Rede de Computadores: veja tudo sobre a faculdade!

rede de computadores

Desconto nota do Enem

O curso de Rede de Computadores é voltado para quem deseja atuar com a área de tecnologia e almeja bons cargos no mercado de trabalho. A graduação é do tipo Tecnólogo, que se caracteriza por sua rápida duração e pelo desenvolvimento de habilidades essenciais

Os estudantes que obtêm formação acadêmica no setor podem atuar em empresas públicas e privadas, associações e ONGs, instituições ligadas à tecnologia e em operadoras de telefonia celular e internet. A carreira é considerada promissora, já que a demanda por profissionais qualificados tem apresentado crescimento.

Pensando nisso, criamos um guia completo para que você entenda os objetivos e as vantagens da faculdade de Rede de Computadores, e como é a atuação na área. Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

O que é Rede de Computadores?

Rede de Computadores é uma estrutura de computadores e dispositivos conectados por meio de um sistema de comunicação que tem o objetivo de compartilhar informações e recursos entre si. O sistema envolve meios de transmissão e protocolos que facilitam algumas ações, como compartilhamento de documentos, aplicativos, produtos digitais, entre outras.

Inserida na área da tecnologia, a Rede de Computadores combina equipamentos que possibilitam a comunicação entre os usuários, equipamentos e dados. O sistema pode existir em diferentes formatos, sendo definido por dois fatores principais, que têm relação com o modelo dos equipamentos e a distância que se encontram um do outro.

Os dispositivos interconectados conseguem enviar, receber e trocar tráfego de dados, voz e vídeo, por meio de hardwares e softwares que compõem o ambiente. Um bom exemplo disso são os celulares e os modens, que podem ser conectados a uma só rede em casas e empresas.

Algumas aplicações, como enviar e receber e-mails, assistir a vídeos pela televisão e o compartilhamento de áudios, envolvem a transmissão de dados e só são possíveis por meio de uma rede. Ela possibilita o compartilhamento de informações entre pessoas e organizações de todo o mundo, disponibilizando dados sem restrições geográficas.

Os protocolos, ou regras, regem a transmissão entre esses sistemas, garantindo que os dados sejam compartilhados sem problemas. Dentro de empresas, os sistemas de controle de acesso à rede normalmente utilizam políticas de segurança para controlar o acesso da organização.

Apenas um profissional capacitado em Rede de Computadores tem o conhecimento necessário para realizar as diferentes atividades da profissão. Organizações públicas e privadas têm demandado cada vez mais talentos desse setor. Certamente, vale a pena aproveitar a oportunidade e ingressar no ensino superior o quanto antes!

Qual é o objetivo do curso superior em Rede de Computadores?

O maior objetivo do curso Tecnólogo em Rede de Computadores é capacitar futuros profissionais para criar sistemas de redes que permitem armazenar arquivos, conectar dispositivos à internet e solucionar problemas de configurações de dados e segurança. A graduação atende as competências demandadas pelo mercado de trabalho e oferece oportunidades de desenvolver habilidades essenciais para um mundo em constante transformação.

Quem se forma no curso é capaz de criar, implementar e manter projetos físicos e lógicos de redes de computadores e outros dispositivos, garantindo a segura comunicação de programas e equipamentos dentro da mesma rede. Além disso, entende e encontra soluções para melhorias de desempenho de redes, levantando necessidades e especificações de equipamentos e sistemas.

Mesmo que tenha relação com a grade curricular da Engenharia da Computação, a graduação em Rede de Computadores tem o intuito de formar profissionais capazes de descomplicar a experiência dos usuários. Portanto, quem deseja seguir na carreira deve se especializar para exercer as funções esperadas de um colaborador do setor.

Os estudantes saem da faculdade capazes de atuar tecnicamente em empresas e instituições, tendo condições de aplicar seus conhecimentos de forma inovadora e sustentável. Assim, se espera que os profissionais elaborem soluções para diversos tipos de aplicações, explorando todos os recursos de equipamentos, sistemas operacionais e demais ferramentas.

De forma geral, os objetivos específicos do curso são:

  • administrar os recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados;
  • elaborar soluções de conectividade e comunicação de dados;
  • definir tipologias, arquitetura de dados e protocolos de comunicação a serem utilizados em redes de computadores;
  • criar projetos de redes de computadores;
  • identificar os serviços de administração de redes de computadores;
  • gerenciar, monitorar e controlar redes de computadores;
  • configurar e implementar soluções para o roteamento e comutação em redes de computadores.

Com isso, o graduando em Rede de Computadores estará apto em algumas atividades, como as seguintes:

  • coordenar e participar de equipes de suporte aos usuários de redes;
  • atuar em processos de administração de servidores;
  • instalar e configurar equipamentos de conectividade;
  • preparar sistemas operacionais de rede e aplicativos, entre outras habilidades.

