Pesquisar

Publicidade e Propaganda: saiba tudo sobre essa área de atuação!

Desconto nota do Enem

Promover produtos, prestar serviços pela internet, ter contato com personalidades da mídia, exercer uma rotina de trabalho diferente a cada semana. Esses são só alguns aspectos da área da Publicidade e Propaganda que atraem vestibulandos todos os anos. Afinal, muita gente deseja uma carreira moderna, cheia de desafios e com múltiplas opções de atuação. Porém, será que você sabe como anda o mercado dessa profissão?

Foi a partir desse questionamento que preparamos este post. Acompanhe e descubra, a cada tópico, como é ser publicitário, quais os campos de atividade que você pode exercer e a graduação na área. Assim, você vai ficar bem-informado e decidido para o momento de ingressar no ensino superior!

O que é a área de Publicidade e Propaganda?

A Publicidade e Propaganda busca estimular o consumo de produtos e serviços a partir de ações de divulgação planejadas e personalizadas. Ou seja, é uma área que funciona para conectar e engajar indivíduos e marcas.

Quando necessário, ela também age enquanto promotora de inovação e ressignificação dessa relação, o que ajuda a reposicionar as empresas e instituições no mercado e na sociedade.

Como a área de Publicidade e Propaganda funciona?

Tradicionalmente, ela funciona por meio das agências. Esses locais reúnem quase todas as áreas de atuação da categoria e prestam serviços para pessoas físicas ou jurídicas — sendo mais comum justamente essa última.

Porém, há vários profissionais que decidem abrir a própria empresa para atender a um grupo específico de clientes ou um determinado setor (como o de política, o de movimentos sociais, o de Organizações Não Governamentais – ONGs, etc.). São os chamados escritórios ou serviços de consultoria em Publicidade e Propaganda.

Já aqueles que optam por atuarem dentro de uma empresa podem se candidatar a cargos ofertados pelas organizações que contam com departamentos de marketing, comunicação ou criação. Porém, é preciso estar atento, porque eles são mais comuns em companhias de médio e de grande porte.

Há ainda muitos publicitários que começam a fazer um portfólio desde o período da faculdade para, uma vez formados, atuarem como freelancers. Isso porque a profissão não traz impedimentos para uma atuação remota. Ao contrário, com os equipamentos certos, você pode ter sua clientela de qualquer lugar do mundo.

Qual é a diferença entre Marketing e Publicidade e Propaganda?

Publicidade e Propaganda desempenha o papel de divulgar algo ou alguém, seja de forma generalizada, seja de forma específica. Marketing, por sua vez, é uma ramificação da administração que estuda, avalia e planeja a identidade de uma marca, os valores e os diferenciais do produto/serviço que ela oferece, os meios de comunicação dela e os mecanismos de venda e promoção aos quais ela recorre.

Diante disso, é seguro dizer que eles são ramos diretamente conectados, já que a Publicidade entra como uma estratégia do Marketing. No entanto, não se confunda com Marketing e Publicidade: eles não tratam a mesma coisa.

Inclusive, a formação para ambos é diferente. Para o Marketing, há a faculdade de Marketing. Já para ser publicitário, há a faculdade de Publicidade e Propaganda.

Como está o mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda no Brasil?

Uma vez que a área não dispõe de um Conselho Federal, é difícil precisar a quantidade de publicitários que atuam no mercado de trabalho. No entanto, saiba que esse é um ramo crucial para a nossa economia — e não estamos exagerando. Tanto é que, em 2020, o impacto dele no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil foi de R$ 418,8 bilhões.

Quem traz esse dado é uma pesquisa realizada pelo instituto Deloitte e divulgada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). Veja, abaixo, outros indicadores que ela apresenta para esse mesmo ano!

Empregos gerados em outras categorias profissionais

O setor gerou mais de 435 mil oportunidades de trabalho, uma vez que recorre a outros segmentos na produção de campanhas, como o audiovisual, o de eventos, o esportivo, o de artes, o de entretenimento e por aí vai.

Investimento das empresas em publicidade

O total investido pelas empresas em publicidade em território nacional foi acima de R$ 49 bilhões. No acumulado anual desde 2001, esse montante foi o segundo maior da história, ficando atrás apenas do ano anterior, 2019, que movimentou mais de R$ 54 bilhões.

Como resultado disso, o Brasil figura no top 10 dos países que mais investem em soluções de Publicidade e Propaganda para conectar o mercado ao público consumidor.

Segmentos que mais recorrem à publicidade

Entre os ramos que mais reservam recursos financeiros para a divulgação de produtos e/ou serviços, quatro são responsáveis sozinhos por mais de 50% de toda a publicidade brasileira em 2020. São eles: o comércio (com 18,9%), o de serviços ao consumidor (com 16,3%), o financeiro e securitário (com 10,4%) e o de telecomunicações (com 7,3%).

Mídias preferidas do setor

A TV aberta concentrou cerca de 55% dos gastos com anúncios no Brasil. Isso se deve, acima de tudo, a penetração desse meio de comunicação na sociedade ao longo do último século. Já o meio digital aparece em segundo lugar, com 32,2%.

Isso é reflexo direto do aumento de acesso da população à internet. Inclusive, o levantamento prevê que, até 2024%, o digital vai crescer cerca de 85% em relação ao tamanho dele em 2020.

Quais as principais atribuições do profissional de Publicidade e Propaganda?   

O profissional de Publicidade e Propaganda tem atribuições bem variadas conforme o objetivo do cliente ou da empresa que representa. Por exemplo:

  • elaboração, gestão e análise de pesquisas de mercado;
  • produção e desenvolvimento de campanhas publicitárias;
  • atendimento ao cliente dentro e fora de agências;
  • programação de anúncios digitais, principalmente nas redes sociais;
  • planejamento de ações publicitárias no estabelecimento da marca;
  • análise de performance de conteúdos publicados online.

Quais as áreas de atuação desse profissional?     

A seguir, você verá quais são as especialidades do publicitário. Essa é uma boa oportunidade para conferir como elas são diferentes entre si, tanto no trabalho realizado quanto no local de atuação.

Porém, apesar das diferenças, é notável como há uma complementação entre os campos, com um beneficiando o outro direta ou indiretamente.

Pesquisa    

A pesquisa é uma área que envolve os institutos de pesquisa mercadológica e de mídia. Basicamente, ela funciona sob encomenda de organizações (públicas e privadas) e de empresas de publicidade que desejam saber sobre como determinado produto, prestação de serviço ou mesmo uma marca é visto e/ou avaliado pela sociedade (ou nichos dela).

Tour pela prova do Enem

Não é um trabalho simples ou rápido. Ao contrário, requer recursos financeiros, logísticos e de mão de obra para ser concretizado. Contudo, é ele quem traz dados atuais sobre o público, permitindo que as instituições adotem novas estratégias de marketing, posicionamento de imagem, política de preços, ideias de mercadorias e serviços etc.

Planejamento

Planejamento é o segmento que toma a frente da organização de ideias do marketing para a elaboração de campanhas publicitárias. Para isso, ele traça, como o próprio nome já indica, um planejamento que vai orientar o trabalho de todos os profissionais envolvidos (desde a criação até a mídia).

Nesse compilado, vão estar informações como orçamento disponível, artistas ou influenciadores digitais que devem ser utilizados na publicidade, tipos de anúncios desejados, mídias preferidas para a divulgação, ações de guerrilha que devem ser tomadas para surpreender o mercado e muito mais.

Mídia

Por sua vez, a mídia é o campo dentro das agências de publicidade que fica encarregado de avaliar os canais de comunicação (aos níveis local, regional e nacional) que podem atender às necessidades dos clientes. Para tanto, eles tomam como base os dados dos planejamentos das campanhas e realizam a intermediação com esses canais.

A partir daí, entra a negociação pelo tipo de publicidade ou propaganda que vai ser feito, a duração da ação, o tempo de tela requisitado (no caso da TV ou da internet) e os custos para a veiculação do material produzido.

Muitos meios midiáticos trabalham com pacotes e ofertas especiais para determinados produtos internos (como programas, editoriais, portais, etc.). Por isso, esse contato é fundamental para a redução de despesas.

