Como ser tutor EAD? Descubra o que é preciso!

tutor ead

O tutor EAD atua na motivação dos estudantes de cursos a distância, orientando-os tanto em relação à modalidade de ensino quanto às disciplinas cursadas. O papel desse profissional é ser um facilitador dos processos de aprendizagem. Faz a mediação do contato com os professores e a coordenação, cria vínculos entre o grupo escolar e acompanha o desenvolvimento das turmas.

Mas como ser tutor EAD? Mais do que as características comportamentais, como a boa comunicação, também é interessante investir em formação específica. Lembrando que esse não é um critério obrigatório, mas faz você se destacar entre os concorrentes e garantir as melhores vagas. Nesse sentido, a Pedagogia sobressai quando o assunto é tutoria.

Aqui na Unopar, os tutores acompanham os estudantes desde o início do curso, seja nas dúvidas mais técnicas sobre o ambiente de aprendizagem virtual (AVA), seja a respeito dos conteúdos das aulas. Além disso, eles são formados na área do curso que atuam e sempre são incentivados à atualização de aspectos pedagógicos.

Dessa maneira, como conhecemos bem a importância de o tutor EAD estar qualificado para sua função, também oferecemos cursos que preparam o profissional para a área.

Neste post, você vai saber mais sobre como ser tutor EAD. Continue a leitura!

Saiba como utilizar as ferramentas de EAD

Os cursos EAD não são uma novidade no mercado de trabalho, já que antes mesmo do acesso à internet chegar em muitas casas, as aulas a distância eram enviadas via postal, com revistas, fitas cassete e de vídeo. Algo que muita gente já nem sabe mais que existiu um dia, não é mesmo?

A mudança nesse ramo foi acelerada com a revolução digital e tecnológica em nossa realidade. Assim, o EAD ganhou espaço não apenas na formação de profissionais competentes, mas também na oportunidade de se trabalhar com as tecnologias da informação.

A facilidade de acesso ao ensino superior traz consigo muitas vantagens. Porém, algumas preocupações ainda são comuns entre os estudantes. Provavelmente, você já se perguntou se conseguiria se organizar sem a presença física do professor ou até mesmo se saberia utilizar bem o espaço do aluno no ambiente virtual da faculdade. É nesse momento que saber o que faz um tutor EAD é fundamental.

Não ter conhecimento aprofundado das ferramentas envolvidas no EAD pode prejudicar o desenvolvimento do curso como um todo. Por isso, como também somos uma instituição de ensino a distância, nos preocupamos com a capacitação de tutores aqui na Unopar. Mais do que organização e didática, o uso correto da tecnologia envolvida nesse processo é indispensável.

Tenha formação em Pedagogia ou Complementação Pedagógica

Assim como em outros tipos de profissões, a formação superior é um diferencial para ser um bom tutor a distância. Além da graduação na área da disciplina tutorada, é possível complementar sua formação acadêmica com os cursos de Pedagogia ou Complementação Pedagógica da Unopar. Eles capacitam o profissional para lidar com diferentes situações específicas dessa carreira.

Na Pedagogia, você vai adquirir conhecimentos teóricos em História, Geografia, Ciências etc., além das áreas comuns, Matemática e Português. Nosso curso é completo, pois valoriza a promoção do profissional no mercado de trabalho, desenvolvendo nos alunos competências tanto pessoais quanto digitais. Além disso, temos parceria exclusiva com o Canal Conecta, um portal para quem busca as melhores oportunidades de emprego.

Já a Complementação Pedagógica EAD é ideal para quem tem uma primeira graduação em uma área do saber e quer trabalhar no ambiente educacional. Para o tutor EAD, ela garante novos atributos necessários para uma atuação eficaz no meio.

Na Unopar, você vai aprender a lidar com supervisão, coordenação e planejamento de atividades pedagógicas, podendo escolher entre as seguintes áreas para Formação Pedagógica:

  • Artes Visuais;
  • Educação Física;
  • Ciências Biológicas;
  • História;
  • Sociologia;
  • Geografia;
  • Letras Português;
  • Letras Inglês;
  • Matemática.

Desenvolva habilidades de comunicação

A comunicação é uma habilidade que muitos desenvolvem desde criança. Outras pessoas são mais tímidas, porém, sabem lidar bem com diferentes públicos e conseguem fazer isso com destreza.

Você não se encaixa em nenhuma das duas opções? Calma! Saiba que a comunicação é uma competência pessoal que pode ser desenvolvida e trabalhada com o apoio de bons profissionais. Várias graduações se preocupam com isso, e oferecem disciplinas voltadas para a interação interpessoal, até mesmo no meio digital.

Aprenda a ouvir os alunos

Diferentemente do professor, que tem o papel principal de transmitir conhecimentos, muitas vezes sem a necessidade da troca com os alunos, o tutor EAD precisa saber ouvir mais do que falar algumas vezes. É ele que o estudante vai procurar para tirar dúvidas sobre atividades, provas e até mesmo questões abordadas nas aulas.

Assim como é preciso saber o que falar, também se deve respeitar a hora de ouvir. O dia a dia do estudante da modalidade EAD costuma ser corrido: muitos trabalham e estudam ao mesmo tempo, e sobram poucas horas para se dedicarem ao curso, o que leva a conversas dos mais variados assuntos.

Entenda como mediar conflitos

As principais atribuições do tutor EAD demonstram quão abrangente são as responsabilidades dele. Por fim, não podemos deixar de citar a mediação de conflitos, já que assim como o professor em uma aula presencial, no meio virtual, a situação pode sair de controle e é o tutor quem precisa realinhar as relações.

Em um fórum de discussão EAD, durante uma aula online ou nos encontros práticos de cursos semipresenciais: em todos esses momentos, o tutor é responsável por manter o ambiente pacífico e proveitoso.

Em cada disciplina de uma graduação EAD há um tutor e um professor responsável pela turma. Dessa maneira, quando o estudante não tem acesso ao docente, ele ainda pode procurar o esse profissional, que estará disponível e preparado para atendê-lo nas mais diversas situações.

Antes de escolher uma faculdade, as pessoas tendem a verificar qualidades e diferenciais. Aqui na Unopar, utilizamos a tutoria na prática. Assim, entendemos o que é preciso para ser um tutor EAD. Para tanto, preparamos nossos cursos superiores, principalmente a primeira e segunda Licenciatura, pensando na aquisição de conhecimentos necessários para uma formação completa.

Agora que você sabe como ser tutor EAD, inscreva-se em nosso vestibular e abra novas portas do mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content