Quantos anos dura o curso de Pedagogia? O que se estuda?

estudantes de pedagogia

Você tem facilidade em ensinar? Gosta de tratar de assuntos relacionados com a educação? Acha importante a alfabetização e letramento em várias idades? Não a toa, a faculdade de Pedagogia é uma das mais procuradas por quem busca fazer a diferença na sociedade. Está interessado em conhecer um pouco mais essa profissão que oferece média salarial de R$ 2.449,05*? Quer saber quantos anos dura o curso de Pedagogia?

Já adiantamos que as respostas para todas essas perguntas dependem de alguns fatores. Nem sempre o tempo que você tem para dedicar-se aos estudos está alinhado com o que as faculdades oferecem. Com isso, a grade curricular e a instituição escolhida também interferem na duração da faculdade de Pedagogia.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo, no qual você vai descobrir quanto tempo dura a Licenciatura em Pedagogia, quais são as principais disciplinas e qual a faculdade ideal para as suas necessidades. Acompanhe!

Qual é a duração do curso de Pedagogia?

A média de duração do curso de Pedagogia é de 3 a 4 anos. Mas, como vimos, isso também depende da instituição escolhida e de outros fatores, como sua dedicação, necessidades e possibilidades. Aqui na Unopar, as horas a serem cumpridas são 3.200, divididas em 6 semestres, ou seja, 3 anos. Elas são fragmentadas entre:

  • atividades acadêmicas curriculares: 2.140h;
  • práticas pedagógicas: 400h;
  • estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso (TCC): 460h;
  • atividades complementares: 140h.

Essas horas são crescentes de acordo com o seu avanço no curso. Sendo assim, nos primeiros períodos, você deve cumprir entre 400 e 460 horas, com foco em teorias. O estudante recebe uma base para entender as suas ações dentro da sala de aula, na gestão escolar e em outras atividades do pedagogo, como:

  • coordenação de programas de ensino;
  • treinamento de professores;
  • produção de material didático;
  • acompanhamento pedagógico empresarial;
  • Neuropsicopedagogia;
  • Pedagogia Hospitalar;
  • pesquisa acadêmica etc.

Nos períodos seguintes, as horas a serem cumpridas se estendem, chegando a 610 horas semestrais. Incluem os estágios obrigatórios, que devem ser realizados na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na gestão educacional e de espaços não escolares.

Quais são as principais disciplinas do curso?

Desde o primeiro período como futuro pedagogo, você terá horas de práticas pedagógicas para cumprir entre as matérias de Pedagogia na Unopar. Ou seja, professores e estudantes criarão estratégias diante de um contexto real escolar para pensarem em ações relacionadas com as propostas de cada semestre. Entre elas, destacamos:

  • identidade docente: estudar a prática do professor a partir de seus fundamentos históricos e teóricos, buscando entender suas funções na sociedade atual;
  • gestão de aprendizagem: pensar em modos de avaliação da aprendizagem para que ela aconteça de modo formativo;
  • alfabetização e letramento: aplicação de métodos e estratégias para o trabalho com a leitura, oralidade e escrita.

Enfim, essa também é uma forma eficiente de prepará-lo para a atuação profissional. Veja agora as principais disciplinas!

Educação e tecnologia

O uso pedagógico das ferramentas e recursos tecnológicos é essencial para enfrentar as novas formas de ensinar e aprender. A internet deve ser vista como uma aliada do pedagogo, principalmente na comunicação. Na disciplina, você verá o contexto histórico e contemporâneo relacionado com a educação e tecnologia.

Filosofia da Educação

O objetivo dessa disciplina é refletir sobre a aplicação de conceitos filosóficos na educação, pensando acerca da construção do processo formativo desde a antiguidade até os nossos tempos, quando a tecnologia se faz essencial.

Psicologia da Educação e da Aprendizagem

O desenvolvimento humano envolve aspectos físicos e psicológicos. Assim, a Psicologia da educação possibilita ao pedagogo aplicar concepções de desenvolvimento e aprendizagem contemporâneas, pensadas a partir das necessidades da saúde mental.

Didática

A atuação docente perpassa aspectos de prática que exigem planejamento dos conteúdos e dos objetivos de aprendizagem. Nesse sentido, a adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é essencial para uma formação pedagógica completa e atualizada. Essa é uma política educacional que define as competências e habilidades básicas a serem ensinadas na escola.

Gestão Educacional

Qual é o contexto brasileiro quanto à gestão da educação? Nessa disciplina, estudantes e professores vão refletir sobre a realidade do país, tratando não apenas do ambiente escolar, mas também de espaços não escolares.

Ludicidade e Educação

A brincadeira não precisa ser parte apenas da educação infantil, pois os adultos também aprendem por meio de métodos lúdicos de ensino. Independentemente da área de atuação do pedagogo e da idade de seus alunos, o espaço lúdico colabora para o desenvolvimento físico, mental e intelectual.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Por falar em idade, a faculdade de Pedagogia também prepara você para atuar no EJA. Para isso, é importante conhecer quem é esse aluno, quais são suas características, suas perspectivas e, a partir daí, entender que materiais didáticos e conteúdos atendem essas turmas com eficiência.

Como escolher a faculdade ideal?

A carga horária e o programa de matérias são parecidos na maioria das faculdades. O que vai diferenciar umas das outras é a qualidade do ensino e as possibilidades de flexibilidade, como acontece em um curso de Pedagogia a distância.

Ressaltamos a importância da escolha por uma faculdade em que as matérias estejam de acordo com a nova BNCC. Como vimos, nesse documento estão as competências essenciais para a atuação do pedagogo no mercado de trabalho, que são tanto pessoais quanto digitais.

É a base curricular o que define os saberes que precisam ser desenvolvidos pelo aluno da escola básica. Por isso, uma faculdade de qualidade segue suas diretrizes, formando profissionais da educação completos.

Aqui na Unopar, o curso de Pedagogia é uma excelente escolha por vários motivos, principalmente por ser uma das primeiras faculdades a aderir às diretrizes do MEC em relação ao BNCC, antes mesmo do prazo estipulado. Assim, estamos à frente de outras instituições — já que, além da modalidade de ensino presencial, ofertamos Pedagogia também semipresencial e EAD.

Mas não para por aí. Ao escolher um dos cursos da Unopar na modalidade a distância, você tem total apoio na sala de aula virtual, para que sua formação seja completa. Ainda conta com o benefício exclusivo do Canal Conecta para encontrar a vaga de estágio ou emprego ideal.

Os cursos EAD são conhecidos por sua flexibilidade e os preços mais acessíveis. Assim, mesmo que você precise estudar e trabalhar, considerando o que é o ensino superior, é possível investir e acrescentar valor a sua formação profissional.

Agora que você já sabe quantos anos dura o curso de Pedagogia e conhece as suas especificidades, não deixe para depois: inscreva-se no vestibular da Unopar!

*Sujeito a alteração

Veja também:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content