5 dicas para encontrar faculdades EAD em João Pessoa

estudante ead

Desconto nota do Enem

O crescimento do ensino superior EAD na Paraíba nos últimos anos foi impressionante. A oferta de vagas e o número de estudantes matriculados aumentaram 712%, segundo dados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

A economia da região vem se desenvolvendo na mesma velocidade, assim como a oferta de empregos. A boa notícia é que esse cenário tende a continuar melhorando, e uma das vagas pode ser a sua, se você tiver uma formação específica.

Se você está à procura de uma faculdade EAD em João Pessoa para mudar a sua vida, achou o post certo! Vamos mostrar, em 5 dicas simples, como encontrar a melhor instituição. Veja também por qual motivo estudar na Unopar é um excelente investimento.

Pesquise se a instituição oferece cursos com alta empregabilidade em João Pessoa

Na região nordestina, o crescimento econômico de 2002 a 2017 foi acima da média nacional: o PIB subiu aproximadamente 2,69% ao ano. No Brasil, essa taxa é de 2,39%. Enquanto os estados do Sul e do Sudeste apresentam recessão, os do Nordeste e Norte crescem.

Nesse panorama, imaginamos que a empregabilidade seja alta nos estados nordestinos também. Por isso, é preciso procurar uma instituição que ofereça graduação a distância com ensino de qualidade, e que seja reconhecida pelas empresas de João Pessoa.

Na cidade, os setores de serviços e indústria são os que estão em ritmo maior de desenvolvimento. Existem dois polos industriais em João Pessoa, que produzem mais de 30% das riquezas do estado: Mangabeira e Zona Sul.

Os principais tipos de indústrias são:

  • automobilístico — bugres;
  • bebidas — AmBev e Coca-Cola;
  • eletrodomésticos — Suggar;
  • metalurgia — Polytex;
  • tabaco — British American Tobacco.

Como em todo o Nordeste, o setor de turismo não poderia ficar de fora da lista, não é? Jampa tem praias, centro histórico e um mercado de artesanato. Muitos empregos na região estão diretamente ligados ao polo turístico do estado, por sua riqueza histórica e cultural.

Curso EAD em João Pessoa

Para quem quer atuar nessas áreas em destaque, as melhores faculdades EAD em João Pessoa oferecem estes cursos:

Na Unopar, eles são oferecidos na modalidade Bacharelado, que dura em torno de 4 anos. Porém, caso esteja procurando uma forma mais rápida de entrar no mercado, uma mudança de carreira ou obtenção de novo título, e você não tem muito tempo, o melhor é optar por um dos diversos cursos Tecnólogos EAD da Unopar.

O diploma EAD do Tecnólogo tem a mesma validade que o presencial, mas o tempo de formação é bem menor: cerca de 2 anos. Veja algumas opções que se enquadram nos setores que listamos:

Converse com alunos de diversas faculdades da cidade

Para saber a opinião deles sobre os professores, o sistema de avaliação (como são os trabalhos e provas EAD, por exemplo) e o ambiente de aprendizagem a distância, entre em contato com conhecidos ou busque fóruns em redes sociais. Certamente, essa fonte será importante para sua tomada de decisão.

Tour pela prova do Enem

Isso é fundamental porque, em um curso a distância, a maior interação do aluno será por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Então, na sua pesquisa com os estudantes ou egressos das melhores faculdades EAD em João Pessoa, pergunte também sobre o funcionamento dos recursos tecnológicos e o acompanhamento de professores e tutores online. Acredite, você vai precisar contar com eles durante os estudos.

Avalie a infraestrutura presencial da instituição

Mesmo passando grande parte do curso interagindo com os colegas por meios online ao assistir às aulas virtualmente, o estudante precisa conferir se a faculdade oferece uma boa infraestrutura física.

EAD João Pessoa: vantagens

Temos dois polos presenciais para você escolher: Mangabeira e Tambauzinho. Ambos oferecem excelentes condições de salas de aula e laboratórios, além de bibliotecas. A Unopar em João Pessoa tem uma unidade perto do distrito industrial da Zona Sul e outra mais próxima da famosa praia de Tambaú.

Nos cursos EAD, você precisa ir ao polo apenas uma ou duas vezes no semestre. Mas, se precisar de um lugar tranquilo para estudar os materiais online, pode usar o espaço da biblioteca. Algumas graduações são semipresenciais. Nesses casos, a ida à faculdade é feita semanalmente. Preste atenção a essa informação quando for fazer a matrícula.

Verifique a possibilidade de bolsas e programas de financiamento

Em 2018, no Brasil houve oferta superior a 3 milhões de vagas em cursos de graduação. Dessas, mais de 90% foram abertas na rede particular. Mas como as pessoas estão conseguindo pagar a faculdade?

Ora, com uma bolsa do Prouni ou financiamento do FIES –– os programas do governo federal que ajudaram milhões de brasileiros a entrar no curso superior.

Caso você não consiga essa modalidade de financiamento, saiba que não vai deixar de estudar por isso. As mensalidades na Unopar são bem acessíveis e também temos opções de descontos e benefícios.

Observe a nota de avaliação do MEC

Por fim, nossa dica é buscar uma instituição não só reconhecida pelo MEC, mas bem-avaliada pelo órgão. Esse conceito é dado em uma avaliação que engloba:

  • desempenho dos estudantes na prova do Enade;
  • avaliações in loco, isto é, na própria faculdade: corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos;
  • autoavaliação das instituições (Comissão Própria de Avaliação).

A Unopar é reconhecida pelo MEC e obteve avaliação acima da média nos cursos a distância: nota 4. Agora, além de estudar em uma faculdade que ofereça todas as condições para uma formação profissional eficaz, é preciso que algumas características do aluno EAD sejam desenvolvidas, como:

  • proatividade;
  • organização;
  • facilidade para lidar com a tecnologia.

Elas podem ser adquiridas durante o curso. Essas características são o diferencial que o mercado procura quando quer contratar alguém que estudou a distância, já que a autonomia é um dos valores mais procurados hoje em dia.

A “Porta do Sol” pode ser também a sua entrada no mercado de trabalho! Que tal se inscrever agora mesmo? Depois de ver todas essas vantagens e dicas para escolher a melhor entre as faculdades EAD em João Pessoa, conheça mais sobre os cursos da Unopar e participe do vestibular online!

* Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados