Como encontrar uma boa faculdade EAD na cidade de Londrina?

cidade de londrina

Trabalhar, cuidar da família, ter tempo para o lazer e ainda comparecer todos os dias à faculdade realmente pode ser difícil. É por isso que muita gente acaba adiando o sonho de conquistar o diploma de ensino superior. Mas existe uma solução para esse problema: optar pela modalidade EAD em Londrina.

Cursar uma faculdade a distância é a melhor opção para quem precisa de flexibilidade na hora de estudar. Afinal, é possível fazer o seu próprio horário e rotina de estudos. Outra vantagem dessa modalidade é a economia, porque a mensalidade costuma ser mais baixa do que a dos cursos presenciais.

Existem muitas opções e, para escolher a melhor faculdade EAD em Londrina, é importante conferir alguns quesitos. Assim, você terá certeza da qualidade do ensino para conquistar boas chances no mercado. Então, leia o conteúdo que preparamos aqui na Unopar para conhecer quais são eles!

Converse com ex-alunos

Com um IDH de 0,778 e quase 600 mil habitantes, Londrina é uma excelente cidade para fazer uma graduação. Mas para escolher entre as opções EAD, vale bater um papo com quem já concluiu o ensino superior nessa modalidade. Desse modo, terá a opinião daqueles que viveram essa experiência para conhecer a instituição e o curso em si em detalhes.

Peça indicação para seus amigos ou familiares que tenham cursado a modalidade a distância ou pergunte se conhecem alguém que tenha se formado no EAD. Mais uma alternativa é conferir a opinião de ex-alunos nas redes sociais.

Procure saber o que eles acharam da qualidade do ensino, da metodologia utilizada pelos professores, do ambiente virtual de aprendizagem, do suporte oferecido aos alunos, entre outros que influenciam o curso. Afinal, também podem impactar seu desempenho e preparo para o mercado de trabalho.

Caso você já esteja pesquisando uma faculdade ou polos EAD em específico, pode fazer uma consulta ainda mais personalizada. Assim, descobrirá como essas unidades funcionam e terá certeza se elas se encaixam naquilo que você precisa ou espera.

Veja a avaliação do MEC

Principalmente quando o ensino superior a distância começou a ser implementado, era bastante comum as pessoas duvidarem da qualidade dessas faculdades. Embora alguns ainda tenham dúvidas, os mitos sobre EAD estão sendo derrubados — e muito disso se deve às avaliações feitas pelo MEC.

As faculdades 100% online e presencial em Londrina são avaliadas de acordo com os indicadores do Sinaes, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior do Inep. Elas recebem notas referentes à qualidade dos seus cursos de graduação e pós-graduação.

Também são avaliadas em diferentes quesitos, como:

  • instalações e estrutura física;
  • gestão da instituição;
  • corpo docente e de colaboradores;
  • política de ensino;
  • Plano de Desenvolvimento Institucional.

Para conferir as avaliações de cada faculdade e seus cursos, você deve acessar o portal do e-MEC e fazer a busca.

Verifique a grade dos cursos

Outro fator muito importante para escolher seu curso EAD em Londrina é verificar a grade curricular trabalhada pela faculdade. Nela, constam todas as disciplinas que serão estudadas ao longo do semestre, assim como atividades que precisam ser cumpridas para complementação da carga horária, como o estágio.

As matérias das graduações de todas as áreas de conhecimento precisam estar atualizadas e devidamente alinhadas com as exigências do mercado de trabalho. Dessa forma, você torna seu currículo diferenciado e competitivo para ter acesso às melhores vagas de emprego em Londrina

Não se esqueça de que o nome da instituição será atrelado ao seu diploma. Portanto, é fundamental escolher um curso que tenha uma grade completa e uma boa nota do MEC, pois indica que ele atende todas as exigências de qualidade de ensino.

Analise se a carga horária é compatível

Cada tipo de formação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo) apresenta uma carga horária mínima estabelecida pelo MEC. Ela deve ser cumprida pelas instituições de ensino, o que é válido tanto para os cursos presenciais quanto os da modalidade EAD.

Ela também varia em relação à graduação. Algumas são mais longas, como o curso de Engenharia Civil, com duração de 10 semestres (5 anos). Enquanto isso, os Tecnólogos podem ser cumpridos em 2 anos.

O mínimo exigido pelo Ministério da Educação é de 2.400 horas, mas também existem cursos que chegam a 7.200 horas, com 6 anos de duração. Lembrando que muitas graduações não podem ser oferecidas no formato 100% online, porque devem oferecer ao estudante disciplinas práticas.

Essa é a modalidade semipresencial, na qual uma parte das atividades é cumprida na sala de aula virtual. Algumas matérias são trabalhadas nos encontros presenciais, geralmente uma vez por semana, e que acontecem nos polos de apoio.

Não se esqueça, ainda, de que alguns graduandos precisam cumprir o estágio supervisionado, ou seja, aquele que é obrigatório e consta na carga horária da graduação. Esse é o caso das Licenciaturas em Letras e Matemática, por exemplo.

Avalie a experiência do corpo docente

Conforme explicamos, os professores de uma faculdade também é avaliado pelo MEC. Aliás, de acordo com a lei nº 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, pelo menos um terço do corpo docente precisa ser composto por profissionais com títulos de mestrado ou doutorado.

Sendo assim, quando for escolher a sua faculdade EAD em Londrina, procure saber se os professores têm essa qualificação exigida pelo Ministério da Educação. Confira também a experiência deles e o seu alinhamento com o mercado de trabalho.

Conheça o EAD em Londrina da Unopar

A faculdade EAD precisa ter uma boa qualidade de ensino, mas também deve manter o seu foco no mercado de trabalho da região. Por isso, a Unopar é a sua melhor escolha, pois entende muito bem as necessidades da região. Assim, capacita seus alunos para atuarem com competência, atendendo essas exigências e expectativas.

Em Londrina, você pode estudar em duas unidades da Unopar: o Polo Catuai e o Polo Piza. Em ambos, você encontra cursos na modalidade EAD a distância e semipresencial, além de contar com diferentes formas de ingresso, inclusive utilizando a sua nota do Enem.

Além disso, a Unopar oferece bolsa de estudo em Londrina e descontos especiais. Você pode negociar diretamente com a instituição de ensino ou participar de programas do governo como o Prouni e o FIES.

O suporte ao aluno da Unopar é personalizado para que receba apoio em cada fase da sua formação acadêmica. Ele ainda dispõe do Canal Conecta, um benefício exclusivo que o aproxima de milhares de empresas em todo o Brasil, oferecendo vagas de estágio e emprego.

Com essa vantagem, assim que tiver o diploma em mãos, poderá sair na frente da concorrência e conquistar remunerações superiores ao mínimo regional — que é de R$ 1.383,80* e pode chegar a R$ 1.599,40*, dependendo do cargo.

Viu só como existem muitas vantagens em optar pela faculdade EAD em Londrina? O ensino a distância é a chance que você estava esperando para conquistar o seu diploma da formação superior e construir uma carreira de sucesso.

Então, não perca tempo! Conheça os cursos oferecidos pela Unopar, escolha aquele ideal para você e faça a sua inscrição para o vestibular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.