Criação

A criação é um campo marcante nas agências de publicidade, mas que também é encontrado nas empresas do mercado com setor de marketing ou comunicação social. Trata-se da área que produz o material publicitário online e/ou offline. Isto é, cartazes, folders, panfletos, posts para as redes sociais, artes para blogs e sites e outros.

É uma especialidade que demanda criatividade, repertório referencial e dinamismo para criar coisas do zero ou adaptar peças já existentes. Além disso, o profissional aqui precisa conhecer diferentes bancos de imagem (iStock, Freepik, Flickr e Unsplash) e dominar programas de edição (como Illustrator, Sketch, CorelDRAW, Photoshop e Indesign).

Redação

A redação é uma especialidade que anda lado a lado com a criação. Isso porque o publicitário redator é o responsável por produzir os textos utilizados no material online ou offline feito nesse último departamento. Em muitos casos, ele já encaminha os textos prontos, e quem trabalha com a produção fica responsável por inseri-los. Já em outros, esse trabalho é feito com peças já montadas.

Além disso, é comum que o redator também assuma atividades referentes à revisão e à tradução de conteúdos quando a agência ou a empresa tem clientes externos ou públicos específicos (como nichos tecnológico, jurídico, da educação e da construção civil).

Social Media

O social media é um segmento que ganhou força na última década com a proliferação de diferentes redes sociais e o aumento de usuários. Basicamente, é um campo que trabalha com a gestão de perfis profissionais nessas plataformas. Ou seja, aqueles mantidos pelas empresas no Tik Tok, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, no Facebook, por exemplo.

Afinal, esses perfis se tornaram um excelente canal de comunicação com o público consumidor, permitindo que as marcas engajem as pessoas nos produtos e serviços que elas oferecem. Esse canal também facilita o contato para, de forma rápida e interativa, sanar dúvidas, problemas, críticas e afins que os usuários tenham.

Mas não acaba aí. É que as redes sociais ainda são úteis para campanhas publicitárias, divulgação de ações sociais, promoção de datas festivas e muito mais.

Atendimento

Por sua vez, a área de atendimento existe especificamente em agências de publicidade. Isso porque ela diz respeito à captação de clientes. O profissional de atendimento sonda o mercado local, entra em contato com as empresas para promover o lugar onde trabalha, erealiza reuniões de negociação de serviço.

Porém, não ache que o trabalho acaba quando ele, de fato, traz novos clientes para a agência. Isso porque ele também opera enquanto ponte entre o espaço e o cliente. O motivo? Simples: para repassar as demandas das organizações aos demais departamentos (como o de mídia e o de criação) e alinhar orçamentos, fluxo de produção e expectativas de resultados.

Como a Unopar ajuda a ingressar no mercado de Publicidade e Propaganda?

O melhor percurso para atuar na área é com uma graduação ou segunda graduação em Publicidade e Propaganda que dura 4 anos (8 semestres). Ao término da formação, você pode dar início a uma pós-graduação para direcionar a sua atuação a um dos campos da profissão, tornando-se, assim, um especialista nele.

Por isso, é importante estudar em uma faculdade que ajude a incrementar o seu currículo e que esteja a par das demandas do mercado: a Unopar!

Afinal, a instituição conta com diversos cursos livres a distância, centro de idiomas e acesso ao Canal Conecta para você se candidatar a vagas de estágio e emprego em inúmeras organizações do país.

Sem falar a possibilidade de estudar a distância 100% online, ideal para quem precisa de mais flexibilidade na rotina — sem abrir mão da qualidade!

Ficou interessado em ser publicitário? Então, estude na Unopar!

Como mostrado, Publicidade e Propaganda é bastante versátil, com profissionais podendo atuar como freelancers, em organizações especializadas do setor ou dentro de departamentos criativos das mais diversas empresas do mercado.

Na prática, isso significa um alto nível de empregabilidade e a possibilidade de se manter sempre atualizado e com um currículo abrangente. Portanto, tenha uma formação que qualifique você para se sobressair nessa área e construir carreira ao nível nacional.

Não deixe para depois: faça a sua inscrição no nosso vestibular online e garanta sua vaga no curso de Publicidade e Propaganda da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade