Entenda qual é a diferença entre campus e polo na prática

unopar catuí

Se você está procurando uma graduação para seu perfil, deve ter deparado com diferentes formas de uma instituição de ensino nomear suas unidades. Um exemplo disso é o polo EAD ― maneira como algumas faculdades definem os locais onde são ofertados cursos na modalidade a distância (cursos semipresenciais ou totalmente online).

No entanto, outras instituições, principalmente as que oferecem uma cartela grande de cursos, preferem utilizar a palavra campus para intitular suas unidades. Uma grande confusão, não é mesmo?

Afinal, como saber a diferença entre campus e polo? Será que isso interfere no tipo de ensino oferecido? Bem, continue a leitura deste artigo e descubra!

Qual é a diferença entre campus e polo?

Em primeiro lugar, para compreender o que é campus e polo, é importante que você entenda de onde surgiu a palavra. Ela veio do latim e tem como seu plural campi (assim mesmo, com a letra “i” no final). Deu origem ao termo “campo” da língua portuguesa e, há muito, é utilizado pelas instituições de ensino superior para designar o local onde está instalada toda a infraestrutura necessária para a aplicação dos cursos.

Os campi de uma faculdade podem estar concentrados em um mesmo local, apenas sendo divididos por prédios separados ― como é o caso das cidades universitárias ― ou estarem espalhados em diferentes bairros ou cidades.

A palavra “campus” também pode ser utilizada como sinônimo de polo ou unidade –– o que, na prática, não ocasiona nenhuma diferença para a estrutura dos cursos. No entanto, as faculdades que oferecem cursos de graduação e pós-graduação a distância estão preferindo utilizar a expressão polo EAD, em razão de algumas características específicas do curso.

Quais são as características essenciais em um campus?

Como dissemos, um campus universitário pode conter uma grande variedade de cursos, incluindo os polos EAD. Ele pode ser dividido, por exemplo, em centros de ensino (Ciências Médicas, Educação, Arquitetura e Engenharia, Comunicações e Artes etc.) ou ter prédios dedicados especificamente para cada área do conhecimento, por exemplo, o de Medicina Veterinária ou o de Educação Física.

Cada campus deverá conter tudo o que o curso precisa para acontecer, como:

  • laboratórios;
  • bibliotecas;
  • departamentos de vivência profissional (clínicas, escritórios e agências experimentais etc.);
  • espaços adaptados (quadras esportivas, por exemplo);
  • salas de aula;
  • auditórios;
  • secretaria;
  • cantina e outros serviços básicos.
fachada da unopar
Campus Unopar Piza – Londrina/PR

O que é polo?

Para que você entenda o que é polo, vamos falar sobre a educação a distância. Como os cursos EAD podem ser descentralizados, ou seja, não dependem de um único campus universitário para serem realizados, muitas instituições estão instalando escritórios dedicados a essa modalidade em diversas cidades. É uma forma de aproximar os alunos de cada região.

Então, ele passa a ser encarado como uma extensão da faculdade, no entanto, em tamanho que não chega a ser um campus. Por isso, a nomenclatura de polo EAD.

Inclusive, para diminuir os custos de infraestrutura, está sendo bastante comum a parceria da faculdade que oferece o curso EAD com escolas e centros de ensino. Dessa forma, ela aproveita as instalações da parceira e consegue prestar o atendimento aos alunos EAD, tanto do ponto de vista administrativo quanto pedagógico –– no caso de encontros presenciais e eventos.

unopar minas polo
Polo Unopar Minas

O que o polo deve ter para garantir um bom ensino?

Como a palavra “polo” está em bastante destaque para a modalidade de EAD, o Ministério da Educação (MEC) tem uma definição específica para os polos de educação a distância.

O MEC considera que o polo EAD é um ambiente de apoio presencial credenciado no Ministério, e pode estar localizado tanto no Brasil quanto no exterior. Nesses espaços, são concentradas todas as atividades pedagógicas e administrativas dos cursos, tanto semipresenciais quanto totalmente online, sendo um importante ponto de contato entre os alunos e a instituição de ensino.

