Qual é a nota de corte de Engenharia Mecânica?

estudante vendo nota de corte de engenharia mecânica

Na hora de planejar a carreira, a maioria dos candidatos ao vestibular fica na dúvida entre opções de cursos e faculdades. Algumas instituições de ensino públicas parecem difíceis de entrar, enquanto as privadas com excelente qualidade podem ter mensalidades que não cabem no orçamento, mesmo com bom custo-benefício.

Um fator decisivo na hora de escolher é compreender detalhadamente o que é a nota de corte e como ela funciona. Existem diversas possibilidades de estudo que se baseiam nesse número, como acesso a vagas, bolsas e financiamentos. No caso da Engenharia Mecânica, área com média salarial de R$ 9.157,06*, ela pode até facilitar os seus estudos, com a ajuda de bolsas e créditos.

Neste post, você descobre a nota de corte do curso de Engenharia Mecânica e as possibilidades de ingressar em uma boa faculdade. Continue a leitura e saiba como ir em busca do emprego dos sonhos!

O que é nota de corte?

Nota de corte é a pontuação necessária para um candidato do vestibular ser aprovado no processo seletivo. O número varia de ano a ano, pois corresponde sempre ao valor mais baixo entre aqueles concorrentes que foram aprovados. O parâmetro utilizado atualmente é a prova do Enem.

Para entender melhor, vamos supor que há 50 vagas para um curso no país. Os candidatos seriam classificados de acordo com a pontuação do Enem, da mais alta para a mais baixa. O 50º lugar seria o último a ser aprovado, por isso, o que ele tirou na prova seria considerada a nota de corte.

Claro que no contexto do país inteiro ou de contextos amplos de ensino, a situação fica mais complexa. Por exemplo, a nota de corte de Engenharia Mecânica no Sisu vai levar em conta as vagas de todas as instituições envolvidas e as pontuações dos candidatos aprovados.

A nota de corte não interfere apenas no ensino público e, como vimos, pode ser usada para definir vagas de bolsas de estudo ou financiamento estudantil. O importante é estudar com o máximo de comprometimento para aumentar suas chances de sucesso. Vale lembrar também que é possível entrar na faculdade por vestibular direto.

Qual é a nota de corte para Engenharia Mecânica?

A nota de corte no Enem de Engenharia Mecânica é atualmente 582 pontos para o FIES, 680 para o Prouni e 716 para o Sisu. É importante pensar que cada sistema de avaliação tem uma média diferente.

O número varia e é calculado novamente cada ano para refletir as condições do vestibular em questão. Conhecer as diferenças entre cada lugar pode ajudar a aliar uma faculdade boa com uma mudança proveitosa de cidade, por exemplo.

No geral, as Engenharias estão entre os cursos mais concorridos no país. Para não precisar desistir do sonho, é muito importante conhecer o máximo de alternativas e ter a consciência de que existem inúmeras opções excelentes para você.

Na Unopar, o Bacharelado em Engenharia Mecânica está presente em diversas cidades e estados:

  • Salvador, na Bahia;
  • Rio Verde, em Goiás;
  • Betim, em Minas Gerais;
  • Campo Grande, no Mato Grosso do Sul;
  • Londrina, no Paraná;
  • Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Todos esses locais trazem uma grade curricular de Engenharia Mecânica com a qualidade Unopar. O profissional tem a chance de se formar com um direcionamento especial para conquistar sucesso no mercado de trabalho.

Sisu

O Sisu é o processo seletivo para o ensino superior mais amplo que acontece no Brasil hoje. Instituições públicas de diferentes lugares ofertam vagas a serem preenchidas pelos participantes do Enem.

Pelo fato de esses estabelecimentos não cobrarem mensalidade, costuma haver uma disputa imensa pelas vagas. Apenas os candidatos que conseguem as melhores classificações são selecionados, de acordo com a nota no exame.

Mas não se preocupe, pois o Sisu não é a única opção existente para você iniciar sua carreira. Apesar de o sistema ser respeitável e atender com satisfação a várias pessoas, o Prouni e o FIES também têm suas vantagens. Confira então algumas delas.

Prouni

O Prouni é o sistema criado pelo governo em 2005 para aumentar as chances dos estudantes de baixa renda. São muitas as instituições particulares com ensino de qualidade. Por isso, o governo traz um auxílio para amenizar o valor da faculdade de Engenharia Mecânica, por exemplo.

Dependendo da classificação em que o candidato estiver, ele recebe uma bolsa integral (de 100%!) ou parcial sobre o valor mensal. Assim, mesmo sem ter alcançado a nota de corte para entrar em uma instituição pública, você tem a chance de cursar uma excelente faculdade.

É importante levar com seriedade essa alternativa, pois a nota de corte do Sisu costuma ser elevada, e mesmo o aluno mais aplicado não tem garantias de aprovação. A média da Engenharia Mecânica no Prouni é significativamente menor, dando chances para um número maior de pessoas. Além disso, há critérios de formação escolar e renda familiar.

FIES

FIES é um programa de financiamento estudantil do governo que disponibiliza empréstimo para quem está cursando uma faculdade não gratuita, com juros baixos. Para se candidatar, basta estar com a matrícula feita e atender aos critérios oficiais estabelecidos.

Caso o candidato obtenha a nota mínima de 450 pontos no Enem e atenda aos requisitos de renda, pode se candidatar. A dívida só começa a ser paga após a formatura, considerando que o aluno formado tem maiores chances no mercado de trabalho.

Vestibular direto com a faculdade

Por fim, uma das principais alternativas ao Sisu e ao Enem que existem hoje é o processo seletivo direto com a faculdade. Na Unopar, o candidato pode se inscrever e até mesmo realizar a prova no formato do vestibular online!

Existem outras opções relevantes de conseguir auxílio estudantil. É o caso de bolsas, descontos e financiamentos que podem ser obtidos na própria instituição onde você pretende estudar.

As maneiras de viabilizar com qualidade sua educação como engenheiro mecânico são várias! O importante é ter ciência das notas de corte do curso e refletir sobre a melhor maneira de ingressar na faculdade.

Para melhorar, na Unopar você pode cursar Engenharia Mecânica EAD no formato semipresencial. Essa modalidade de ensino oferece o melhor dos encontros presenciais e muitas vantagens para quem precisa de mais flexibilidade na rotina.

Gostou de conhecer a nota de corte do vestibular em Engenharia Mecânica e as opções de entrar na Unopar? Aproveite a chance e inscreva-se já no vestibular! Comece logo o seu caminho rumo ao tão sonhado sucesso profissional!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content