O que eu vou aprender no curso de Rede de Computadores?

O curso de Rede de Computadores é uma formação que confere ao estudante o grau superior de Tecnólogo. Ofertado na modalidade a distância e com duração média de 2 anos, a graduação é ideal para quem tem afinidade com tecnologia, cálculo, planejamento, linguagens de programação, lógica e desenvolvimento de software.

A grade curricular de Rede de Computadores pode variar de acordo com cada faculdade, mas geralmente a graduação é focada em conhecimentos teóricos, atividades práticas, cálculo e gestão. O desenvolvimento do curso envolve um total de 5 semestres, com matérias e carga horária específicas para cada módulo. Veja, a seguir, quais são as disciplinas:

  • Lógica Computacional;
  • Modelagem de Dados
  • Governança Corporativa;
  • Princípios de Telecomunicações;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Redes de Computadores;
  • Arquitetura de Redes;
  • Segurança em Engenharia de Software;
  • Projeto Integrado;
  • Linguagem de Programação;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Administração de Sistemas Operacionais;
  • Segurança da Informação e Redes;
  • Sistemas Operacionais;
  • Sistemas Distribuídos;
  • Computação em Nuvem;
  • Criptografia;
  • Programação para Redes;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Projetos de Redes;
  • Redes Sem Fio;
  • Arquitetura de Soluções;
  • Gerenciamento de Redes;
  • Tecnologias Web Service.

A carga horária total do curso soma um total de 2.250 horas, com atividades acadêmicas curriculares e complementares, que incluem estudos dirigidos e outras modalidades de conhecimento. O desenvolvimento das disciplinas ocorre conforme as datas e os prazos apresentados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Por lá, o aluno acessa os conteúdos de teleaulas, webaulas, avaliações virtuais, livro didático digital para cada disciplina, materiais de apoio, fórum avaliativo e atividades interdisciplinares com orientação para produção textual. Sempre que for necessário, os graduandos podem entrar em contato com um tutor a distância para tirar dúvidas sobre a realização das atividades propostas.

A bibliografia do curso pode ser consultada na biblioteca digital, sendo uma excelente fonte de pesquisa e suporte para a elaboração das tarefas da graduação.

Como a formação é inteiramente a distância, muitas pessoas ficam confusas no momento de fazer a matrícula, muito devido aos mitos sobre o EAD. Essas crenças acabam distanciando o aluno de estudar online e de aproveitar os inúmeros benefícios oferecidos pelo formato virtual.

É preciso ter em mente que a qualidade do curso não está ligada à sua modalidade, mas sim ao comprometimento da faculdade em oferecer uma formação de excelência, com boa infraestrutura e um corpo docente capacitado. A validade do diploma EAD é a mesma para cursos presenciais –– no entanto, é fundamental analisar se a instituição de ensino é autorizada e segue os requisitos do Ministério da Educação (MEC).

Em quanto tempo posso me formar em Rede de Computadores?

O curso de Rede de Computadores tem duração de 5 semestres, ou seja, 2 anos e meio, sendo caracterizada como uma faculdade rápida. Nesse período, o futuro profissional deve concluir as disciplinas obrigatórias e fazer as atividades complementares propostas.

Em geral, a graduação exige a realização de estudos dirigidos e atividades complementares de outras modalidades. É o caso do estágio curricular não obrigatório, da monitoria, dos programas de iniciação científica, entre outros.

A carga horária total descrita na matriz curricular deve ser cumprida durante a integralização da graduação. O ideal é não deixar para a última hora e se organizar para realizar as atividades gradualmente, em cada semestre. Assim, elas não pesam na rotina diária e acrescentam conhecimento no decorrer do percurso educativo. 

O sistema de avaliação do curso permite que o estudante acumule pontos a cada atividade, prova ou trabalho feito, sendo a soma da pontuação obtida por cada disciplina e convertida em nota. Por meio de cada matéria, é possível verificar quais atividades valem pontos e a quantidade total disponível.

As provas, avaliações virtuais, fórum avaliativo, atividades transversais e o engajamento no AVA determinam pontos para o aluno. Para conseguir cumprir os prazos, é necessário ter bastante disciplina, responsabilidade e gestão de tempo EAD. Para isso, é preciso ler os manuais disponíveis no AVA, que são essenciais para entender o sistema acadêmico e as informações do ingresso à colação de grau.

O AVA também possibilita ao estudante uma sala de tutor, local em que são divulgadas algumas orientações gerais, de forma 100% online. A biblioteca digital conta com materiais que vão desde os livros didáticos das disciplinas até outros conteúdos de estudo, como periódicos científicos, revistas, teleaulas e livros de literatura nacionais e internacionais.