Então, para garantir um ensino de qualidade, deve atender a todas as necessidades do curso e dos alunos, como:

  • monitoria para as atividades presenciais;
  • laboratórios e bibliotecas;
  • espaços para teleaulas;
  • salas para encontros presenciais (aulas, avaliações, apresentações ao vivo);
  • infraestrutura tecnológica para o processo de formação (equipamentos de áudio, vídeo, acesso à plataforma de estudos etc.);
  • fácil acesso a serviços institucionais e de secretaria;
  • agilidade na comunicação por meio de todos os canais (online, telefone e presencial).

Como se preparar para entrar na faculdade?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre campus e polo, fique conosco mais um pouco e confira algumas dicas para ingressar com o pé direito na faculdade. Vamos lá?

Saiba qual a melhor modalidade de ensino para seu perfil

Para escolher a graduação ideal, tenha em mente qual é sua realidade. Se você tem disponibilidade de tempo e pode enfrentar deslocamentos diários para ir à faculdade, os cursos presenciais podem ser uma boa saída.

Por outro lado, se sua rotina ficará muito mais apertada com essa modalidade e você está em busca de maior flexibilidade na graduação, talvez o estudo a distância seja a resposta de que você precisa –– dependendo do curso que você fará.

Alguns, como é o caso de Medicina Veterinária e Direito, obrigatoriamente são presenciais, embora algumas disciplinas possam ser cursadas a distância, conforme a grade curricular de cada faculdade.

Para que você entenda a diferença entre as modalidades de ensino, simplificando funciona assim:

  • graduação presencial: segue o modelo tradicional, com a maior parte das atividades no campus do curso e alguma atividade online. O controle de frequência depende da presença do aluno;
  • graduação semipresencial: boa parte das atividades acontece online, mas há encontros presenciais regulares, conforme a grade do curso (um ou duas vezes por semana, por exemplo);
  • graduação 100% online: nesse tipo de EAD, as atividades são pela internet, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem que contém tudo o que o aluno precisa para o aprendizado (vídeos, textos, áudios, ferramentas de interação). Alguns encontros presenciais acontecem ao longo do curso.

Pesquise as faculdades da região

Escolhidos a modalidade e o curso, pesquise as melhores faculdades reconhecidas pelo MEC em sua região, considerando alguns critérios, como:

  • localização;
  • infraestrutura para o ensino;
  • corpo docente;
  • o conceito na avaliação do ensino superior;
  • a taxa de empregabilidade dos egressos;
  • oportunidades oferecidas pela instituição (parcerias com empresas e instituições, por exemplo);
  • custo-benefício;
  • oportunidades de desconto e bolsas de estudo.

Conheça as diferentes formas de ingresso

As faculdades conseguiram se adaptar às inúmeras realidades dos estudantes e estão oferecendo diversas maneiras de ingresso. Aqui na Unopar, além de toda a qualidade do ensino e benefícios exclusivos como o Canal Conecta, temos as opções:

  • vestibular tradicional: é o mais comum. A faculdade estipula um calendário de provas (fase única, primeira e/ou segunda fase) e os estudantes prestam o exame presencialmente;
  • vestibular agendado: para o aluno que mora longe ou não pode comparecer ao exame por algum motivo, existe a possibilidade de agendar a realização da prova;
  • vestibular online: é a principal forma de ingresso para um curso 100% online de EAD ou semipresencial da Unopar, mas também pode incluir o vestibular agendado. Nesse caso, todo o processo seletivo acontece via internet, conforme as instruções;
  • segunda graduação: já fez uma graduação? Não é preciso enfrentar um novo vestibular na Unopar. Basta apresentar seu histórico e certificado no curso e, se todos os requisitos forem atendidos, você pode se matricular;
  • nota do Enem: sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é forma de ingresso na faculdade. Ela pode ser usada parcial ou totalmente, conforme o curso pretendido.

Agora que você já sabe a diferença entre campus e polo e como se preparar para ingressar no ensino superior, não perca mais tempo. Escolha uma faculdade de ponta, preocupada em oferecer a melhor formação profissional na sua região.

Por falar nisso, aqui fica um convite. Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Unopar e veja sua carreira crescer!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content