Perícia contábil: o que é e como atuar nessa área?

calculadora e lupa representando perícia contábil

Entre as graduações com maiores oportunidades no mercado, destaca-se o curso de Ciências Contábeis. Afinal, são diversas as funções que o profissional da área pode desempenhar, tanto nas instituições públicas quanto nas particulares. A perícia contábil, por exemplo, é uma das carreiras promissoras que você pode optar por seguir após concluir a formação acadêmica aqui na Unopar.

Muitos estudantes, por outro lado, têm dúvidas a respeito do que é perícia contábil exatamente e o que é preciso fazer, além da graduação, para ser destaque nesse segmento. Pensando nisso, separamos para você alguns esclarecimentos sobre o assunto. Não deixe de conferir!

O que é perícia contábil?

Perícia contábil pode ser definido como uma sequência de procedimentos técnicos empenhados por um profissional com o objetivo de emitir um laudo ou parecer sobre determinada questão da contabilidade.

Nesse conjunto de processos empregados, que tem como finalidade a emissão do documento pericial, estão compreendidos exames, vistorias e avaliações de diferentes naturezas. Eles buscam evidenciar determinado objeto ou atestar a ocorrência de um fato.

Suponha, por exemplo, que duas grandes sociedades precisarão passar pelo processo de fusão. Nesse caso, a perícia contábil em empresas pode ser importante para analisar valores e bens de ambas instituições, oferecendo subsídio científico para dar sustentação às decisões.

Para tanto, será necessário contar com o apoio de alguém que domina tudo sobre Ciências Contábeis e realizar uma investigação. Com uma atuação de importância, como veremos a seguir, o perito contábil tem uma média salarial de R$ 3.649,75*, que pode chegar a R$ 8.185,74* com autoconhecimento profissional e muita dedicação.

Qual é a sua importância?

A perícia contábil pode ser tanto judicial como extrajudicial e é aplicável a qualquer situação em que é indispensável uma investigação técnica sobre matéria contábil para resolver determinada questão. Além da fusão societária, a perícia pode ser empenhada em casos de autuação fiscal, para apurar o cometimento de ilícito tributário.

Os laudos contábeis também podem ser necessários em ações de inventário ou, ainda, processos trabalhistas. No âmbito do Poder Judiciário, a importância de sua aplicação é principalmente a possibilidade de resolver conflitos quando há divergência entre as partes envolvidas.

Extrajudicialmente, o laudo auxilia no trabalho dos árbitros, que muitas vezes precisam decidir a respeito de fatos sobre os quais não têm conhecimento técnico. A perícia ainda pode ser requerida de forma voluntária para, por exemplo, dar transparência às contas e movimentações financeiras de uma organização, aumentando a sua credibilidade e sustentabilidade no mercado.

Em todos os casos, o documento assume um papel apaziguador, evidenciando detalhes técnicos importantes para resolver pendências de pessoas físicas e jurídicas.

O que fazer para se tornar um perito contábil?

Se você se interessou pela área e deseja seguir carreira como perito, confira agora mesmo como trabalhar com perícia contábil!

Ter curso superior em Ciências Contábeis

Entre os requisitos para se tornar um perito está a conquista do diploma. Afinal, é o conhecimento amplo em todas as disciplinas da área o que permitirá atuar com excelência. Ao escolher uma faculdade, é importante ter atenção a alguns fatores. Entre eles, o reconhecimento da unidade de ensino no mercado e o seu comprometimento com a formação de qualidade.

Aqui na Unopar, você pode fazer o curso de Ciências Contábeis a distância e, com isso, tem toda a flexibilidade para sua rotina. Estudar não será um problema se você precisa conciliar essa atividade com o trabalho e outros compromissos. Também oferecemos as modalidades de ensino presencial e semipresencial (dependendo da unidade).

Ser aprovado no Conselho Federal de Contabilidade

Após os anos de estudo na graduação, você ainda precisará passar pelo exame do Conselho Federal de Contabilidade para trabalhar como perito. Uma vez aprovado, é possível se registrar no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do estado com jurisdição sobre o seu domicílio e retirar a sua carteira de identidade profissional.

Ter registro no conselho de classe

Como visto, é exigência o registro no respectivo conselho de classe para ser perito. Para obter a carteira em seu estado, vale entrar no site do CRC e conferir a documentação indispensável para a emissão originária, bem como a possibilidade de ter habilitação em outros estados caso queira trabalhar em local diverso.

Fazer o cadastro no Conselho Nacional de Justiça

Se você deseja trabalhar como perito em cooperação com os órgãos do Poder Judiciário, emitindo laudos para a resolução de conflitos judiciais, também é indispensável estar atento à regulamentação do CNJ para o cadastro. Assim, seu trabalho poderá ser requisitado pelos juízes de primeiro grau.

Ter responsabilidade e zelo

Por último, é importante que você esteja preparado para as atividades do perito, cultivando valores indispensáveis para uma avaliação correta e idônea. Responsabilidade, zelo e seriedade, nesse contexto, devem prevalecer sempre. A busca pela especialização ou segunda graduação também são desejáveis.

Qual é a importância de uma boa faculdade no currículo?

Contar com a parceria de uma faculdade é indispensável para conseguir boas oportunidades no mercado. Afinal, por meio do documento de apresentação, você poderá demonstrar ao solicitante da perícia qualificação acadêmica sólida e ampla experiência profissional.

Especialmente quando se pretende atuar como perito extrajudicial ou com contabilidade gerencial, isso pode ter peso significativo para a contratação. Além disso, é preciso lembrar que a elaboração de laudos é um trabalho complexo e que demanda conhecimento científico aprofundado nas disciplinas lecionadas ao longo do curso.

Sendo assim, é preciso fazer boas escolhas entre as instituições de ensino. O curso da Unopar oferece grandes diferenciais para a sua formação. Entre eles, um material de estudo completo e de fácil acesso na sala de aula virtual, especialmente feita para o EAD. Além disso, garante um sistema de ensino de excelência que prepara para o mercado, com aulas dinâmicas e disciplinas interativas. Ainda temos:

  • avaliação continuada para otimizar a sua formação;
  • possibilidade de parcelamento das mensalidades;
  • bolsas de estudo, financiamentos e outros descontos;
  • formas de ingresso facilitadas, incluindo vestibular online e uso da nota do Enem;
  • acesso exclusivo ao Canal Conecta, que permite cadastro de currículos e recebimento de vagas de acordo com o seu perfil profissional;
  • professores altamente qualificados e com experiência de mercado.

A perícia contábil é uma das carreiras promissoras à disposição dos profissionais das Ciências Contábeis. Esse conjunto de procedimentos técnicos pode ser requerido e necessário em diversas situações, inclusive em processos judiciais e nas relações administrativas firmadas pelo Estado.

Se você deseja seguir na função, é importante conhecer as possibilidades de atuação na área e estar ciente dos requisitos para trabalhar como perito. Além disso, vale estar atento às oportunidades do mercado por meio de portais de divulgação.

E então? Gostou do nosso conteúdo? Agora que você já sabe como se tornar um perito contábil, não perca tempo e inscreva-se no curso superior de Ciências Contábeis a distância!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content