Você sonha com a carreira de sociólogo, mas vira e mexe se questiona sobre o que se estuda em Sociologia? Pois saiba que muitos vestibulandos que também pensam em seguir a área já fizeram isso! Afinal, se informar sobre a grade curricular é a maneira mais clara e detalhada de saber como é uma formação superior –– e, em especial, ficar por dentro das experiências de aprendizado que ela vai proporcionar.
Por essa razão, preparamos este post para mostrar quais são os conteúdos integram o curso de Sociologia e como eles contribuem para tornar você um estudioso e um pesquisador das sociedades e das relações interpessoais formadas pelos humanos. Confira!
9 matérias marcantes da grade curricular de Sociologia
Ao estudar Sociologia, mais especificamente em uma Licenciatura, você tem uma grade que traz conteúdos sobre a educação básica com matérias que discutem e propõem longas reflexões sobre a sociedade. Abaixo, nós mostramos 9 delas que são bem marcantes nessa formação para entender melhor como é a rotina dos estudantes. Veja!
Educação Inclusiva
A disciplina de Educação Inclusiva é muito valiosa. Ela discute as estratégias adotadas nas redes públicas e privadas de ensino do país para tornar o ambiente escolar mais acessível e plural diante de perfis de alunos diversos que têm –– por exemplo, deficiências, transtornos, limitações físicas etc.
Educação de Jovens e Adultos
Já a Educação de Jovens e Adultos aborda os desafios do ensino-aprendizagem voltado para indivíduos na juventude e aqueles que já são maiores de idade que, por alguma razão, não completaram o processo escolar na faixa etária indicada.
Políticas Públicas da Educação Básica
Por sua vez, a matéria de Políticas Públicas da Educação Básica traz para as aulas o que a legislação nacional define como preceitos norteadores dos ensinos infantil, fundamental e médio. São indispensáveis para a população se instruir, socializar e, no futuro, conquistar bons empregos no mercado de trabalho.
Educação e Tecnologias
A disciplina deixa você sabendo sobre as tendências no setor da educação. Também discute quais ferramentas e recursos podem ser adotados em sala de aula para facilitar o aprendizado, a prática docente e o engajamento dos alunos com as atividades escolares.
Fundamentos Filosóficos
Continuando a falar sobre o que se estuda em Sociologia, há a disciplina de Fundamentos Filosóficos. Ela é responsável por introduzi-lo aos principais pensadores que formularam teorias e conceitos sobre o que é o meio social, a identidade humana e a construção da cultura.
Sociologia Rural e Urbana
Já em Sociologia Rural e Urbana, os alunos aprendem sobre como as estruturas sociais se diferem umas das outras conforme o ambiente, os meios econômicos, as tradições culturais e o processo de urbanização na vida dos cidadãos.
Homem, Cultura e Sociedade
Em Homem, Cultura e Sociedade, você acompanha o processo de formação das culturas e como ele esteve diretamente relacionado à criação de regiões que se transformam em nações –– de acordo com regras de ética, política, saúde e mercado compartilhadas pelo mesmo grupo.
Sociologia Contemporânea
Já em Sociologia Contemporânea, os estudantes debatem o mundo atual e como as relações entre pessoas e Estados na era da globalização. Também veem como a tecnologia modifica os meios sociais, levando-os a desenvolverem novas formas de interação e identidade.
Pensamento Político Brasileiro
Em Pensamento Político Brasileiro, há um detalhamento do comportamento social dos habitantes diante de diferentes períodos históricos que marcaram o país, desde o fim da colonização até os dias contemporâneos. É um conteúdo que traz importantes reflexões sobre a formação e a evolução da nossa nação.
A lista completa das disciplinas da Licenciatura em Sociologia
Sem dúvidas, as disciplinas mostradas até aqui já revelam bastante de como é o conteúdo programático do curso de Sociologia — que, vale ressaltar, não é uma das faculdades de Humanas, mas sim de Ciências Sociais. Porém, para deixá-lo 100% a par dessa graduação, nós vamos mostrar quais são os segmentos de matérias e práticas de estágio da grade curricular. Animado? Pois tome nota!
Este é o segmento de formação pedagógica:
- Fundamentos da Educação;
- Educação Formal e Não Formal;
- Didática, Planejamento e Avaliação;
- Educação a Distância;
- Língua Brasileira de Sinais;
- Práticas pedagógicas – Identidade Docente;
- Básica Práticas Pedagógicas (Gestão da Aprendizagem);
- Práticas Pedagógicas (Gestão da Sala de Aula);
- Práticas Pedagógicas em Ciências Humanas;
- Práticas Pedagógicas (Identidade Docente);
- Psicologia da Educação e da Aprendizagem;
- Educação e Diversidade;
- Gestão Educacional;
- Projeto de Ensino em Sociologia.
Já aqui está o segmento para aprofundamento sociológico:
- Ciência Política;
- Economia Política;
- Ciência Política Contemporânea;
- Economia Brasileira;
- Metodologia Científica;
- Sociologia do Trabalho;
- Ética, Política e Cidadania;
- Fundamentos da Antropologia;
- Pesquisa Aplicada às Ciências Sociais;
- Sociologia Compreensiva;
- Antropologia Contemporânea;
- Geografia Geral;
- Geografia do Brasil;
- Sociologia Brasileira;
- Responsabilidade Social e Ambiental;
- Sociologia da Cultura;
- Sociologia e Meio Ambiente;
- Sociologia das Contradições Sociais;
- Sociologia Positivista.
Por fim, há o segmento para a prática do conhecimento e desenvolvimento da didática de ensino, que incluem os três estágios obrigatórios. É aqui que o estudante toma contato com a prática e aprende a lidar com os desafios de sala de aula –– no ensino fundamental, médio ou na gestão educacional.
Como é a formação de Sociologia na Unopar
Tem dúvida se a faculdade de Sociologia vale a pena? Pois saiba que a resposta é um redondo sim! Afinal, na Unopar, Sociologia é um dos cursos de Licenciatura que oferecemos. Ou seja, você não só se aprofunda no campo das Ciências Sociais, mas também se prepara profissionalmente ao longo de 8 semestres para ser professor — uma das carreiras mais desafiadoras, gratificantes e indispensáveis em qualquer meio social.
A Unopar ainda é repleta de diferenciais para a formação, como a Aula Destaque e as Trilhas de Carreira. Mas é no Canal Conecta que você pode encontrar um dos principais benefícios ao seu currículo. É esse portal que ajuda na conquista de vagas de emprego e estágio, além de conteúdos sobre desenvolvimento profissional.
Invista em uma formação de qualidade!
Ao longo do post, você tirou suas dúvidas o que se estuda em Sociologia. Percebeu também como uma Licenciatura nessa área é uma formação de extrema importância para fortalecer e promover o sistema de educação básica no nosso país.
Por isso, não pense duas vezes: faça a sua graduação na Unopar! Tenha acesso à grade curricular que mostramos e a um corpo docente especializado na área, além de um sistema de avaliação que considera o seu desempenho de forma multidisciplinar e que investe em ferramentas para aumentar a sua empregabilidade após o fim da faculdade.
Não perca tempo e garanta já a sua inscrição no nosso vestibular!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 42
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?