Pretende cursar EAD em São Luís? Veja 5 dicas

estudante ead

Desconto nota do Enem

Se você chegou até aqui em busca de dicas sobre como escolher uma faculdade EAD para cursar em São Luís do Maranhão, acertou! Neste post, vamos contar quais são as carreiras mais valorizadas da região, onde ficam os polos presenciais e como avaliar a instituição para tomar a melhor decisão!

O Maranhão tem alto Índice de Desenvolvimento Humano 0,768 — e uma das economias com maior crescimento do país. São Luís, além de ser uma das capitais antigas, é uma das mais ricas em diversidade. Originalmente habitada por indígenas, por aqui passaram franceses (o nome, inclusive, é uma homenagem ao rei francês Luis XIII), holandeses e portugueses. Tanta riqueza cultural deu à cidade a fama de lugar onde se fala o melhor português do Brasil.

Preparado para escolher a melhor faculdade EAD em São Luís para você estudar? Então, venha com a gente!

Escolha cursos relacionados com carreiras em alta em São Luís

O estado do Maranhão foi muito próspero em épocas passadas na produção de algodão, mas passou por períodos críticos. A partir de 1960, retomou o crescimento econômico e hoje, com o Porto de Itaqui, as ferrovias e rodovias da região, conseguiu novamente seu lugar de destaque no cenário nacional.

Atualmente, a produção de soja, as indústrias de turismo e alimentícia, além do setor de serviços, fazem da região um excelente lugar para morar e construir carreira profissional.

Os cursos EAD da Unopar que se destacam para suprir essa demanda e atender a uma população de mais de um milhão de pessoas em São Luís estão listadas a seguir.

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Biológicas e da Saúde

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linguística

Portanto, vale a pena investir tanto em cursos de curta duração — especialmente os da área de tecnologia, que também têm status de graduação — quanto em Licenciatura ou Bacharelado. Procure por uma formação que tenha mais a ver com seus interesses.

Observe a qualidade das faculdades da região

Para encontrar um bom curso a distância em São Luís, você precisa verificar se a instituição de ensino é reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Isso é uma obrigação das faculdades!

O que, de fato, você precisa observar é se a qualidade do curso é a que você espera. Não adianta buscar só uma faculdade pública. É preciso ficar atento aos seguintes pontos.

Tour pela prova do Enem
  • Há boas instalações?
  • Quais são as formas de comunicação com a instituição?
  • Como é o cuidado que ela tem com os estudantes?
  • Há oferta de bolsas e créditos que facilitem a vida do aluno, no caso das particulares?
  • Existem parcerias e convênios que encaminham o futuro profissional ao mercado?

Pesquise sobre a localização dos polos EAD

São Luís fica localizada na Ilha Upaon-Açu, e tanto lá como no continente há instituições reconhecidas pelo MEC e pelo mercado da região. A Unopar São Luís, por exemplo, tem uma excelente unidade no bairro Turu.

Lembre-se de que estamos falando de uma faculdade a distância em São Luís. Dessa forma, não é necessário o deslocamento diário para estudar. Dependo da modalidade de ensino (presencial ou 100% online), você vai uma ou duas vezes por semana ou nem isso!

Portanto, é possível que um dos polos EAD listados abaixo também possam atender você com mais conforto:

  • Alcântara — 98 km;
  • Barreirinhas — 257 km. Fica mais perto dos Lençóis Maranhenses;
  • Pinheiro — 121 km;
  • Rosário — 70 km;
  • Santa Inês — 249 km;
  • Santa Helena — 164 km;
  • Santo Amaro do Maranhão — 237 km;
  • Viana — 216 km.

Avalie o currículo dos professores

Outra forma de verificar a qualidade do curso é conhecendo o currículo dos professores. Será que eles estão preparados para lidar com a sala de aula virtual e toda a metodologia que perpassa a aprendizagem em ambiente digital?

Contar com um professor online é muito vantajoso, pois é ele que orienta as discussões e acompanha o desenvolvimento de projetos pedagógicos. Além da formação na sua própria área, precisa ter capacitação para EAD.

Essa avaliação pode ser feita pela Plataforma Lattes, que disponibiliza as informações de educadores de ensino superior e pesquisadores de todo o Brasil. Mas, para poupar seu trabalho, já adiantamos que aqui na Unopar cumprimos todas essas exigências. Fique tranquilo para contar com nossos professores EAD mestres e doutores, bem preparados para auxiliar você em qualquer dúvida e acompanhar seu progresso no curso.

Verifique se o diploma é reconhecido pelo MEC

Uma boa faculdade tem que ter tudo isso que falamos até aqui e mais: ser reconhecida pelo MEC. Sem essa garantia, você corre o risco de estudar e, depois, não ter um diploma validado. Já pensou o transtorno?

Então, certifique-se de que a faculdade e o curso receberam boas notas do MEC, certo? Você pode fazer isso no site da instituição ou, ainda, na página do MEC (e-Mec).

Agora, com todas essas informações, você está preparado para iniciar sua graduação EAD em São Luís. Não considere apenas o preço da faculdade a distância, mas todos os diferenciais que apontamos, como o nível de excelência das instalações, a qualificação dos professores, a diversidade de cursos e o nível de ensino que você, como aluno, espera receber durante a formação.

Agora, que tal fazer uma visitinha à página da Unopar para conhecer nossos cursos? Aproveite e se inscreva agora mesmo no vestibular online! Esperamos por você na Ilha do Amor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados