Como funciona a segunda Licenciatura na Unopar?

segunda licenciatura unopar

O curso de segunda Licenciatura na Unopar é uma excelente formação superior para professores já licenciados que desejam investir em mais conhecimento para ter novas oportunidades de atuação e até mudar os rumos da carreira.

A principal vantagem desse programa de formação pedagógica é a agilidade, pois a matriz curricular da segunda Licenciatura é mais enxuta que a primeira, por aproveitar créditos já cumpridos pelo aluno.

Além disso, os cursos de segunda Licenciatura ampliam a oferta de professores para atuarem não apenas em campos complementares à sua primeira graduação, mas também em disciplinas de outras áreas do conhecimento. 

Então, se você tem interesse em ampliar sua formação pedagógica, leia este post e conheça como funciona a segunda Licenciatura na Unopar!

Entenda a proposta da segunda Licenciatura

Desde 2015, o Ministério da Educação (MEC) regulamenta programas de segunda Licenciatura no Brasil. Naquele ano, o Conselho Nacional de Educação lançou a Resolução nº 2, que autoriza a participação de professores já graduados em uma nova especialidade. 

Como vimos, o professor pode escolher uma área complementar à primeira graduação ou um curso diferente. Apenas haverá ajustes na matriz curricular correspondente a cada caso.

Modalidade de ensino

Cada faculdade determina como o curso será ministrado, na modalidade presencial ou a distância. Pensando na comodidade dos seus alunos, a Unopar optou pela segunda Licenciatura EAD

Dessa maneira, esse programa de formação pedagógica acontece 100% online, com uma matriz curricular que contempla todas as exigências do mercado de educação atual.

As aulas e atividades acontecem por meio do ambiente virtual de aprendizagem –– sua sala de aula online. Nesse espaço digital, acontecerá a maioria das atividades pedagógicas, com o apoio de várias ferramentas. 

Recursos disponíveis para o aprendizado

Os alunos da segunda Licenciatura na Unopar têm à disposição seguintes recursos para estudo:

  • grade curricular flexível;
  • tutores online; 
  • polo de apoio presencial;
  • videoaulas, webinares e canais de comunicação;
  • conteúdos idênticos aos da graduação presencial;
  • estágio supervisionado;
  • biblioteca digital com mais de 300 títulos;
  • atividades extras para complementação curricular.

Duração do curso

O programa de segunda Licenciatura EAD na Unopar dura 3 semestres (1 ano e meio), sendo que a carga horária é de cerca 1.300 horas, mais 300 horas de estágio obrigatório

Durante o curso, haverá encontros presenciais uma ou duas vezes por mês para a realização de avaliações, momento em que você interagirá pessoalmente com seus tutores.

Cursos disponíveis

A Unopar oferta os seguintes cursos de segunda Licenciatura:

Veja quem pode fazer uma segunda Licenciatura na Unopar

O curso de segunda Licenciatura é destinado a professores que atuam tanto em sala de aula como em atividades de planejamento, coordenação e supervisão pedagógica.

A formação oferecida pela Unopar possibilita a atuação em:

  • editoras (produção, revisão e aprovação de material didático);
  • escolas de educação básica;
  • programas de inclusão social;
  • educação de jovens e adultos;
  • centros de pesquisa e documentação;
  • organizações socioculturais e educacionais. 

Descubra as vantagens de fazer uma segunda Licenciatura na Unopar

Agora que você já conhece o funcionamento dos cursos, confira os principais motivos para fazer em segunda Licenciatura EAD na Unopar!

Carga horária menor

Conquistar o novo diploma da graduação em menor tempo é a primeira grande vantagem para quem faz uma segunda Licenciatura. Enquanto os cursos de primeira graduação levam de 3 a 4 anos para terminar, na segunda, esse tempo é reduzido pela metade.

Logo, você economiza não apenas tempo, mas também dinheiro.

Horários flexíveis

Estudar a distância garante que você tenha horários flexíveis. Dessa forma, é possível organizar seus estudos de acordo com sua agenda de trabalho e atividades pessoais, bem como escolher momentos em que sinta maior produtividade.

Como o ambiente virtual de aprendizagem pode ser acessado de qualquer dispositivo, 24 horas por dia, você realmente pode estudar onde e quando quiser.

Possibilidade de redução das horas de estágio

Outro ponto positivo é a facilidade na realização do estágio obrigatório. Conforme a proposta do seu curso, se você já estiver dando aula, é possível reduzir o número de horas ou incluí-las no tempo de trabalho. 

Para saber mais sobre este item, converse com a coordenação do seu curso.

Novo posicionamento de carreira

Você sabe que conhecimento é a chave para mais respeitabilidade na carreira. Logo, o diploma de segunda Licenciatura pode favorecer melhores rumos para sua atividade profissional, ao ampliar sua gama de atuação. 

Um exemplo disso é assumir, ao mesmo tempo, a postura de docente e de coordenação pedagógica em uma ou mais escolas. Como a sua visão sobre o ensino será ampliada, você pode incrementar seu currículo com cursos de pós-graduação em áreas complementares e investir em projetos especiais. Como resultado, terá uma carreira mais completa.

Cursos reconhecidos pelo MEC

A Unopar é uma faculdade com excelente conceito no MEC. Isso oferece credibilidade aos seus cursos e a segurança de que você está investindo em uma graduação de alta qualidade.

Mais visibilidade para o currículo

Alunos da Unopar contam com uma excelente vantagem para a conquista de oportunidades de trabalho: é o Canal Conecta, o maior portal de vagas de emprego associado a uma instituição de ensino. 

Assim que se matricula, você pode cadastrar seu currículo e ter acesso a mais de 600 mil vagas de estágio, contratos com carteira assinada e trabalho freelance. A diferença em relação a outros portais é que a tecnologia do Canal Conecta direciona seu currículo a vagas que tenham seu perfil, aumentando as chances reais de contrato.

Como se inscrever na segunda Licenciatura na Unopar

Inscrever-se na segunda Licenciatura na Unopar é muito simples, especialmente porque você não precisa fazer o vestibular novamente. Basta fazer preencher um formulário e comparecer à unidade mais próxima com os seguintes documentos:

  • cópia autenticada do diploma do curso superior de Bacharelado ou certificado de conclusão de curso;
  • cópia do RG;
  • cópia do CPF;
  • cópia simples do comprovante de residência e certidão de casamento (caso seja casado).

Agora é com você!

Entendeu como funciona a segunda Licenciatura na Unopar? Então, não espere mais. Inscreva-se para o seu curso e tenha acesso a uma formação de excelência!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.