Por que fazer Licenciatura em Artes Visuais?

No curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unopar, você aprende técnicas relacionadas às mais diversas atividades artísticas, além das matérias pedagógicas que o prepara para a sala de aula. A seguir, confira algumas vantagens de escolher essa graduação como uma segunda opção de formação!

Curta duração

Como você já tem uma primeira graduação, a segunda Licenciatura em Artes Visuais poderá ser reduzida, graças à possibilidade de aproveitamento de créditos. Dessa maneira, algumas disciplinas comuns na grande curricular não precisam ser repetidas, o que reduz o tempo de duração do curso.

Tour pela prova do Enem

Obtenção de mais um diploma

Mais um diploma no currículo não é apenas mais uma informação vazia. No mínimo, você conquistou novos saberes que podem acrescentar na maneira de ver o mundo e de atuar no seu meio profissional.

Grade curricular superinteressante

A graduação em Artes da Unopar tem uma grade curricular de deixar qualquer pessoa com um pouco de tendência para área com os olhos brilhando. As principais disciplinas abordadas em nosso curso são:

  • Educação e tecnologias;
  • Homem, cultura e sociedade;
  • Educação e diversidade;
  • Arte brasileira;
  • Arte contemporânea;
  • Desenho da figura humana;
  • Gravura;
  • Pintura;
  • Arte e ilustração;
  • Fotografia etc.

É até difícil escolher alguns pontos específicos da grade curricular da Licenciatura em Artes, pois ela abrange uma vasta gama de possibilidades.

Você não é especialista em nenhuma dessas atividades artísticas? Não tem problema! O objetivo é formar profissionais habilitados para o ensino de Artes, visando à reflexão e ao engajamento do potencial criativo de seus alunos a partir do visual. O salário médio é de R$ 4 mil, podendo ultrapassar os R$ 5 mil de acordo com a experiência.

Compatibilidade temática com outros cursos

Outra vantagem da segunda Licenciatura em Artes é a compatibilidade temática com outros cursos, como citamos. A interdisciplinaridade é realidade nas escolas. Por isso, um profissional com conhecimentos além da sua zona de conforto tende a se destacar no mercado de trabalho.

Por que preferir o formato EAD?

Quanto à modalidade ideal para uma nova formação em Artes, não podemos deixar de pensar nas possibilidades de fazer uma segunda Licenciatura EAD. Geralmente, quem decide voltar aos estudos já tem uma rotina profissional estabelecida — por isso, precisa de flexibilidade e outras facilidades, como veremos.

Flexibilização de horários

Você tem uma rotina apertada? Pode respirar tranquilo! Os horários dos cursos a distância são mais flexíveis, então o estudante pode fazer seu próprio cronograma de acordo com as suas necessidades e possibilidades.

Melhor custo-benefício

Os preços da faculdade EAD são mais acessíveis. Assim, além da mensalidade baixa, você não vai ter gastos com o deslocamento até a faculdade e com materiais, já que a maioria deles são disponibilizados em arquivo digital na sala de aula virtual.

Professores especializados

Os professores do EAD são especializados na área de atuação, aproximando o estudante da realidade do dia a dia da profissão. Quanto mais vivências, mais temos para compartilhar, não é mesmo? No curso de Artes Visuais, a qualificação e a experiência são critérios básicos para um corpo docente de qualidade.

Agora que você já conhece as vantagens da busca por um novo diploma, provavelmente está se perguntando: mas como funciona o vestibular para segunda graduação na Unopar? A resposta é simples e direta: não precisa fazer! Basta solicitar a obtenção de novo título — a forma de ingresso para quem já tem uma formação anterior na faculdade.

Nunca foi tão fácil ter uma segunda Licenciatura em Artes, principalmente se você está convencido de que esse é um investimento válido e cheio de bons retornos para a sua carreira.

E aí? Está decidido em fazer a Licenciatura em Artes? Gostou do que nós da Unopar temos a oferecer com a graduação em Artes Visuais! Não perca tempo e se inscreva!

Licenciatura

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados