Avalie sua vida profissional: 8 pontos para estar no caminho certo

avaliações da sua vida profissional

Desconto nota do Enem

Quem deseja obter sucesso na carreira e crescer com frequência precisa estar atento a alguns aspectos da vida profissional. Afinal, os bons resultados não aparecem naturalmente. Eles são gerados a partir de esforço e organização.

É essencial autoavaliar-se periodicamente, identificando suas vitórias e os próximos passos. Assim, o planejamento é uma grande ferramenta para sua vida pessoal e profissional. Ele ajuda a saber aonde você quer chegar e o que precisa ser feito para alcançar seus objetivos.

Então, que tal conferir algumas dicas profissionais para saber como avaliar se está no caminho certo? Mas antes de darmos essas sugestões, vale a pena se inspirar em uma história incrível como a do Jonathan, que mostra que a vida profissional pode te surpreender de várias formas! Ele aproveitou nossa plataforma do Canal Conecta.

Bacana, não?

Para ter uma história de sucesso como a dele, reunimos 8 aspectos que devem ser considerados.

1. Suas últimas conquistas

Muitas pessoas costumam avaliar sua vida profissional apenas pelo que não foi conquistado ainda. Esse é um passo necessário, afinal, olhar para o que nos falta permite realizar as estratégias necessárias para alcançar nossas metas. Entretanto, queremos começar este post no sentido oposto.

Você tem pensado nas coisas que já conquistou? Saiba que esse exercício também é fundamental para avaliar o sucesso na carreira. Ficar sempre de olho nos próximos passos, sem olhar para trás, pode atrapalhar a comemoração de conquistas importantes. Então, crie o hábito de avaliar suas últimas conquistas para saber se está no caminho certo.

Por exemplo, muitos estudantes aqui da Unopar não veem a hora de concluir o curso e começar a trabalhar. Com isso, podem ficar ansiosos pelo início da vida profissional e deixar de conferir as últimas conquistas, como a formatura. A importância da faculdade no seu crescimento é fundamental.

2. Sonhos que foram deixados de lado

Depois de analisar o que já conquistou, vale a pena sim olhar para o que ficou pelo caminho. Talvez, você tivesse sonhos relevantes que acabaram sendo deixados de lado por conta de outras demandas ou mesmo de dificuldades. Mas isso não significa que é preciso desistir.

Muitas vezes, depois de avançar mais um pouco na vida profissional, torna-se viável retomar sonhos antigos e realizá-los. É o caso de pessoas que sempre quiseram empreender e que não conseguiram fazer isso ainda. Ao avaliar-se, elas podem perceber que agora têm melhores condições para dar seguimento ao plano.

Semelhante ao exemplo, vale a pena separar um tempo para refletir sobre objetivos que você tinha antes. Veja se eles continuam fazendo sentido na sua vida hoje ou se outras metas parecem mais adequadas. Depois disso, pense sobre como torná-las realidade.

3. Evolução no seu dia a dia

O sucesso na vida profissional não acontece de um dia para o outro. Ninguém pula da primeira aula na faculdade direto para um ótimo emprego em um cargo de liderança. Na verdade, a evolução constrói-se diariamente. Por isso, também é preciso avaliá-la.

Tente elencar algumas dificuldades que você tinha antes e que atualmente parecem mais fáceis. Talvez, fosse difícil falar em público durante as suas primeiras experiências em seminários na faculdade, mas, com o tempo, os desafios foram superados. Outro exemplo comum é evoluir na forma como se relaciona com colegas de trabalho.

Tour pela prova do Enem

Diversos avanços acontecem no seu dia a dia — várias vezes, sem que você se dê conta. Logo, nada melhor do que ponderar esse aspecto ao pensar se está indo no caminho certo. Aproveite as pequenas e as grandes oportunidades de melhorar e ter um currículo diferenciado.

4. Seus pontos fortes

A análise dos pontos fortes não pode faltar entre as dicas para a vida profissional. Infelizmente, é comum que os pontos negativos ou os aspectos a melhorar ganhem mais atenção no mercado de trabalho. Muitos feedbacks, por exemplo, focam apenas o que precisa ser mudado.

Entretanto, uma ótima estratégia para sucesso na carreira é focar a identificação e o fortalecimento cada vez maior dos seus pontos fortes. Se isso for feito, pode até mesmo ajudar a diminuir os efeitos dos seus pontos negativos. Então, procure conhecer profundamente suas qualidades e ficar ainda melhor nelas.

Dê atenção especial às habilidades que são tendências no mercado de trabalho. Entre elas, podemos citar: inteligência emocional, criatividade, versatilidade, pensamento crítico, comunicação e capacidade de fazer bons relacionamentos interpessoais.

5. Necessidades de melhoria

Agora sim, se você pretende ter sucesso na vida profissional, é fundamental assumir que sempre existem possibilidades de melhorias. Isso vale tanto para aquelas áreas em que já somos competentes quanto para os elementos com os quais temos dificuldades.

Para ter certeza de que está no caminho certo na sua vida profissional, avalie constantemente os pontos que podem ser melhorados. Uma boa dica para essa tarefa é valorizar os feedbacks que recebe. Seus colegas de faculdade e de trabalho podem ajudar muito na sua evolução.

Desenvolva também um senso de autocrítica. Saiba reconhecer quando fez um trabalho que poderia ter ficado melhor. Não é interessante depender apenas do olhar de outras pessoas para perceber seus pontos fracos.

6. Características da área de atuação

Lembre-se de que nem tudo na sua vida profissional depende apenas de si mesmo. Vários aspectos estão relacionados às características da área de atuação. Então, vale a pena avaliar isso com cuidado quando for pensar nas suas metas atuais e futuras.

Imagine um profissional autônomo que percebe que mudar de cidade traria mais oportunidades no mercado de trabalho. Essa análise da realidade pode prevenir dificuldades como o desemprego, além de trazer mais sucesso para sua vida pessoal e profissional, não é mesmo?

7. Aprendizagens necessárias para evoluir

Mais um exemplo de característica da área de atuação que pesa nas suas decisões profissionais é o avanço da tecnologia. Muitas profissões estão sendo modificadas pelo desenvolvimento de novas soluções tecnológicas — o que gera a necessidade de que as pessoas adquiram novos conhecimentos.

As aprendizagens são essenciais para evolução na carreira. Não deixe de incluir na sua autoavaliação as questões relacionadas a esse ponto. Analise as tendências do mercado na sua área e elenque quais habilidades precisam ser desenvolvidas na sua vida para continuar crescendo.

8. Suas próximas metas

Nossa oitava dica é esta: o planejamento de carreira não tem fim. Ele não acaba com a conclusão da faculdade ou mesmo com a conquista do seu emprego dos sonhos. Durante toda a sua vida profissional será preciso reavaliar e planejar novas metas.

Afinal, você muda — e o mercado de trabalho também. Não passe muito tempo na zona de conforto. Continue analisando-se e adaptando seus passos para estar no caminho certo. Tenha novos objetivos, faça cursos, conheça histórias de sucesso e continue crescendo.

Temos certeza de que essas dicas vão ajudar a avaliar e a planejar sua vida profissional com mais eficiência. Esse é o caminho para o sucesso. Lembre-se de alinhar suas expectativas com as exigências do mundo do trabalho a fim de encontrar mais chances de reconhecimento!

E então, este post foi útil? Aproveite para compartilhar o texto nas suas redes sociais e discutir o tema com amigos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados