Você está em uma fase da sua vida em que busca trilhar seu sucesso profissional, não é mesmo? Isso é um bom sinal, pois significa que deseja mudar seu futuro para melhor. Por outro lado, dar esse primeiro grande passo para a construção de uma carreira brilhante implica uma série de mudanças na rotina, incluindo se organizar financeiramente.
Aliás, temos a convicção do quanto é difícil administrar todas as despesas e cursar uma graduação sem apertar o bolso. Afinal, é um investimento que pode ser bem caro para algumas pessoas. Então, resolvemos criar este post especial para mostrar a você 5 formas de passar nos vestibulares com até 100% de bolsa. Quero saber quais são elas? Continue conosco na leitura deste artigo!
Como é possível conseguir uma bolsa de graduação?
Em primeiro lugar, uma boa notícia para você, especialmente se está no Paraná e buscando uma bolsa de estudos em Londrina. A maior parte das faculdades particulares da região investe em programas de bolsas estudantis, para atrair e fidelizar os melhores alunos. Trata-se de uma aposta das instituições nos potenciais de seus talentos.
São programas bolsas integrais e parciais, para uma parte do curso ou durante ele todo. Além disso, são uma iniciativa da própria faculdade ou resultado de uma parceria com o governo.
Se você está pensando em uma bolsa 100% já no vestibular, deve conhecer a cartela de programas e os perfis de alunos atendidos por cada modalidade de desconto. Dessa maneira, é possível saber quais são as melhores chances de conseguir uma bolsa de estudos integral — o que, sem dúvida, facilita muito sua vida financeira durante a graduação!
Como são as bolsas 100% no vestibular?
Agora, vamos mostrar a você quais são as possibilidades de prestar o vestibular e estudar com bolsa integral, considerando os diferentes programas disponíveis.
1. Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um principal incentivo do governo federal a pessoas com situação socioeconômica restrita cursarem uma faculdade. São oferecidas bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em duas edições realizadas anualmente, no primeiro e no segundo semestre.
Nesse programa, não é preciso ter passado no vestibular para ser contemplado com o benefício. As regras para se candidatar a uma das bolsas do Prouni são:
- não ter diploma da graduação;
- ter prestado a última edição do Enem, obter 450 pontos no exame e não tirar zero na redação;
- ter estudado o ensino médio em escola pública ou particular, desde que na condição de bolsista integral;
- para bolsas de estudo 100%, a renda familiar por pessoa não deve ser superior a 1,5 salário mínimo;
- para bolsas de estudo 50%, a renda familiar por pessoa não deve ser superior a 3 salários mínimos.
2. Bolsas de faculdades privadas
Cada faculdade tem diferentes políticas para bolsas de estudo e descontos nas mensalidades. Antes de se inscrever no vestibular, faça uma pesquisa detalhada sobre os programas mais atraentes para você. Aqui vão alguns exemplos da Unopar!
Bolsa Incentivo
A Bolsa Incentivo é um programa que muitas faculdades têm para ajudar quem tem dificuldades financeiras a começar uma graduação. O nome pode variar de uma instituição para outra, como bolsa filantrópica, bolsa carência, bolsa especial.
De qualquer maneira, funciona mais ou menos assim na Unopar: você entra com um requerimento na secretaria do curso quando for fazer a matrícula. Nesse pedido, vai explicar seus motivos e apresentar documentos que comprovem sua situação.
Com base no que você comprovar, a faculdade determina uma porcentagem de desconto. Neste caso, a bolsa não chega a 100%, mas pode render um bom desconto. Depois, é só cumprir o regulamento e estudar bastante!
Bolsa primeiro semestre
O nome é autoexplicativo. Trata-se de um desconto para ajudar você a pagar o primeiro semestre da faculdade — portanto, é temporal.
Bolsa transferência
Caso já esteja fazendo faculdade em outra instituição, a bolsa transferência também é interessante, pois permite que você pague menos da metade do valor total da mensalidade. Ainda que não seja integral, é um ótimo auxílio!
3. Bolsas por meio de convênios com empresas e setores públicos
Os convênios com empresas e funcionalismo público são boas maneiras de você conseguir uma bolsa de estudos. Veja como eles funcionam.
Convênio empresa
A empresa onde você trabalha pode se tornar parceira da faculdade e, com isso, todos os funcionários têm descontos no ensino superior. O valor do benefício é variável conforme o acordo. Outra forma é conversar com o RH e solicitar que a empresa pague sua graduação.
Nesse caso, vale a pena investir em um curso que você possa aplicar na organização depois de concluí-lo.
Funcionalismo público e militares
Servidores públicos municipais, estaduais, federais e militares também conseguem um bom abatimento nas mensalidades. Os descontos variam, mas podem chegar até 30% do valor.
4. Bolsas de programas estaduais e municipais
Alguns estados e municípios possuem programas de bolsas de estudo de até 100% para a graduação. Elas acontecem por meio de leis locais de incentivo ao ensino superior. Além disso, existem as chamadas bolsas de pesquisa, voltadas a alunos que já estão na faculdade.
No Paraná, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior oferece seletivas de bolsa e financiamento de projetos de pesquisa para estudantes desde a graduação ao pós-doutorado.
5. Mérito por nota no Enem
Sua nota do Enem também vale ouro na hora de prestar o vestibular e ter bolsa integral nas formas de ingresso. Isso porque algumas faculdades oferecem premiações para os alunos mais bem colocados no exame.
Elas são progressivas de até 100% para os estudantes com as melhores notas. Na Unopar, as bolsas de estudo com a nota do Enem são oferecidas da seguinte maneira:
- até 600 pontos: 10%;
- de 601 a 750 pontos: 20%;
- de 751 a 900 pontos: 80%;
- acima de 901: 100%.
Se a bolsa de estudos não for integral, o que fazer?
Você percebeu que algumas das opções de bolsas de estudo apresentadas aqui não chegam a 100%, de cara. Mas não precisa se preocupar, pois as bolsas das faculdades privadas, convênio empresa e o mérito por nota no Enem são descontos cumulativos, caso você não consiga um percentual único. Essa é outra preocupação que a Unopar teve para atender a um número muito maior de alunos que estão procurando vestibulares com 100% de bolsa.
Por exemplo, se você obteve isenção temporal, que é o caso da bolsa primeiro semestre, pode fazer uma solicitação espontânea à faculdade ou enquadrar-se em outros programas de bolsa, como o convênio empresa e bolsa para servidores públicos militares.
Isso também vale para aumentar o percentual de descontos da Bolsa Enem, transferência externa e a própria Bolsa Incentivo, cujos percentuais podem ser somados a outras modalidades de desconto. E um último detalhe: se você já for aluno da Unopar, pode participar do programa Amigo Vale-Prêmio, que dá mais descontos ainda.
Viu como é fácil fazer um vestibular com até 100% de bolsa? Não dá para ficar sem essa oportunidade, não é?
Estude com a gente!
Por falar na Unopar, seu programa de bolsas é extenso e contempla praticamente todas as formas que acabamos de comentar. Você gostaria de estudar em uma faculdade altamente recomendada? Então, a resposta está em nossa instituição. Líder em EAD no Brasil, são quase 100 cursos, entre presenciais, semipresenciais e EAD, oferecidos em 750 polos e campi pelo Brasil.
Beirando os 50 anos de fundação, a Unopar vem investindo em um ensino de alta qualidade, com infraestrutura e tecnologia de ponta. Além disso, em seu corpo docente estão alguns dos melhores profissionais do mercado, prontos para ajudar você a dar os primeiros passos na carreira!
Agora que você já sabe como passar nos melhores vestibulares com 100% de bolsa, não adie mais o sonho de conquistar sua graduação! Inscreva-se já em um dos cursos da Unopar.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 24
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?