A biblioteca virtual é outra ferramenta de aprendizagem que contempla os mais diversos tipos de materiais virtuais e digitais, como periódicos, teses, e-book, monografias, recursos educacionais abertos, e as normas e o regulamento da biblioteca. O graduando pode contar com o apoio do polo EAD para ter acesso a esses benefícios.

Quais são as vantagens de investir em uma graduação em Rede de Computadores?

A formação em Rede de Computadores é rápida e voltada aos conhecimentos práticos da área. Por ser na modalidade EAD, as aulas e atividades são ofertadas de forma 100% online, com acesso às teleaulas gravadas, conteúdos multimidiáticos e materiais didáticos no AVA. Essa é uma excelente maneira de ingressar em um setor que conta com vagas e empregos que pagam bem.

Tour pela prova do Enem

A única atividade presencial exigida pela faculdade são as provas. Assim, todo o apoio, suporte e interações são efetivadas por um sistema de mensagem, pela sala do tutor e pelo fórum das disciplinas. Uma grande vantagem de investir em uma graduação na modalidade tecnológica é que o aluno adquire o diploma em pouco tempo e já sai do curso pronto para ingressar em cargos e processos seletivos da área.

O grau é indicado para quem precisa conciliar o trabalho com os estudos ou para aqueles que estão em busca de requalificação profissional e não têm muito tempo para se dedicar a uma modalidade de ciclo mais longo –– como é o caso do Bacharelado e da Licenciatura. Com a capacitação, é possível desenvolver competências essenciais para a conquista de um lugar de destaque no mercado de trabalho.

Colaboradores qualificados de tecnologia em geral estão em falta, e quem investe na titulação acadêmica acaba saindo na frente e tendo alta empregabilidade. Empresas e instituições de todos os portes buscam pessoas preparadas para os desafios do setor. Se você conta com um curso de Rede de Computadores no currículo, passar a ser mais valorizado e requisitado pelos principais recrutadores.

Como é o mercado de trabalho para a área de Rede de Computadores?

A graduação em Rede de Computadores é, sem dúvida, a porta de entrada para quem deseja atuar nessa promissora área. Atualmente, grande parte das empresas, seja qual for o seu tamanho, depende da tecnologia para funcionar, aumentar a produtividade e se manter diferenciada entre a concorrência.

Por isso, o mercado de trabalho para a área é aquecido e apresenta excelentes perspectivas de empregabilidade. Como todo negócio depende de uma rede de computadores funcionando de forma eficiente, profissionais da área são cada vez mais demandados pelas organizações.

Prova disso é que as vagas para profissionais da área tiveram um aumento de 69%, de acordo com dados do CAGED. Tendo em vista que são dados de 2020 e 2021, período em que o desemprego aumentou no país devido à pandemia, percebemos o quanto o mercado consegue progredir.

Com a transformação digital, diversas marcas têm adaptado suas estruturas e sistemas para garantir o bom andamento dos processos, evitar falhas de transmissão e o vazamento de dados.

Quem se forma em Rede de Computadores pode ocupar uma série de cargos, como administrador ou gestor de redes, analista de suporte e de segurança de redes, gerente de projetos e consultor de TI. A média salarial para quem obtém qualificação no grau de Tecnólogo é de R$ 4.356,63*, valor que pode aumentar consideravelmente de acordo com a experiência e com o currículo.

Para se destacar no mercado, é muito importante ter flexibilidade para atuar em diferentes funções, estar aberto para aprender e assumir projetos desafiadores. Os ambientes de trabalho geralmente exigem alto nível de adaptabilidade, pois a ocupação está sempre apresentando novos processos, programas ou equipamentos.

Para além do conhecimento técnico, o profissional também deve desenvolver habilidades comportamentais e socioemocionais, que são fundamentais para lidar bem com as pressões da rotina. Quando se atua em um determinado setor em uma empresa, por exemplo, é imprescindível que o colaborador contribua também com soluções estratégicas baseadas em tecnologia para o bom andamento do negócio como um todo.

Realizar uma graduação em Rede de Computadores em uma faculdade renomada e de excelência contribui significativamente para o desenvolvimento do aluno. Assim, ele pode aproveitar a formação acadêmica para se tornar um excelente profissional no mercado de trabalho. A partir disso, é possível obter crescimento e acompanhar as tendências da área, que estão a todo momento se modificando devido à transformação digital.

O que faz um profissional da área de Rede de Computadores?

Quem se qualifica em Rede de Computadores pode exercer diversas atribuições, tanto no setor público quanto no privado. Dentre as principais funções, destacamos:

  • administrar servidores e redes de dados;
  • diagnosticar e corrigir falhas na rede;
  • definir e supervisionar as políticas de acesso dos usuários visando à segurança dos dados;
  • melhorar o desempenho do sistema;
  • desenvolver planos de contingência e recuperação;
  • realizar consultoria na área.

Os setores que oferecem as melhores remunerações são:

  • comércio varejista especializado em equipamentos e suprimentos de informática;
  • desenvolvimento de programas de computador e softwares;
  • serviços de apoio administrativo;
  • suporte técnico, manutenção e serviços em tecnologia da informação.

O profissional em Rede de Computadores consegue automatizar por completo uma empresa, indústria ou instituição, compreendendo e planejando todas as etapas do negócio. O objetivo é digitalizar os processos e oferecer maior desempenho e menos gastos. 

Por isso, é fundamental que os profissionais formados estejam sempre atualizados e por dentro das normas e regulamentações relacionadas ao segmento. Com isso, é possível manter os projetos funcionando com qualidade e segurança, além de assegurar o pleno desenvolvimento da infraestrutura de tecnologia.

Os desafios da área

Como qualquer mercado promissor, o setor de Rede de Computadores exige bastante criatividade dos profissionais, que devem encontrar soluções alternativas para os problemas rotineiros da rede de tecnologia. Atualmente, o departamento de TI é tão necessário quanto a disponibilidade de produtos e serviços nas empresas.

Como a tecnologia se encontra em constante transformação, é fundamental manter os estudos em dia e buscar estar informado de novos conhecimentos práticos e técnicos. Isso garante a estabilidade financeira no setor e permite que você cresça e aumente seu reconhecimento diante das lideranças.

Uma das competências mais esperadas é uma boa comunicação. Com a habilidade, o colaborador pode adaptar a linguagem de uma forma que os outros departamentos entendam e consigam participar da tomada de decisão.

Ter habilidade para trabalhar de forma autônoma também é outro desafio que muitos talentos enfrentam na área. As organizações carecem de pessoas qualificadas para atuar na manutenção de seus sistemas e dificilmente mantêm suas equipes totalmente integradas e em harmonia com o setor de TI.

Para superar a situação, é imprescindível que o profissional tenha empatia e seja flexível para sugerir mudanças na estrutura de TI, de modo que os gestores fiquem satisfeitos com seu trabalho e desempenho. Entender os clientes também é um desafio que se intensifica, pois em geral as lideranças não compreendem muito bem o que pode ser melhorado.

Contar com uma formação de qualidade pode favorecer significativamente a sua trajetória. Aqui na Unopar, oferecemos a graduação em Rede de Computadores com o que há de mais moderno no mercado. O aluno pode optar entre uma das diversas formas de ingresso: vestibular tradicional ou online, nota do Enem e transferência externa.

Também contamos com um portal gratuito e exclusivo de empregabilidade para todos os nossos alunos: o Canal Conecta. Ele aproxima os graduandos dos empregadores e eleva as chances de conquistar uma vaga.

Quem sonha em se especializar na área de tecnologia ainda conta com os benefícios da Academia Tech, uma iniciativa da Unopar que capacita os estudantes nas profissões do futuro.

Quais são as possíveis áreas de atuação em Rede de Computadores?

Quem se habilita a trabalhar na área de Rede de Computadores deve ser versátil e capaz de atuar em diferentes demandas. Os profissionais podem exercer funções em uma série de setores promissores do mercado. Por isso, é muito importante ter conhecimentos para se tornar um colaborador diferenciado e completo.

Como administrador de redes, por exemplo, é preciso manter o pleno funcionamento da rede de computadores ou de um data center complexo. Como gestor de segurança, será necessário intermediar as demandas presentes nas políticas de segurança da empresa ou instituição.

Já quem atua como analista de suporte deve cuidar de toda a infraestrutura de rede. É o profissional que fornece aplicações de TI para os usuários e instala programas de proteção, como antivírus e firewalls. Também é sua função realizar rotinas, como backups, e fazer manutenções na rede.

Quem se habilita para trabalhar como consultor de tecnologia em redes deve prestar serviços personalizados a diversos usuários. O colaborador ainda precisa atualizar softwares de segurança e adquirir novos equipamentos para substituir uma rede que pode passar por depreciação com o tempo.

Prepare-se para transformar a sua trajetória profissional!

Se você está em busca de requalificação profissional e deseja conquistar espaço no mercado de trabalho, tenha em mente que escolher uma faculdade de qualidade para iniciar os estudos em Rede de Computadores é essencial. Aqui na Unopar, oferecemos um sistema de ensino e apoio personalizado para cada fase da sua formação acadêmica, elevando suas chances de se diferenciar e adquirir habilidades importantes da profissão.

Não vai ficar de fora dessa, não é? Aproveite a visita e se inscreva agora mesmo no vestibular da Unopar para garantir a sua vaga no ensino superior!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados