8 séries de Direito para se inspirar e atuar na área

séries de direito

Desconto nota do Enem

Se você se interessa pelo curso de Direito, não precisa esperar pela faculdade para começar a ficar por dentro do assunto e do dia a dia da profissão. Afinal, dá para unir o útil ao agradável e assistir a diversas séries de Direito, que tratam do tema por várias perspectivas e inspiram a seguir carreira na área.

Quem já é estudante da Unopar provavelmente já deve ter visto alguma dessas principais séries de Direito. Mas os que ainda estão na jornada do vestibular também podem aproveitar os momentos de descanso e curtir a companhia de diversos personagens instigantes.

Preparamos uma lista com produções de peso, das clássicas às que fazem sucesso nas atuais plataformas de streaming mais acessadas da internet. Escolha as séries que gostar, prepare a pipoca e comece a sua maratona!

Suits

Entre as séries de Direito no Netflix mais assistidas está Suits, com 9 temporadas, sendo a última lançada no Brasil em outubro de 2020. A história é de Mike Ross (Patrick J. Adams), um jovem brilhante que, mesmo sem licença para advogar, impressiona uma firma conceituada pelo seu talento e memória fotográfica.

Antes mesmo de terminar os estudos, Mike começa a atuar na área, com casos extremamente intrigantes. Alguns são até difíceis de entender, mas as estratégias utilizadas na resolução das tramas e as reviravoltas despertam o interesse de quem assiste. A engenhosidade dos personagens está em evitar ao máximo os julgamentos, fazendo negociações com vítimas e acusados.

Law & Order

Esse é um dos seriados antigos da lista, com estreia no final da década de 1980. Law & Order também é uma das séries de Direito mais longas, com 20 temporadas e quase 500 episódios. Então, se você gosta de maratonar, aqui está uma enorme oportunidade (literalmente)!

O foco é a investigação policial e mostra como o crime é desvendado. É possível acompanhar a atuação de diversos tipos de profissionais, desde advogados de Direito Penal a promotores, juízes e detetives. A série ainda conta com 4 spin-offs (histórias derivadas), que são:

  • Law & Order: Criminal Intent (2001-2011);
  • Law & Order: Trial by Jury (2005);
  • Law & Order: Los Angeles (2010-2011);
  • Law & Order: Special Victims Unit – SVU (1999-presente).

How to Get Away with Murder

Mais uma série de Direito que vale a pena ser vista é How to Get Away with Murder, conhecida no Brasil por “Como defender um assassino”. Nela, você se envolve com a história da advogada criminal e professora Annalise Keating (Viola Davis). Ela seleciona anualmente estudantes para fazer estágio em seu escritório e é aí que o enredo fica instigante.

A profissional em Direito Criminal e seus alunos se envolvem em um caso complicado de assassinato — uma investigação que muda o curso das vidas de todos eles. São 5 temporadas, com personagens cativantes e um ritmo frenético de acontecimentos.

When They See Us

Sucesso de público e crítica, que a considerou “um soco no estômago”, essa minissérie curtinha — com apenas 4 episódios de cerca de uma hora de duração — foi lançada em 2019 pela Netflix e ainda é uma das mais assistidas na plataforma.

A série Olhos que condenam, como é chamada no Brasil, reconta uma história real de 5 adolescentes (quatro negros e um latino) do Harlem que foram acusados e presos injustamente por um estupro em Nova York. Conhecidos como “os 5 do Central Park”, eles participam de um episódio especial com Oprah Winfrey, junto ao elenco.

Tour pela prova do Enem

The Good Wife

Com 7 temporadas e mais de 150 episódios, The Good Wife mostra o dilema de uma mulher traída pelo marido, uma figura política de grande prestígio. Forçada a se recolocar no mercado de trabalho, retoma a carreira jurídica para sustentar os filhos. Mas não é só isso!

Essa é uma das séries que mais abordam temas polêmicos — também encontrados em vários livros de Direito, como aborto, casamento gay, equidade de gênero, armamento, vigilância do governo e por aí vai. São vários casos interessantes e uma jornada de heroína, fazendo com que muita gente se identifique com Alicia Florrick (Julianna Margulies).

Essa produção também tem uma derivada, The Good Fight –– uma das séries de Direito disponíveis na Amazon Prime.

Better Call Saul

Se você ainda não assistiu a Breaking Bad, aliás, assista! Mas isso não é pré-requisito para acompanhar o spin-off Better Call Saul, que conta a trajetória do trambiqueiro Saul Goodman (Bob Odenkirk), antes de conhecer Walter White (Bryan Cranston), o complexo protagonista da série matriz.

Antes de se transformar no famoso Saul, que coloca criminosos “dentro da lei”, o personagem era apenas o desconhecido Jimmy McGill — um advogado medíocre que vivia nas sombras do irmão bem-sucedido, Chuck McGill. O seriado, com 5 temporadas, conta todas as suas tentativas de acertar na vida e se dar bem financeiramente, com estratégias nem um pouco convencionais.

Scandal

Pense em um escritório de advocacia que só pega casos praticamente impossíveis de resolver. Esse é o Pope & Associates, liderado por Olivia Pope (Kerry Washington), a protagonista de Scandal. Ela é ex-diretora de comunicação da Casa Branca e decide abrir uma empresa de gerenciamento de crises, com clientes famosos e casos difíceis de lidar.

São 7 temporadas que revelam um pouco dos bastidores do poder e como é desafiadora a tarefa de proteger a imagem da elite, cheia de escândalos e segredos. Um fato interessante é que a protagonista foi inspirada na ex-assessora de imprensa do governo Bush, Judy Smith. Ela foi coprodutora executiva e consultora técnica da série.

O mecanismo

A produção brasileira O mecanismo é baseada na polêmica Operação Lava Jato, um dos maiores esquemas de corrupção da história. Com 2 temporadas, ela está entre as principais séries de Direito, porque aborda as reviravoltas das investigações que deixam um delegado aposentado da Polícia Federal obcecado pelo caso — Marco Ruffo (Selton Mello).

O rumo dos acontecimentos coloca muita gente em uma situação arriscada, incluindo a equipe jurídica envolvida e o corpo policial. A crítica não é muito favorável à série, que não deve ganhar sequência, mas vale a pena ter essa visão cinematográfica do cenário nacional.

Seja você também um protagonista!

As séries de Direito são um jeito leve de ficar por dentro da profissão. Mas se você quiser saber tudo sobre o curso de Direito e seguir carreira na área, não existe outro caminho senão cursar uma boa faculdade. Aqui na Unopar, a graduação é atualizada e completa, garantindo uma formação coerente com o mercado, as leis e os fenômenos jurídicos.

E aí, que tal investir na carreira em Direito? Faça agora a inscrição na Unopar e inicie sua jornada em uma das áreas de mais prestígio profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados