Quer continuar seus estudos? Descubra como conseguir supletivo de graça!

supletivo de graça

Muitas vezes, nossas vidas tomam rumos que não esperávamos, e a passagem dos anos é algo que não podemos controlar. Por conta disso, é muito comum encontrar pessoas que não concluíram o ensino médio por uma série de razões. Esse é o seu caso? Você sabia que é possível fazer um supletivo gratuito?

A conclusão dos estudos é algo que pode ser bastante interessante. Isso pode, inclusive, fazer com que a sua vida mude completamente. E mais: se você está preocupado com a sua idade, deixe disso! É possível estudar em qualquer faixa etária. Fazer uma faculdade depois dos 40 anos, por exemplo, é algo que tem se tornado cada vez mais comum.

Afinal, por que dar continuidade aos estudos é algo vantajoso? E como fazer isso de maneira completamente gratuita? A seguir, responderemos essas e outras perguntas sobre esse tema. Boa leitura!

Por que é importante concluir o ensino médio?

Há algumas décadas, ter o ensino completo não era algo tão determinante para a vida profissional. Muitas pessoas conseguiam se sobressair mesmo sem concluir formalmente os estudos. Atualmente, no entanto, a realidade é outra.

Ainda que existam pessoas que se destacam com o ensino médio incompleto, é inegável que ter o diploma abre muitas portas para a vida profissional. É praticamente impossível encontrar boas vagas que não exijam, pelo menos, a formação escolar integral, e a tendência é que o ensino superior se torne quase obrigatório.

Por isso, terminar o ensino médio é uma boa oportunidade para conseguir uma colocação imediata no mercado de trabalho e para possibilitar o ingresso do indivíduo no ensino superior, ou seja, em uma faculdade.

O que é que como funciona o supletivo?

O supletivo — hoje mais comumente conhecido como Educação para Jovens e Adultos, ou apenas EJA — é uma modalidade de ensino devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e voltada aos estudantes que não conseguiram, por qualquer razão, concluir os seus estudos no período regular.

Ou seja: pessoas com mais de 15 anos que não obtiveram o diploma do ensino fundamental ou com mais de 18 que não concluíram o ensino médio podem participar desse tipo de ensino. Aqui, o conteúdo programático desse período letivo será ensinado aos estudantes, normalmente em um tempo inferior ao da escola tradicional.

Sendo assim, é possível concluir o ensino fundamental — período que vai do 1° ao 9° ano — em 2 anos e o ensino médio em 1 ano e meio. Para a obtenção do diploma, no entanto, o aluno precisará passar pela prova do ENCCEJA, sobre a qual falaremos mais adiante.

Como é possível conseguir o supletivo de graça?

Agora que você já sabe o que é o supletivo e a sua importância para a vida profissional, que tal conferir maneiras de conseguir uma vaga completamente gratuita para estudar? Veja as formas mais eficazes.

Instituições da rede pública e privada

A primeira maneira de conseguir uma vaga em um supletivo de graça é recorrer às escolas. Algumas instituições privadas oferecem bolsas ou ministram aulas de forma gratuita. As instituições públicas, por sua vez, muitas vezes também fazem a preparação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na maioria das vezes, as aulas ocorrem no período noturno em uma frequência estipulada pela instituição. Nelas, são abordados os conteúdos referentes aos 3 anos do ensino médio, preparando o estudante para a sua formação em um período por vezes menor do que o do ensino regular.

Supletivos a distância

Para quem não pode ou não deseja se deslocar até a escola para fazer um supletivo, há a opção de realizá-lo completamente a distância.

Há, inclusive, faculdades que oferecem o ensino EAD e suas modalidades mistas, como o semipresencial. Esse é o caso da Unopar, uma instituição renomada no ensino a distância e que conta com a união entre tecnologia, modernidade e ótimos professores para oferecer cursos de graduação de excelência.

O que é o ENCCEJA e por que ele pode ser uma boa opção?

Agora que já vimos quais são as opções para fazer um supletivo de graça, confira como funciona o ENCCEJA e descubra os motivos pelos quais esse exame é tão importante.

O ENCCEJA — ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos — é um exame gratuito que possibilita a obtenção do diploma do ensino médio (e também do ensino fundamental, para pessoas acima de 15 anos) para jovens e adultos que tenham, pelo menos, 18 anos completos.

A prova é normalmente aplicada no mês de agosto e dividida em quatro cadernos. Para o ensino médio, eles são divididos da mesma maneira que no Enem (Linguagens e Códigos, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Ciências da Natureza). Para o ensino fundamental, temos a divisão em Linguagens, Matemática, História/Geografia e Ciências Naturais.

Além desses cadernos, os dois tipos de candidatos precisarão escrever uma redação. Um material de apoio é divulgado gratuitamente na internet, para que o estudante saiba o que precisa estudar para a prova. Mais informações podem ser vistas na página do Ministério da Educação.

Como fazer um bom preparo para esse exame?

Agora, para finalizar o nosso bate-papo de hoje, passaremos algumas dicas interessantes que vão ajudar você a se preparar melhor para a prova do ENCCEJA. Confira!

Dedique-se aos estudos

A primeira dica é: dedique-se bastante aos estudos. Não é fácil passar pelo supletivo, já que um conteúdo muito grande é visto em pouquíssimo tempo. Por isso, é fundamental que você esteja bem focado!

Faça uma organização de horários

Além do foco, uma organização da rotina pode ser algo bem interessante para evitar distrações e procrastinações. Separe um horário todos os dias para estudar, independentemente da modalidade que foi escolhida para fazer o seu supletivo.

Crie um bom cronograma

Além do ajuste nos horários, um bom cronograma de estudos é indispensável. Com ele, você organizará as matérias que serão estudadas em cada dia da semana, evitando, mais uma vez, a perda de foco e a procrastinação.

Capriche nos exercícios

Uma dica muito importante para ir bem na prova do ENCCEJA — e, posteriormente, em seus vestibulares — é: capriche na resolução de questões. Elas trarão prática e experiência para que você saiba exatamente o que fazer no momento do exame.

Cuide de sua saúde física e mental

Por fim, a dica é: não descuide de você! Respeite os seus limites e não deixe os momentos de lazer para depois. Descansar, dormir bem e se alimentar adequadamente é extremamente importante para o bom desempenho nos estudos.

Agora que você já sabe como fazer um supletivo gratuito e conheceu as vantagens desse tipo de atitude, o que está esperando? Corra atrás dessa oportunidade o quanto antes e se prepare para a próxima edição do ENCCEJA. Quem sabe logo, logo, você não se torna um aluno da Faculdade Unopar?

Para que seus amigos, familiares e conhecidos também conheçam essa incrível oportunidade de mudança de vida, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Assim, você ajuda outras pessoas a conquistarem os seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Mensalidade UnoparPowered by Rock Convert

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.