6 motivos para prestar vestibular em Marabá

estudante de faculdade

Desconto nota do Enem

Localizada no sudeste do Pará, Marabá é uma cidade especial em vários sentidos. Banhada pelo rio Tocantins, sua “praia” atrai turistas da região, loucos para se refrescar nas altas temperaturas, típicas da Região Norte. Isso não apenas torna o município conhecido, como também movimenta o comércio e serviços.

Segundo o IBGE*, sua população é estimada em 283.542 habitantes. A força da economia da cidade está na mineração, principalmente com as siderúrgicas de Carajás e a extração de minerais não metálicos (seixo, argila, quartzo etc.), além de serviços financeiros, construção civil e o próprio turismo.

Ainda há bastante potencial agrícola, especialmente na pesquisa genética de zebu e gado de corte, já que está em um ponto central da fronteira agrícola amazônica.

Enfim, é uma cidade em pleno crescimento, mas um pouco carente de profissionais qualificados. Por isso, os investimentos na educação têm garantido a abertura de mais vagas no ensino superior, especialmente nas faculdades privadas. É o caso da Unopar ― a faculdade mais moderna da região.

Agora, nos diga: já pensou em fazer vestibular em Marabá? Veja nas próximas linhas 6 motivos para cursar sua graduação na cidade!

Baixa concorrência

Se você está tentando entender o que é vestibular em Marabá e se vale a pena prestar uma faculdade na região, saiba que a concorrência é bem mais tranquila, especialmente se sua ideia for estudar na rede privada. 

Isso porque há duas faculdades públicas apenas, o que restringe bastante as possibilidades de ingresso. Por outro lado, a oferta de cursos nas instituições particulares é alta, o que torna o processo seletivo bem mais fácil. 

Além disso, se sua preferência for a Unopar, saiba que há uma série de vantagens para os ingressantes, como uso da nota do Enem para complemento ou substituição ao vestibular tradicional. Uma excelente vantagem, não?

Para se preparar da melhor forma para o exame, aproveite os benefícios do Trilha do Enem. Além de fazer simulados e ter várias dicas sobre a prova, você tem recebe um plano de estudos personalizado!

Infraestrutura

O segundo ponto para considerar uma prova de vestibular em Marabá é a infraestrutura da faculdade. Comece fazendo uma lista das melhores instituições e, depois, veja como funcionam as unidades de cada uma.

Além das instalações gerais, como salas de aula, bibliotecas, cantina, acessos, estacionamento etc., considere os espaços específicos de cada curso, como laboratórios e departamentos de atividades experimentais.

Logicamente, inclua aí a tecnologia. Veja quais são os recursos digitais utilizados em cada uma das modalidades de ensino (presencial e EAD, no semipresencial e 100% online).

Qualidade do ensino

Tomando como exemplo novamente a Unopar, não podemos nos esquecer de que a melhor faculdade em Marabá precisa investir na qualidade de seu ensino. Mas o que isso significa?

Em primeiro lugar, é oferecer cursos com uma proposta pedagógica totalmente atualizada com as demandas do mercado de trabalho. A partir disso, as disciplinas devem ser ministradas por professores especialistas experientes, tanto no ensino quanto nas suas carreiras.

Para que o ensino fique ainda mais forte, a metodologia do ensino precisa focar a prática dos conhecimentos e colocar você no centro do aprendizado. Assim, é possível conquistar uma postura proativa que aumentará sua competitividade na hora de buscar um emprego.

Tour pela prova do Enem

Vasta oferta de cursos

Você notou que Marabá é uma cidade com diferentes áreas econômicas. Logo, a oferta dos cursos de graduação precisa ser vasta para formar um número maior de profissionais para atuarem na região.

Além de graduações tradicionais, mas com alta procura por profissionais, veja se a faculdade está inovando ao trazer cursos cujas profissões estarão em alta pelos próximos anos. Aqui, vão alguns exemplos em diferentes áreas da Unopar:

O mais legal de cursos como estes é que você pode optar por fazer o vestibular online. Ou seja, faz a prova diretamente do seu computador e recebe o resultado em poucos dias. Não é o máximo?

Facilidades no pagamento

Sabemos o quanto a questão financeira é importante para quem vai entrar na faculdade. Então, outro ponto importante é verificar as facilidades de pagamento nas mensalidades.

Se você pretende se inscrever na unidade Unopar para prestar vestibular em Marabá, saiba que desde sua inscrição até a matrícula a faculdade considerar maneiras de facilitar seu ingresso na faculdade. Há descontos, formas de estudar com bolsa e benefícios ― alguns deles por conta própria, outros atrelados a convênios e parcerias. Veja, a seguir, alguns deles.

Bolsas de estudo institucionais

São descontos temporais ou permanentes na sua mensalidade, chegando a bolsa 100%. Conforme seu perfil, você se enquadra em bolsas de estudos, como:

  • bolsa incentivo, para quem tem dificuldades de pagar a faculdade;
  • bolsa para o primeiro semestre;
  • bolsa para servidores públicos e militares;
  • bolsa para quem é transferido de outra faculdade.

Prouni e FIES

São programas do governo federal para auxiliar pessoas com renda restrita a pagarem a faculdade. O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas integrais e parciais (100% e 50%). 

Já o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) permite o parcelamento da faculdade, e você só paga depois que se formar. Os juros podem chegar à taxa zero.

Financiamentos institucionais

Se você não se enquadrar nos perfis atendidos pelo FIES, outra forma de crédito estudantil está nos programas de parcelamento das faculdades.

Possibilidade de cursar EAD

Verifique se o curso de graduação de seu interesse tem a opção de vestibular EAD. Os cursos semipresenciais e totalmente a distância têm crescido bastante no país, especialmente porque muitos estudantes precisam de uma carga horária mais flexível a um menor custo.

Nessa modalidade, você precisa ir poucas vezes à faculdade e tem quase todas as aulas online, em uma plataforma de estudos especialmente pensada para a graduação.

Acredite, mesmo a distância, o desempenho e envolvimento dos alunos normalmente são altos, ainda mais quando a instituição oferece o melhor suporte para vencer os desafios de estudar online.

Escolha a Unopar!

Como você viu ao longo deste artigo, é possível estudar nas melhores faculdades prestando vestibular em Marabá. Por fim, busque instituições confiáveis, de alcance nacional. Na Unopar, são mais de 750 polos e campi espalhados pelo Brasil, o que mostra nosso empenho em oferecer o melhor ensino para você!

Já sabe qual curso fazer? Então, encurte o caminho e venha direto para a Unopar. Inscreva-se em nosso vestibular agora mesmo!

* IBGE

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados