Magistério: ainda existe esse tipo de curso?

estudante de magistério

Trabalhar com educação é sonho de muitos profissionais. Os requisitos para atuar na área e ser professor, por outro lado, se transformam com certa frequência ao longo dos anos, podendo exigir mais ou menos formação por parte do aluno.

Atualmente, é critério para ser educador ter curso superior específico que capacite para o trabalho na área. Ainda assim, muitos têm dúvidas se existe magistério e quais são as formas de ingresso da Unopar em cursos totalmente direcionados à docência.

Se você quer acabar de vez com essa dúvida, fique ligado neste conteúdo e confira agora mesmo as dicas para trabalhar como professor!

O curso de magistério ainda existe?

Vale explicar por primeiro o que é magistério. Trata-se de uma espécie de capacitação que, até alguns anos atrás, era bastante comum. A formação era direcionada para quem queria ser professor e integrada ao ensino médio. Ao concluir o curso, você poderia dar aulas em qualquer fase da formação dos alunos nas escolas.

Desde o ano de 1996, o governo federal procura melhorar a qualidade do ensino nas instituições do país. Por isso, o curso deu lugar à Pedagogia, às Licenciaturas e à Formação Pedagógica. Portanto, não há uma faculdade de magistério, mas graduações de nível superior que você pode fazer para lecionar.

Quais são as graduações equivalentes?

Agora que você já sabe que não existe curso de magistério que permita dar aulas na educação básica, veja quais opções você pode procurar se quiser ser um educador!

Pedagogia

Pedagogia é a área do conhecimento que investiga os processos de ensino e aprendizagem. Sendo assim, o curso superior capacita o sujeito para aplicar técnicas enquanto educador para melhorar o processo de aprendizado dos indivíduos, por meio da reflexão ou da sistematização do conhecimento científico.

Ao conquistar o diploma da graduação e saber tudo sobre Pedagogia, você estará habilitado para trabalhar em diversas instituições, como empresas privadas, ONGs e hospitais. Isso porque as oportunidades no mercado são amplas, e os salários ficam na média de R$ 2.450,32*.

Ao contrário do que muitos pensam, o pedagogo não trabalha apenas em escolas. Entre as possibilidades na carreira está a Pedagogia Empresarial, em que o educador pode desenvolver atividades para o treinamento e a capacitação de funcionários. Essa atuação também pode ser desenvolvida em ONGs no planejamento de atividades de cunho social.

Licenciaturas

Diferentemente da Pedagogia, esse não é um curso superior, mas uma modalidade de formação. Você já deve ter visto uma graduação na mesma área do conhecimento com habilitação em Bacharelado ou Licenciatura, certo?

Nesse caso, embora o conteúdo seja o mesmo em ambas as graduações, você também estará apto a lecionar na matéria de sua especialidade ao escolher a Licenciatura. Se, por exemplo, deseja dar aulas de Educação Física, precisará necessariamente optar por esse formato para se destacar e conquistar salário superior à média de R$ 2.472,37*.

Assim, além das matérias técnicas próprias da sua área, você terá contato com disciplinas específicas relacionadas com o processo de aprendizado e às práticas pedagógicas. Além disso, há o estágio obrigatório supervisionado para assegurar sua formação prática.

Vale lembrar que escolher um curso de Licenciatura EAD aqui da Unopar pode trazer inúmeros benefícios em sua carreira. Isso porque o mercado de trabalho para educadores tem se tornado mais exigente, o que aumenta a procura por profissionais capacitados para o cargo e atualizados sobre os novos métodos de ensino em um contexto digital. Isso sem falar na flexibilidade de estudar de onde quiser e quando puder.

Complementação Pedagógica

A Complementação Pedagógica, como o próprio nome já indica, é direcionada a profissionais já formados em alguma área do conhecimento, mas não habilitados para lecionar. Utilizando do mesmo exemplo, um profissional que tem Bacharelado em Educação Física pode recorrer a essa opção para se capacitar na docência.

Também conhecida como Licenciatura de curta duração, essa formação tem como objetivo fazer com que o profissional entre em contato com todas aquelas disciplinas que auxiliam no trabalho prático como educador. O programa costuma ser de um ano, período em que o estudante também passará pelo estágio supervisionado.

As vantagens de fazer a complementação são as mesmas para quem opta pela Licenciatura. Afinal, a partir dessa formação específica, você poderá ampliar as possibilidades de atuação no mercado e assegurar uma carreira sólida a longo prazo.

Como visto, há uma grande busca por profissionais qualificados nesse segmento. Ao entender como funciona a Licenciatura EAD e optar por ela, você estará à frente da concorrência, uma vez que terá maior contato com ferramentas importantes para a educação digital.

Por que contar com uma boa faculdade?

Se você se interessou por alguma das formações que substituem o magistério, é importante ter em mente a necessidade de contar com uma boa faculdade. Afinal, é preciso assegurar uma formação de qualidade para que o trabalho desenvolvido por você no mercado gere um diferencial competitivo.

Vale atentar para a adequação da instituição escolhida às novas normas da Base Nacional Comum Curricular, aliando Pedagogia ao BNCC. Dessa forma, o aprendizado teórico fica alinhado à prática profissional que será desenvolvida por você. É importante, ainda, ficar de olho na qualidade de ensino oferecida.

Na Unopar, você pode contar com um sistema dinâmico direcionado ao mercado e com disciplinas interativas que estimulam o desenvolvimento de habilidades importantes para ser professor. Isso sem contar no material de estudos completos para uma sólida formação teórica.

Você tem várias opções de cursos de Licenciatura na Unopar, como História, Geografia, Ciências Biológicas e Matemática. Além disso, você pode ingressar tanto pelo vestibular online quanto usando a sua nota do Enem. Se já tiver um Bacharelado, pode optar pela segunda graduação para docência aqui conosco.

Além de gratificante na carreira, tornar-se um educador pode dar aquele impulso para o mercado de trabalho. Afinal, são inúmeras as possibilidades de atuação a serem desenvolvidas em instituições públicas e privadas. Isso porque não existe mais o curso de magistério para a capacitação de professores.

Portanto, se você deseja trabalhar como docente, precisará buscar por uma das formações específicas: faculdade de Pedagogia, Licenciatura ou Complementação Pedagógica. Independentemente da sua escolha, é importante buscar por uma instituição com credibilidade e comprometida com o ensino prático de excelência.

E então? Gostou do nosso conteúdo sobre magistério? Agora que você já sabe quais cursos pode fazer para ser educador, não perca tempo e inscreva-se no nosso vestibular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.