5 dicas para encontrar uma boa faculdade EAD no Distrito Federal

imagem aérea do distrito federal

Desconto nota do Enem

Morar na capital do país e ter a sensação de estar tão perto dos poderes é fantástico! O Distrito Federal é um excelente lugar para iniciar sua graduação e fazer uma bela carreira, cheia de grandes possibilidades.

E não é só em Brasília que há ofertas de vagas em boas faculdades e cursos EAD no DF. O mercado de trabalho exige qualificação superior. Em várias cidades-satélite também, como Gama e Taguatinga, é essa a realidade de quem busca por uma vaga de emprego.

Mas antes de se matricular em uma instituição de ensino a distância, é preciso verificar alguns pontos fundamentais. Continue a leitura e veja 5 dicas que vão ajudar você a encontrar uma boa faculdade EAD no DF.

Analise a diversidade de cursos oferecidos

Para escolher o curso de graduação em uma faculdade a distância no DF, considere, antes de mais nada, o lugar privilegiado em que você está e de que forma isso vai influenciar sua decisão. É fato que as remunerações em Brasília são mais altas do que a média salarial no Brasil, mas os gastos seguem na mesma linha. O custo de vida aqui é alto, por isso, deve investir em uma formação que traga retorno à altura.

Então, procure focar em cursos mais voltados para a área de Administração Pública ou de Gestão Pública, já que o mercado é vasto nesse campo. Grande parte da mão de obra opta por fazer concurso para servidor, e são muitas as instâncias com editais abertos: Governo do Distrito Federal, ministérios, tribunais, Senado, agências e institutos federais, entre outros.

A iniciativa privada mantém a sede de muitas empresas em Brasília, o que também abre o leque de opções para trabalhar em banco, ser gerente administrativo em empresas etc. Então, como existe uma diversidade enorme de carreiras, também há vários cursos disponíveis na Unopar, mesmo em educação a distância no DF. Veja a seguir os mais procurados, separados por áreas do conhecimento.

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Biológicas e da Saúde

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linguística

Seja na Licenciatura (já que a educação na região é bem desenvolvida), seja no Bacharelado, especialmente nos cursos de Direito e Administração, e até em formação Tecnóloga, o diploma de curso superior é a porta de entrada para uma carreira promissora no DF.

Considere o reconhecimento da instituição pelo MEC

É claro que, na sua procura pela faculdade ideal, você quer uma reconhecida pelo Ministério da Educação. Pois saiba que a média da nota Unopar no MEC é acima de 3, ou seja, a instituição cumpre tudo o que é exigido.

Não só pela qualidade do ensino oferecido, o reconhecimento do curso e da faculdade pelo órgão competente garante a validade do seu diploma depois da formatura!

Observe a grade curricular dos cursos

Estudar no ensino superior é bem diferente do que no colégio. Agora, há uma grade curricular e um guia de percurso que o aluno precisa trilhar, escolhendo as disciplinas complementares, além daquelas que são obrigatórias.

Tour pela prova do Enem

Dessa forma, é preciso avaliar com cuidado se o curso escolhido dá ênfase à área de seu interesse, certo? Verifique, por exemplo, quais matérias são específicas, se há aulas em laboratórios, como são as ofertas de estágio e, no caso de Licenciatura, como é trabalhada a formação didática e pedagógica.

Não deixe de pesquisar também sobre o currículo dos professores. Um professor EAD precisa ser diferenciado para lidar com esse tipo de ensino.

Avalie a infraestrutura dos polos

Não é porque a aula é a distância que a faculdade precisa ser desleixada, não é? Pelo contrário, os polos presenciais precisam estar preparados para receber os alunos de cursos semipresenciais, que vão semanalmente ao polo. Além disso, é fundamental manter um espaço de estudos, biblioteca e laboratórios de alto nível.

Convidamos você a conhecer os polos EAD da Unopar no DF e avaliar por si mesmo a qualidade de nossas instalações:

  • Brasília — Asa Sul;
  • Brasília — Planaltina;
  • Ceilândia — Sul;
  • Gama — Setor Central;
  • Planaltina — Setor Residencial Leste;
  • Samambaia — Sul;
  • Taguatinga — Sul;
  • Taguatinga — Norte.

Não se esqueça de verificar também a plataforma em que se encontra a sala de aula virtual e onde são realizadas outras atividades, como videoconferência, fórum de debates, chat etc. Tudo tem que funcionar bem direitinho para garantir aos estudantes a melhor experiência de aprendizado.

Verifique o valor das mensalidades

Em uma época em que o desemprego no Brasil aumenta, assim como o empreendedorismo, não dá para ficar parado. As mudanças no mundo do trabalho são muitas e são rápidas. Assim, é fundamental buscar uma formação e, mais importante ainda, fazer um bom planejamento para o período em que estiver estudando.

Pesquise o valor das mensalidades antes de se matricular. Nos casos de ensino a distância (semipresencial ou 100% EAD), esse preço costuma ser bem menor que o de cursos presenciais, sabia?

Vale a pena, também, procurar saber sobre financiamento estudantil, descontos e bolsas. Todas essas informações serão repassadas aos candidatos antes da inscrição, inclusive o valor da mensalidade da faculdade Unopar.

Percebeu a importância de pesquisar sobre as faculdades EAD no DF para fazer uma boa escolha? Esperamos que as informações que passamos neste post tenham sido úteis para você!

Agora, escolha seu curso, visite a página de inscrição online e venha estudar com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados