6 motivos para se tornar bacharel em Teologia na modalidade EAD

estudante de teologia

O curso superior de Teologia costuma atrair pessoas mais maduras, que desejam fazer faculdade depois dos 40, por exemplo, ou alunos que vêm da formação em Filosofia como complementação de estudos.

O certo é que, hoje em dia, a tendência para estudar a distância é o que motiva quem quer se tornar bacharel em Teologia EAD a procurar a melhor instituição –– assim como as vantagens dessa modalidade.

Essa formação difere um pouco das outras graduações, e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho ficam por conta principalmente de institutos religiosos. Empresas, escolas e ONGs também podem contar com o apoio de um teólogo, com salário médio de R$ 3.236,29*.

Por esses diferenciais, preparamos este conteúdo com todas as informações sobre o curso de Teologia EAD da Unopar! Veja por que se tornar um bacharel em Teologia!

Flexibilidade para definir o local e o horário dos estudos

Várias são as vantagens de estudar a distância, seja no formato semipresencial ou no 100% online. Desde que você tenha uma boa conexão com a internet e um computador, é possível estudar onde e quando for conveniente. Em cursos como o de Teologia, que preveem muita leitura, é ainda mais reconfortante ter todo o material disponível e saber que pode contar com professores e tutores online sempre que necessário.

Muitas pessoas que já são formadas em outras áreas também buscam na Teologia uma forma de complementar sua visão de mundo. Para isso, contam com todas as vantagens da segunda graduação e podem continuar trabalhando em sua profissão enquanto adquirem essa nova titulação.

O aluno pode recorrer ao mediador EAD da Unopar quando tiver dúvidas a qualquer hora, já que, nessa modalidade, organiza seu próprio cronograma de estudos.

Maior competitividade no mercado de trabalho

Em todas as áreas, o mercado tem dado destaque a pessoas proativas, independentes, que conseguem realizar suas atividades sem depender da orientação direta de um supervisor. Alguma semelhança com uma graduação EAD? Seguindo essa linha, as oportunidades para profissionais de Teologia também aparecem com certa exigência.

Na modalidade de ensino EAD, a responsabilidade do estudante aumenta muito. Sem depender do olhar do professor fiscalizando suas tarefas, ele aprende a ser mais autônomo, e é isso que o mercado valoriza.

Como vimos, as áreas de atuação são específicas e envolvem:

  • igrejas e comunidades religiosas, já que a multirreligiosidade é a marca da sociedade atual;
  • capelania, cada vez mais solicitada em espaços hospitalares, prisionais, militares e outros;
  • docência e pesquisa na educação superior, tanto na área da Teologia quanto nas Ciências da Religião.

Formação com a mesma qualidade do presencial

Cursar Teologia a distância tem suas peculiaridades, mas não significa que a qualidade será superior ou inferior ao ensino presencial. Veja um panorama das disciplinas específicas que o aluno EAD da Unopar verá na sua grade curricular:

  • Religiões no Mundo Mediterrâneo e as Origens do Cristianismo;
  • Teologia Medieval: o Islamismo;
  • Teologia Medieval: o Cristianismo e a Igreja Católica;
  • Religião e Ação Comunitária;
  • Teologia Moderna: Reformas e Cristianismo na Modernidade;
  • Religiões de Matriz Africana – um Panorama;
  • Religiões de Matriz Africana II – Religiões Afro-Brasileiras;
  • Teologias Contemporâneas;
  • Religiões Ameríndias;
  • História das Religiões no Brasil;
  • Ecumenismo e Fundamentalismo no Mundo Contemporâneo.

Viu como se trata de uma formação completa para olhar o objeto de estudo de maneira ampla e não apenas sob o espectro de uma única denominação religiosa?

Dinamismo das aulas

Para contemplar essa carga horária de disciplinas específicas e das demais matérias do curso, como Hermenêutica, Antropologia e Psicologia da Religião, o estudante tem a seu dispor um rico ambiente virtual de aprendizagem.

A aula virtual EAD é até mais dinâmica do que a tradicional, em que o professor fala e os estudantes ouvem. Aqui, os encontros são dinâmicos, e o aluno conta com um fórum de discussão para interagir com os colegas. Também pode se comunicar com professores no chat (que é um bate-papo agendado).

Possibilidade de conciliar aulas com estágio em Teologia

A partir do 6º período do curso, ou seja, no terceiro ano de formação, o futuro bacharel em Teologia tem que começar a cumprir as horas de estágio em três fases:

  • Estágio Supervisionado em Teologia (60 Horas);
  • Estágio Supervisionado em Teologia II (80 Horas);
  • Estágio Supervisionado em Teologia III (60 Horas).

Esse é um momento importante no curso, em que o estudante tem oportunidade de conciliar a teoria estudada e a prática na sociedade. Em outras palavras, é a hora de verificar e aplicar os conceitos que estudou.

O estágio obrigatório e, se for o caso, o não obrigatório, pode ser realizado em espaços como:

  • entidades de direito privado;
  • órgãos de administração pública;
  • instituições de ensino e pesquisa;
  • igrejas e comunidades religiosas.

Ao estudar na Unopar, você tem à disposição o acesso exclusivo ao Canal Conecta para auxiliar na procura por vagas de acordo com seu perfil profissional e seus interesses de carreira. Na modalidade EAD, é bem mais fácil conciliar os horários de estágio com as aulas online, as quais você assiste quando pode.

Qualidade do ensino das faculdades EAD

Na hora de escolher a melhor faculdade a distância, considere a Unopar. A instituição oferece apoio personalizado ao aluno e um sistema de ensino que atua com situações-problema de forma dinâmica e interativa. Isso sem falar na avaliação continuada, em que todos os processos são valorizados ao longo do curso e não apenas nos momentos de prova digital no EAD.

Todos os cursos da Unopar oferecem esses diferenciais, e isso ajuda a colocar a instituição como a líder em EAD no Brasil. O profissional de Teologia passa por uma preparação específica que o qualifica a administrar, formular estratégias e identificar problemas relacionados com a esfera religiosa, porém, que ajudem a melhorar as relações sociais do ambiente.

Por exemplo, um teólogo que trabalha em uma capelania hospitalar está apto a elaborar estratégias e programas de acompanhamento a pacientes e familiares, assim como a ajudar profissionais da saúde a lidar com questões como a morte. Nesse caso, toda a comunidade é beneficiada com as ações do bacharel em Teologia EAD.

Se você pretende fazer um curso de Teologia, conheça a Unopar. Aqui, temos o melhor sistema de ensino a distância para o aluno obter o máximo de conhecimento. Inscreva-se e faça sua prova online.

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content