Vestibular Artes Visuais EAD: como funciona e onde se inscrever?

estudante Vestibular Artes Visuais EAD

Desconto nota do Enem

Entre tantas opções disponíveis para fazer um curso superior, você finalmente encontrou o seu: Artes Visuais! Essa formação dura em média 8 semestres e prepara profissionais que vão atuar em sala de aula na educação básica, do ensino infantil ao médio.

Se você já é professor e deseja obter uma segunda Licenciatura no curso de Artes Visuais, essa é uma ótima maneira de enriquecer e diversificar suas aulas.

Quem tem conhecimentos e habilidades com desenho, fotografia ou outras áreas ligadas à percepção visual está no caminho certo. Afinal, o curso de Artes Visuais tem amplo mercado além da educação formal: ONGs, ateliês, museus e muitas outras opções.

Por isso, neste post, trouxemos dicas para você se preparar para o vestibular de Artes Visuais EAD e dar início — ou continuidade — a uma carreira de sucesso. Continue a leitura!

Inscreva-se no Enem e em vestibulares privados

Por que escolher entre Enem e vestibular? Hoje em dia, com a praticidade de poder fazer o processo seletivo online — seja o Enem Digital ou o vestibular agendado —, a vida do vestibulando fica muito mais fácil. Isso porque ele não precisa ficar se deslocando de uma cidade para outra na época dos exames.

Afinal, ao participar dos dois processos, você aumenta as chances de obter uma vaga e de ser contemplado com bolsas de estudo ou contrato de financiamento para bancar as mensalidades.

Artes Visuais no Enem

A título de curiosidade, no Enem, esse é um conteúdo cobrado na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, sabia? Geralmente, são destinadas 5 questões (entre as 45) para Artes. O exame pede análise e interpretação de obras e períodos históricos.

Na prova de redação, é possível que o tema apareça, como já ocorreu na edição de 2019, cuja proposta tratava de Democratização do acesso ao cinema no Brasil, que se relaciona com as artes audiovisuais.

Artes Visuais no vestibular

Já no vestibular, o tema da redação pode ser relacionado com algum aspecto das Artes, como sua importância para a sociedade, suas manifestações clássicas e populares como forma de expressão de um grupo social e por aí vai. Esteja preparado para discutir sobre o tema, ok?

Não considere apenas as faculdades públicas de Artes Visuais

Fazer o Exame Nacional, como vimos, é o caminho para ingressar em uma faculdade pública, mas também abre portas as particulares. É possível usar a nota do Enem para participar de programas do governo federal que incentivam o acesso ao ensino superior, como o FIES e o Prouni, e conquistar uma vaga na rede privada.

Além disso, a própria instituição pode adotar o resultado do Enem em seu processo seletivo, substituindo a prova de vestibular online. O candidato nem precisa ter feito a edição mais recente, pode aproveitar qualquer resultado dos últimos 3 anos.

Aqui na Unopar, por exemplo, é preciso ter tirado pelo menos 200 pontos nas provas objetivas e na redação. Daí, basta apresentar o resultado e fazer a inscrição. Essa nota do Enem ainda permite que você concorra a bolsas de estudo de acordo com a pontuação obtida.

Busque instituições com nota de corte mais baixa

Essa é uma dica matadora: a nota de corte é o valor mínimo que o candidato precisa obter para participar do processo de seleção de vagas. As pontuações mais altas vão para as primeiras vagas, obviamente.

Dessa forma, procurar por faculdades que tenham nota de corte mais baixa é uma boa estratégia para aumentar suas chances de ser aprovado, caso não alcance uma boa nota no Enem. Só não deixe de conferir a qualidade do ensino, certo?

Tour pela prova do Enem

Conheça o edital do curso de Artes Visuais EAD

Sabe por que é importante conhecer o edital do processo seletivo que você escolher? É lá que estão todas as informações, regras e orientações do exame, seja o Enem ou o vestibular tradicional.

No caso do curso de Artes Visuais, algumas instituições podem pedir prova prática em alguma habilitação especial.

Considere a modalidade 100% online

O curso de Artes Visuais EAD é oferecido na modalidade 100% online. Nesse formato, totalmente a distância, basta comparecer ao polo em apenas algumas situações programadas, seja para fazer provas ou atividades síncronas.

Crie uma rotina de estudos

É fundamental criar uma rotina se quiser ter sucesso na preparação para o vestibular em Artes Visuais. Sem organização, é fácil procrastinar, ou seja, adiar os prazos e as tarefas de estudo o máximo possível. Assim, quando você perceber, as provas já estão chegando — e nada de estudos em dia!

Pense em otimizar seu tempo utilizando técnicas de estudo comprovadas. Seu rendimento melhora, assim como sua disposição para dar o melhor de si, tendo em vista o objetivo da aprovação.

Organize um cronograma de estudos

Na rotina que você programar para esse período especial, haverá tempo para lazer, descanso, atividades físicas e, é claro, muitos estudos.

Você vai precisar ler bastante, fazer exercícios e simulados, revisar conteúdos, treinar a redação etc. Por isso, nada melhor do que preparar um cronograma de estudos com as matérias distribuídas de acordo com seu nível de dificuldade.

Reserve um período para imprevistos, uma certa flexibilidade no cronograma. Dessa forma, se estiver com dor de cabeça, por exemplo, pode deixar para estudar mais tarde sem prejudicar a programação. Mas atenção: essa não pode se tornar a rotina!

Priorize as matérias em que você tem mais dúvidas

Como mencionamos, é importante dar atenção aos conteúdos que geram mais dúvidas. Para alguns estudantes, são as de Matemática, Física e Química, enquanto outros sentem dificuldade com Português, História e Geografia.

Qualquer que seja o seu caso, a dica é uma só: mantenha seu cronograma em dia e procure cumprir metas de conteúdos. O tempo gasto com essas disciplinas mais difíceis pode ser recompensado em outras matérias que você já domina.

Faça a melhor escolha!

Quer fazer sua primeira ou segunda Licenciatura em Artes depois do que leu até aqui? Conte com a líder em EAD no Brasil para participar do vestibular para Artes Visuais EAD online ou fazer a formação pedagógica, caso você já tenha o Bacharelado e deseje atuar em sala de aula.

Agora que você já sabe que pode fazer seu vestibular pela internet, acerte na faculdade e venha para a Unopar!

Inscreva-se gratuitamente no vestibular e não deixe seu futuro para depois!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados